quarta-feira, 13 de julho de 2011

-> Seminário sobre Educação e Surdez

O Seminário sobre Educação e Surdez organizado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (Núcleo Acadêmico de Garanhuns – UAG) aconteceu na cidade pernambucana de Garanhuns (localizada no Agreste Meridional) nos dias 5 e 6 de julho, inicialmente com o público estimado de duzentas e tantas pessoas, entretanto apesar de quase não haver divulgação do evento, ele suportou quinhentas e doze (512) pessoas; fator esse que o local do evento foi alterado, da FAGA para o Centro Cultural.

Como inicialmente seria realizado por completo na FAGA (Faculdade de Administração integrante da Autarquia de ensino superior de Garanhuns – AESGA), as inscrições de última hora continuaram a serem realizadas lá, assim como as oficinas na tarde do último dia. Para evitar transtornos, a realização do evento disponibilizou o ônibus da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE/UAG) para conduzir as pessoas que ainda pensavam que o evento seria realizado na FAGA.

Dentre esse público presente já mencionado, vale ressaltar o número expressivo de alunos de professores das Universidades: de Pernambuco -UPE; Estadual Vale do Acaraú (UVA); Federal Rural de Pernambuco – UFRPE/UAG; assim como também os professores das redes estadual e municipal de ensino.

A realização do evento ficou a cargo dos estudantes de pedagogia da UFRPE/UAG coordenado pela professora Norma (que é mestra em educação especial), tendo o auxílio do Cerimonial Projovem Urbano (PJU) Garanhuns monitorado pela qualificadora profissional em Turismo e Hospitalidade do PJU – Amanda Maciel Ferraz.

Contribuindo para importância do assunto em questionamento, veio uma comissão de palestrantes representando o Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES diretamente do Rio de Janeiro, na qual sua chegada a Pernambuco pode ser registrada na postagem anterior do BLOGATIVO.

A abertura do seminário teve como Mestre de Cerimônia, o radialista da Rádio 7 Colinas – Gerson Lima.

Compuseram a mesa de abertura as seguintes autoridades: Professor Doutor Cláudio Galvão ( Coordenador Geral dos Cursos da UFRPE/UAG); Maria Iranilde Valente de Arruda (representando a Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional – GRE/AM); Rosineide Chaves (representando a Secretaria Municipal de Educação); Professor Josaniel Vieira (Coordenador de Pedagogia da Universidade de Pernambuco –UPE/Garanhuns); Mônica Campelo (representando o INES); Professora Mestre Norma Abreu e Lima Maciel ( UFRPE/UAG).

Vale ressaltar como o propósito do evento é a inclusão, todas as palestras e debates tiveram tradutores de Libras, assim também a apresentação cultural ao término do dia 06/07 foi feita por crianças estudantes (dentre ouvintes e surdas) da Escola Artur Maia, monitoradas pelo professore Filipe cantaram em Libras a música “ Cica "____________ cantaram a mfilipe antes da Escola Artur maiasim tamb aoração de Estudante”.

No último dia também houve entrega de brindes sorteados cedidos pelas empresas parceiras.

O vídeo a seguir consta as melhores fotografias tiradas no Seminário.











Nenhum comentário:

Postar um comentário