sexta-feira, 1 de junho de 2012

-> Projovem Urbano promove conferência livre para unificar propostas que serão levadas na Rio +20

Matéria baseada na reportagem da Secretaria de Educação: http://www.educacao.pe.gov.br/?pag=1&cat=18&art=520


No último dia 28 (segunda-feira) houve no auditório da Secretaria de Educação, no Recife, uma conferência para gestores, técnicos, professores e estudantes organizada pelo Projovem Urbano para discutir as propostas que serão levadas à Conferência Rio +20, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), entre os próximos dias 20 e 22, no Rio de Janeiro.


A conferência livre fez parte de uma mobilização nacional realizada pela Secretaria Nacional de Juventude, com o objetivo de incorporar temas ligados à juventude à pauta da reunião da ONU, na qual os participantes elaboraram um relatório baseado no documento base da 2ª Conferência Nacional de Juventude, que será levado à Rio +20 através do Grupo de Trabalho (GT) Educação e Juventude para a Sustentabilidade – que acontece no período de preparação para a conferência, entre os dias 13 e 16 de junho.

“Estas demandas serão levadas aos chefes de Estado presentes na Rio +20, e o objetivo é que sejam anexadas ao documento final”, explicou o coordenador estadual do Projovem Urbano, Genílson Marinho. Além de representantes do programa, também quatro estudantes do Projovem vão ao Rio de Janeiro para participar do grupo de trabalho.

Nilson Dantas tem 29 anos e é aluno do Projovem em Iati (pertencente ao Agreste Meridional de Pernambuco – Pólo: Garanhuns) comemora: “O Projovem resgata vidas”, que retomou os estudos após 12 anos longe das escolas, e no evento pretende alertar para a importância desse programa no resgate da dignidade e da cidadania. “É preciso que a escola levante a autoestima dos alunos, principalmente daqueles que estão fora da sala de aula há muito tempo”, afirma


A coordenadora do Programa Paulo Freire, Vera Capucho, também participou da discussão e elaboração do relatório. Segundo ela, educação e sustentabilidade são temas indissociáveis. “Alfabetização é um pré-requisito de qualquer forma de sustentabilidade”, argumentou.


Entre os mais de 40 pontos propostos no relatório, está a garantia de recursos destinados à educação oriundos dos royalties da exploração do pré-sal; democratização dos meios de comunicação; o controle social no Plano Nacional de Banda Larga; e o apoio a políticas voltadas para as minorias.


Imagens do evento no endereço: http://www.educacao.pe.gov.br/?pag=1&cat=18&art=520

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