quarta-feira, 23 de julho de 2014

=> Talentos do piano dão o tom no 10º Virtuosi na Serra

A 10ª edição do Virtuosi na Serra começou nesta terça (22), com o duo de piano Estibaliz Gastesi e Márcio Bezerra. Sob agradáveis 17 graus Celsius, músicas criadas especialmente para quatro mãos foram apresentadas ao público, que ouviu atento e aplaudiu as composições do programa.

Residente nos EUA, o brasileiro Bezerra se juntou à espanhola Gastesi, com quem forma um elogiado duo. Na Igreja de Santo Antônio, eles apresentaram cinco composições, sendo as mais famosas a “Fantasia em fá maior”, de Franz Schubert, e a “Suíte Mamãe Ganso”, de Maurice Ravel. O repertório ainda trouxe músicas do brasileiro Edino Krieger, Lola Perrin e por Justin Rubin.

“Rubin é nosso amigo e escreveu esta peça em 2013, especialmente para nós”, contou Bezerra. “Trata-se de uma missa, uma tradição musical do século 17, quando eram compostas para ocupar os intervalos dos cantos gregorianos. Já a composição de Krieger foi feita nos anos 1950 e tem um sabor brasileiro, embora não use melodias populares”.

Esta é a segunda vez de Bezerra no Festival de Garanhuns, onde também esteve em 2012. Da experiência, ele se lembra da relação de respeito do público para com a música erudita, ressaltando o caráter formativo do projeto.

É o caso do contador Claudemar Soares, que veio ao concerto com a esposa, a sogra e a filha de quatro anos de idade. “É um projeto fundamental. A música clássica deveria ser contemplada em todas as atividades da cultura”, diz Claudemar, que frequenta o Virtuosi na Serra desde a primeira edição. “Esta é a coroa do festival”, disse Dona Iva Marins, mãe de Ivanóvena Soares e avó da pequena Ivelin, que pediu à mãe para voltar amanhã.

Já o advogado Roberto Farias, de 76 anos, elogiou o alto nível do concerto. “Sou de Maceió. É a quarta vez que venho. Projetos assim precisam ser ampliados”.

Leste Europeu – O Virtuosi na Serra continua nesta quarta (23), às 21h, com a pianista do Uzbequistão, Tamila Salimdjanova. Premiada internacionalmente, ela apresentará composições de Bach, Debussy, Chopun e Serguei Prokofiev. Confira o programa:

J.S.BACH/F.BUSONI [1866-1924]
Chaconne em ré menor, BWV 1004

Claude DEBUSSY [1862-1918]
Estampes

Frédéric CHOPIN [1810-1849]
Polonaise em fá sustenido menor, Op.44

Serguei PROKOFIEV [1891-1953]
Sonata Nº 7 em Si bemol maior, Op. 83

TEXTO: André Dib
FOTO: Eric Gome
FONTE: FUNDARPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário