domingo, 16 de março de 2014

=> Garanhuns recebe primeiro profissional do Programa Mais Médicos

Chegou quinta-feira (13), em Garanhuns, a primeira médica cubana para dar suporte à Secretaria de Saúde. A Dra. Ana Martha chega no município por meio do Programa Mais Médicos do Governo Federal, que tem o objetivo de inserir médicos brasileiros e estrangeiros para atuarem no Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo com a melhoria dos atendimentos em hospitais e unidades básicas. A profissional irá atuar na Unidade de Saúde Familiar (USF) Breno Bezerra de Melo, na comunidade Brasília.

Nesse primeiro momento, a médica vai passar por um processo de adaptação na USF, conhecendo a equipe de trabalho e o ambiente para, a partir de abril, iniciar os atendimentos ao público. A médica consegue se comunicar perfeitamente e não vai precisar de auxílio com o idioma.  

Ana Martha, de 34 anos, é natural da cidade de Pinar del Río, em Cuba. Formada pela Faculdade de Ciências Médicas Dr. Ernesto Che Guevara de La Serna e atua na área há 10 anos. Sua especialidade é em Médico Geral Integral que, no Brasil, é equivalente a especialidade de Saúde da Família. É casada e mãe de dois filhos. Segundo a médica, vir para o Brasil está sendo um grande desafio. “Primeiro por causa da falta que vou sentir dos meus filhos e meu esposo, mas o que me move é o sonho de conhecer o país, diferentes culturas e, principalmente, atender às famílias mais carentes, ter esse contato tão próximo com eles. O prefeito de Garanhuns pode ficar tranquilo, pois irei dar o melhor de mim para cumprir essa missão”, conta.

De acordo com o Secretário de Saúde, Harley Davidson estão previstos para chegar, ainda este ano, em Garanhuns, mais três médicos pelo programa Mais Médicos. A intenção da Secretaria é de que esses profissionais atendam nos novos USF’s que serão construídos nos bairros Magano, Boa Vista e Cohab 2.


Texto / Foto: Samara Pontes (Secretaria de Comunicação de Garanhuns) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário