quarta-feira, 11 de agosto de 2010

-> 11 DE AGOSTO: Dia dos Estudantes

Foi criado no Brasil em 1927 o Dia do Estudante através da proposta de Celso Gand Ley após cem anos de criação dos primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais brasileiros instituídos por Dom Pedro para que os aprendizes não precisassem ir mais a Coimbra para estudar.

Então no dia 11 de agosto é dedicado aos estudantes, e por isso o BLOGATIVO os homenageia, parabenizando-os pelo seu dia.

Não foi por acaso que em 1937, que nesta data aconteceu no Rio de Janeiro o I Congresso Nacional dos Estudantes, no qual foi criada a União Nacional dos Estudantes (UNE).

No período da Ditadura Militar, os estudantes foram perseguidos porque lutavam contra a repressão, a favor de seus direitos, e em busca da liberdade de expressão junto com os artistas e pensadores da época. A cultura do movimento estudantil no período mencionado foi marcado por obras literárias e musicais, das quais se pode destacar a música de autoria de Milton Nascimento denominada Coração de Estudante (música esta considerada por muitos um hino entre a classe).

Ao buscar informações sobre a data, foi encontrado na internet a ORAÇÃO do ESTUDANTE muito divertida, então ela foi copiada e se encontra abaixo.

ORAÇÃO DE ESTUDANTE (retirada do site: http://pessoal.educacional.com.br/up/4380001/852557/t201.asp )

ORAÇÃO DO ESTUDANTE
Senhor, eu sou estudante, por sinal, inteligente.
Prova isto o fato de eu estar aqui, conversando com você.
Obrigado pelo dom da inteligência e pela possibilidade de estudar.
Mas, como você sabe, Cristo, a vida de estudante nem sempre é fácil.
A rotina cansa e o aprender exige uma série de renúncias: o meu cinema, o meu jogo preferido, os meus passeios, e também alguns programas de televisão.
Eu sei que preparo hoje o meu amanhã .
Por isso lhe peço, Senhor, ajuda-me a ser bom estudante.
Dê-me coragem e entusiasmo cada dia para recomeçar.
Abençoe a mim, a minha turma e os meus professores.
Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário