domingo, 16 de março de 2014

=> Prefeitura de Lajedo junto a população no programa de saúde na feira

Na quarta feira que antecedeu as comemorações de carnaval, a prefeitura de Lajedo realizou o primeiro dia do Programa Saúde na Feira, uma iniciativa inédita e exclusiva da cidade de Lajedo. Na ocasião, foram realizados mais de 100 atendimentos. Destes, 45 testes rápidos para o vírus do HIV, com resultado apresentado em 15 minutos após a coleta. 

O resultado da iniciativa que levou uma equipe de saúde as ruas foi impressionante, pois contou com a participação intensa da população, a qual se aproximou e recebeu também informações e orientações em saúde, vacina contra tétano e hepatite B e preservativos.
Com relação a este último, foram distribuídos mais de 650 unidades.

“O evento superou as expectativas principalmente pelo tema abordado, pois se tratando de HIV ainda há muito receio de fazer o exame e encarar um resultado positivo. Mas a nossa intenção é justamente diminuir esse medo e enfatizar a importância do uso do preservativo, meio seguro de evitar a doença. Alem disso foram os homens, em quase 90% que utilizaram nossos serviços, o que raramente acontece. Isso é mais que superar as expectativas”. Relatou a secretaria de saúde, Tatiana Freire.

Participaram do evento o secretário de obras, Rivaldo Torres e a vereadora Mônica que elogiou a iniciativa: "Muito boa a ideia, a saúde mais perto da população".

Com a gestão atual, a feira livre de Lajedo, uma das mais importantes da região, agora terá pontos marcantes para ficar em sua história, pois benefícios como o atendimento de saúde e a restauração e ampliação do CEALA, mudarão a vida das pessoas do município. 

A ação de saúde na feira acontecerá sempre na ultima quarta feira de cada mês. No próximo encontro da equipe de saúde com a população será abordado temas de especialidade de dermatologia e detecção de hanseníase.

“Essa ação é muito importante, inclusive, para se chegar à população do campo, que mesmo com os esforços e o brilhante trabalho dos agentes de saúde, muitas vezes é difícil atingir todos os habitantes da zona rural. É dessa forma que as pessoas mais carentes e aqueles que se preocupam de verdade com as dificuldades do povo de nossa cidade, vão percebendo a nossa maneira humana de governar, pois temos recebido diariamente o agradecimento sincero das pessoas que antes não eram alcançadas em outros governos. Com iniciativas como o mutirão da água, a biblioteca itinerante e agora com o Programa Saúde na Feira, estamos mudando essa realidade levando os serviços públicos de maior importância como educação e saúde para as ruas e domicílios de nossa gente, principalmente para os mais necessitados”. Comentou Rossine Blesmany, prefeito de Lajedo.


FONTE: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Lajedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário