sexta-feira, 11 de novembro de 2011

-> Projovem Urbano nos Pontos Turísticos de Garanhuns

Um grupo de alunas do Projovem Urbano (PJU) do núcleo de Garanhuns que possui dentre as opções de qualificação profissional o arco ocupacional de Turismo e Hospitalidade fez na tarde dessa quarta-feira ( 9/11/2011) uma visita técnica aos pontos turísticos do município em que residem.

Conduzidos por Wender Paulo Torres (é condutor de turismo possuindo 2 cursos em sua formação: um pelo Sebrae e outro pela Secretaria de Turismo de Garanhuns) que já palestrou para os estudantes PJU sobre Ecoturismo (como mostra a reportagem do dia 27 de outubro que pode ser vista pelo link:
http://blogativo2009.blogspot.com/2011/10/pju-garanhuns-recebem-condutor-de.html ) juntamente com a professora orientadora do PJU – Josinete Gomes ( que na referida palestra relatou possuir o curso técnico de condutor); o grupo visitou os seguintes pontos turísticos: Bom Pastor; Pau Pombo; Mãe Rainha; Centro Cultural; Mosteiro de São Bento.


A articulação dessa aula passeio partiu da professora de Qualificação Profissional em Turismo e Hospitalidade do PJU - Amanda Maciel Ferraz (Bacharela em Turismo pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - Facho) quando a mesma oficializou o convite para Wender na palestra já mencionada, e ele aceitou de imediato.


O Instituto Bom Pastor era uma escola católica de educação feminina voltada para as classes menos favorecidas (órfãs e pobres), fundado pelas freiras da Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor para lecionar: a doutrina cristã, leitura, contas( as quatro operações), caligrafia, trabalho de agulha, de lavar, de engomar. Os biscoitos de nata e os licores fabricados no convento eram famosos, ao ponto de ser citado na obra : “Freyre no mundo de Apipucos”. Serviu como internato e escola até o início dos anos oitenta. Depois que o governo estadual restaurou o prédio, foi instalado no local o batalhão da Polícia Militar de Garanhuns. Atualmente, está sendo planejado uma restauração para funcionar no Museu do Queijo Coalho de Pernambuco.




Conhecido popularmente como Pau Pombo, o Parque Ruber Van Der Linden é um parque ecológico, sendo arborizado, com flores raras, fontes de água, grutas e pássaros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário