terça-feira, 19 de novembro de 2013

=> Terceira edição do Horizonte Profissional premia aluno com bolsa de estudos em Universidade do Recife


Nesta segunda-feira (18), aconteceu a terceira edição da premiação de redações do projeto Horizonte Profissional no auditório Tabocas, no Centro de Convenções de Pernambuco. Este ano, o primeiro lugar recebeu uma bolsa de estudos integral para qualquer um dos cursos oferecidos pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo). A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria de Turismo de Pernambuco juntamente com a Secretaria de Educação do Estado e o Complexo Industrial Portuário de Suape, tem o objetivo de levar estudantes do ensino médio de escolas de referência e técnicas da rede estadual para desvendar o que há por trás do gigante Complexo de Suape. Após as visitas, os jovens são estimulados a desenvolver uma redação, premiada no final de cada edição do projeto. 

As 15 melhores narrativas, que este ano foram desenvolvidas a partir do tema “Pernambuco de portas abertas para o desenvolvimento social com qualidade”, foram premiadas de acordo com suas colocações. Os alunos que ficaram entre a 1º e 5º colocação foram premiados com um iPhone 4. Os escolhidos entre o 6º e o 10º lugar ganharam um iPod, já os que foram classificados entre o 11º a 15º lugar, receberam uma máquina fotográfica. Além disso, os estudantes também receberam certificados. As instituições de ensino dos cinco primeiros colocados ganharam um televisor. 

Em 2013, o projeto atendeu 7.084 jovens de 154 escolas de Pernambuco. Dentro da Região Metropolitana do Recife, o Horizonte Profissional contemplou 11 municípios, levando estudantes de 89 escolas a Suape. Já no interior, foram 52 municípios, com a visita de 65 centros de ensino ao Complexo. No local, os grupos participaram de uma palestra institucional e receberam material informativo. Também percorreram o Centro Administrativo e o Centro de Treinamento, onde conheceram de perto as oportunidades diretas e indiretas de trabalho relacionadas às atividades portuárias. Além disso, os jovens ainda puderam conhecer os locais de preservação ambiental e a Zona de Preservação Cultural de Suape. As visitas aconteceram sempre no período da tarde.

A estudante Rita de Cássia Ferreira da Silva, da Escola de Referência em Ensino Médio de Joaquina Lira, do município de Aliança, foi a ganhadora da bolsa de estudos da Universidade Salgado de Oliveira (Universo) e decidiu cursar Engenharia Mecânica após visitar o Complexo de Suape. “Sempre tive vontade de fazer alguma Engenharia, mas não tinha decidido por qual ainda. Após visitar Suape através do Horizonte Profissional, conheci um pouco mais sobre a oportunidades de trabalho oferecidas e escolhi cursar Engenharia Mecânica para, no futuro, conseguir trabalhar em Suape. Receber a notícia que fui a ganhadora da bolsa de estudos me deixou muito emocionada. Não esperava por isso. Já estava feliz por estar entre os 15 finalistas, mas ser a grande premiada me surpreendeu muito ”, afirmou.  

Para o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, as visitas ajudam a entender o funcionamento do Complexo, além de despertar o interesse dos jovens em almejar uma oportunidade de trabalho no local. “O Governo do Estado se preocupa com diversos setores, mas, principalmente, com a valorização das pessoas. Com este projeto, percebemos o interesse crescente dos estudantes em conseguir um emprego no complexo. Durante as visitas e palestras eles conhecem cada detalhe do funcionamento de Suape, tiram as dúvidas e percebem o quanto são importantes para o desenvolvimento econômico do Estado”, concluiu. 

O PROJETO – Criado pela Setur-PE, em março de 2011, o Horizonte Profissional é uma ótima oportunidade para os jovens que vão iniciar uma carreira, assim como uma boa maneira de pensar no aproveitamento da mão de obra local e qualificada. Durante as três edições, 16.293 estudantes dos municípios de Pernambuco estiveram no Complexo. 


TEXTO: Leticia Jaques (Setur-PE /Empetur)

Nenhum comentário:

Postar um comentário