sexta-feira, 5 de junho de 2009

-> INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL E O ECOTURISMO

Nesse Dia internacional do Meio Ambiente (5 de junho), o BLOGATIVO encerra as publicações sobre a Semana do Meio Ambiente com um artigo sobre a interpretação ambiental e o ecoturismo, e espera que todas as matérias correlatas a preservação e conscientização ambiental postadas durante a semana tenham servido para informações e orientações de seus leitores.
INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL E O ECOTURISMO
Segundo o manual de Ecoturismo (WWF), pode-se identificar os principais aspectos da interpretação ambiental como: objetivos, princípios, técnicos e meios interpretativos.

Os objetivos estão relacionados com alterações de atitudes e de valores dentro de reflexões da visão do homem sobre: ambiente, ele mesmo e a interação dele com seu ambiente natural.

Os seus princípios estabelecidos por Freeman Tilden são:
-> Relacionamento dos objetos de divulgação ou interpretação com a personalidade a quem se dirige;
-> A interpretação é a forma de comunicação e não informação, porém toda interpretação precisa de conteúdo;
-> A interpretação explica os temas de forma artística (científica, histórica, arquitetônica) construindo conceitos e provocando reações do indivíduos;
-> O objetivo fundamental é despertar a curiosidade sobre o assunto para que possa explaná-lo;
-> Deve-se tratar os temas como todo interrelacionados;
-> De ser dirigida por seu público-alvo, levando em consideração seu interesse;
-> Adotar componentes fundamentais da comunicação.


As técnicas interpretativas vêm sido desenvolvidas a partir do século passado, onde são baseadas principalmente em técnicas especiais de comunicação, abordagem interpretativa que provoca e faz com que o visitante observe e pense de forma crítica para agir conscientemente. As técnicas da abordagem são caracterizadas essencialmente em:
-> Amena (onde o entreter é manter a atenção da audiência, muitas vezes informalmente, a qual o interprete não precisa ser comunicador talentoso);
-> Pertinente ( a informação deve estar relacionada com algo já conhecido através de exemplos, comparações, analogias com o cotidiano do ouvinte);
-> Organizada (em categorias lógicas, e no máximo cinco idéias principais, pois a capacidade média de novas informações e esta segundo pesquisas);
-> Temática (o tema deve ser pensado de forma de oração completa, que expresse a mensagem desejada de forma que o público entenda).


Os meios interpretativos não possuem fórmulas para sua escolha, mas os mais usados estão classificados em personalizados e não personalizados, onde o primeiro a interação entre o público e a pessoa que é guia ou interprete acontece. Enquanto o não personalizado não utiliza pessoas diretamente, apenas objetos ou aparato. Ambos os meios possuem suas vantagens e desvantagens.


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