terça-feira, 8 de novembro de 2016

=> Prêmio ABBTUR 2016 Mérito & Talento e Resolução 003/2016

Anualmente a ABBTUR NACIONAL (Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo) entrega um prêmio durante a ABAV 2016 Expo Internacional de Turismo como forma de valorizar, promover e reconhecer os turismólogos que atuam com responsabilidade e destaque nas mais diversas atividades turísticas, dando-lhes prestígio e credibilidade profissional. Uma comissão da ABBTUR avaliou de forma participativa, sugestões de nomes enviados pelos afiliados adimplentes após atenderem aos critérios e procedimentos estabelecidos para ganhar a premiação onde deveria ser contemplada a criatividade, facilidade de comunicação, ética, flexibilidade, determinação e compromisso com seu trabalho e seus pares.

A cada ano um destino turístico é convidado a ser o Destino Patrono dessa premiação pioneira para valorizar e reconhecer por meritocracia esses profissionais, hoje reconhecidos pela Lei 12.591/12. Nesse ano, o patrono do prêmio foi o Estado do Espírito Santo que atua de forma visionária, valorizando o Turismólogo, possuindo em seu quadro de colaboradores a Subsecretaria de Turismo, a Turismóloga Simone Modolo e mais três gerências além de outros importantes agentes internos além de fundamental parceria com a ABBTUR Seccional Espírito Santo.

Durante a cerimônia de premiação, a ABBTUR NACIONAL e suas seccionais, com profundo pesar, realizaram uma homenagem póstuma ao grande profissional do Turismo, o professor e consultor em Turismo, Mario Petrochi. O prêmio foi recebido pela Turismóloga Berenice Albuquerque, da ABBTUR  Seccional Espírito Santo e membro do Comitê Consultivo da ABBTUR Nacional que  fará a entrega à família do homenageado.  

Oportunizando a cerimônia, o Presidente da ABBTRUR Nacional, o Turismólogo Bacharel Elzário Pereira Júnior, apresentou a Resolução Nº 03, de 07/06/2016 elaborada a partir da I CONVENÇÃO NACIONAL DOS TURISMÓLOGOS, que dispõe sobre indicações para subsidiar o detalhamento jurídico da Lei 12591/2012, além de considerar relevante a instituição do Conselho Federal de Turismo, conselho necessário para fiscalização do exercício profissional

Os premiados do ano de 2016 foram os seguintes profissionais, listados em ordem alfabética:  

1 - Athos Henrique Teixeira - Possui graduação em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (1996) é mestre em Turismo e Hotelaria também pela mesma desde 2003. Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Itajaí. Tem experiência na área de Turismo e Gastronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: agências de viagens, hotelaria, qualidade, planejamento turístico e marketing. Montou e coordenada a primeira agência acadêmica de Turismo do Brasil, a ACATUR - UNIVALI. 

2 - Caetana Franarim Alves Pimenta   - Bacharel em Turismo desde 2000; especialista em Marketing e Meio Ambiente, pela Universidade de Brasília; foi Diretora da Empresa OIKOS Projetos Criativos, onde atuou como consultora em projetos de turismo e economia criativa, junto a entes públicos e privados, além de ter desenvolvidos ações voltados para o desenvolvimento do turismo local, junto ao SEBRAE, e proferido palestras para a cadeia produtiva do turismo em inúmeros Estados da Federação.  Atualmente é Subsecretária de Produtos e Políticas de Turismo, da atual Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer do Distrito Federal. Foi presidente da ABBTUR, Seccional Distrito Federal, por duas gestões consecutivas e colaboradora da EMBRATUR, ADETUR DF e da Brasiliatur.

3 - Jussara Cruz Argoud   - Formada em Comunicação Social- Publicidade e Propaganda em 1991; tecnóloga em Turismo Cultural pela Universidade Católica de Pelotas em 2002; e pós-graduada em Gestão de Marketing em  2006. Atuou como Consultora em Turismo do SEBRAE/RS no período de 2002 a 2005. Atua como Gestora de projetos de Turismo do SEBRAE/RS desde 2006. É gestora do Projeto Qualificar o Turismo na Costa Doce, Gaúcho do Pampa ao Mar e Polo Gastronômico Pelotas e Rio Grande. Seu dinamismo e forte articulação a tornou referência em profissional do Turismo na região turística da Costa Doce/RS.

4 - Luciane Leite - Bacharel em Turismo, tem MBA Executivo em Marketing pela ESPM e especialização em Desenvolvimento de Destinos Turísticos por The George Washington University. Atuando há 20 anos em cargos estratégicos nas áreas de Marketing, Promoção, Turismo, Comunicação, Relações Institucionais e Governamentais. Construiu uma sólida carreira executiva em empresas governamentais, trabalhando com visão estratégica e de negócios, com foco em resultados. Possui grande capacidade de liderança, experiência na formação de times de alta performance, com foco no cumprimento das metas e de otimização dos resultados; Comprometida, organizada, dinâmica, determinada, "hands on" e com senso de urgência.

5 - Ludmila Dutra do Souto Gatti - Bacharel em Turismo pela Faculdade de Comunicação e Turismo Hélio Alonso  em 1984; especialista em Ecoturismo pelo Centro Universitário de Vila Velha (1997).  Atuou como Membro dos seguintes conselhos entre os anos de 2001 e 2002: - Conselho Estadual de Municipalização do Turismo - Conselho Municipal de Turismo (Dpto de Turismo de Vila Velha) - Conselho Municipal de Turismo (Dpto de Turismo de Vitória) - Conselho de ética da ABBTUR-ES. Entre 1996 a 2003 atuou na Universidade Vila Velha Professora, coordenadora de curso, Gerente do Núcleo de Pesquisa em Turismo, Orientadora de Trabalhos de conclusão de Cursos e Orientadora de Práticas Profissionalizantes. Atualmente é Coordenadora do Departamento de Turismo do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo. Em 2008 recebeu o Prêmio Turismólogos Apaixonados, pela Universidade Vila Velha e em 2007 recebeu o Título Cidadã Guarapariense, pela Câmara Municipal de Guarapari.

6 - Marcelo Abreu   -  Bacharel em Turismo pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro em 1993; pós-graduado em MBA, Business Management pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; professor durante dez anos na Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro; trabalho na United Airlines pelo período de sete anos; é funcionário da cia aérea Emirates desde 2007 onde atualmente exerce o cargo de Sales Mananger.

7 - Marcela Moro - Bacharel em Turismo e Mestre em Comunicação, docente nas áreas de turismo, turismo rural, planejamento turístico e organização de eventos. É Diretora de Turismo em Jundiaí/SP. Foi consultora em vários projetos do Ministério do Turismo. Desenvolveu a metodologia do Selo de Qualidade em Turismo Rural do Circuito das Frutas e coordenou o desenvolvimento da Carta de Princípios do Turismo Rural Paulista. Foi consultora do SEBRAE-SP e do SENAR-SP e atuou na estruturação de diversos Planos de Turismo do Estado. É responsável pela organização da Festa da Uva de Jundiaí e pela criação e implantação das Rotas Turísticas do Município, do Programa de Artesanato Jundiaí Feito à Mão e do Festival Gastronômico Sabores de Jundiaí.

8 - Maria Rosalina B. Gonçalves   - Portuguesa, Bacharel em Turismo pela Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro - em 1978 - Pós Graduada em Planejamento Turístico. Atuou na Empresa: Riotur - Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro chegando a Gerente de Eventos. Foi Presidente da ABBTUR/RJ no período 1985 a 1988; Criou, regularizou e instituiu a ABBTUR Nacional e suas Seccionais e sendo sua 1ª. Presidente no período de 1987 a 1988.  Atualmente é Diretora da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade - CONTRATUH. Diretora da Federação de Turismo e Hospitalidade do Estado RJ e Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Profissionais de Turismo-SINTUR.  Membro do Conselho Nacional de Turismo representando a CONTRATUH e Membro do Conselho Estadual de Turismo representando o SINTUR.

9 - Italo Mendes - É Bacharel em Turismo pela UFPR, sociólogo pela UNB e Master em Espacios Naturales Protegidos pela Universidad Autónoma de Madrid-Espanha. Atualmente é Diretor Administrativo do Ministério do Turismo, foi Assessor Especial do Ministro, Diretor de Gestão Estratégica, Diretor de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico e coordenador Geral de Convênios. Foi Consultor de Turismo para a Unesco e PNUD. É docente em 3 cursos de turismo da Faculdade Alvorada, Polícia Militar do DF e ESAF. Coordenador de seis publicações do Mtur. Defender e contribui com os estudos, as causas e o desenvolvimento do turismo brasileiro. 

10 - Simone Dantas - Bacharel em Turismo, Mestranda em Turismo pela Universidade Federal Fluminense. Destaca-se na docência do ensino superior; Possui importantes vivências na área de Turismo em importantes municípios do estado do Rio de Janeiro, em serviços de hospedagem e eventos; trabalhou na qualificação profissional para jovens e adultos. Conselheira da ABBTUR Rio de Janeiro onde sempre participou ativamente do desenvolvimento de ações dessa entidade e da ABBTUR NACIONAL.

O Prêmio ABBTUR 2017 Mérito & Talento foi formalizada sua captação durante a cerimônia do evento na Vila do Saber, na ABAV 2016 Expo Internacional de Turismo pelo Distrito Federal, que possui como característica e critério do prêmio a captação durante a cerimônia de premiação e por ter sob sua responsabilidade em sua gestão uma Turismóloga, a Subsecretária Caetana Frenarim. Dando assim continuidade aos destinos turísticos que atenderam a esses critérios, tais como Niterói/RJ, em 2014; Garibaldi/RS, em 2015 e o Estado do Espírito Santo, em 2016.




RESOLUÇÃO Nº 03, de 07/06/2016 da I CONVENÇÃO NACIONAL DOS TURISMÓLOGOS

DISPÕE SOBRE INDICAÇÕES PARA SUBSIDIAR O DETALHAMENTO JURÍDICO DA LEI 12591, DE 18 DE JANEIRO DE 2012.



A Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo, no uso das atribuições estatutárias que lhe confere o Art.4º do seu Estatuto que estabelece os objetivos da entidade, esclarece que;

Considerando a deliberação unânime da plenária da I Convenção Nacional dos Turismólogos, com o tema "Turismólogo, profissão de interesse público" realizada no Rio de Janeiro dias 06 e 07 de junho de 2016, no Auditório da OABRJ;

Considerando que o turismo segue sendo um motor chave da economia mundial e setor vital para a geração de trabalho e renda, redução da pobreza, proteção ambiental, a paz, o entendimento intercultural e a sustentabilidade mundial;

Considerando que em 2015 as chegadas de turistas internacionais cresceram em 4,4% em relação ao ano anterior e alcançou um total de 1.184 milhões;

Considerando que os profissionais Turismólogos precisam adquirir conhecimentos holísticos que visem a intersetorialidade e que na atuação profissional são imprescindíveis à prevenção da saúde da coletividade, à proteção do patrimônio cultural, ambiental, histórico e imaterial e ao desenvolvimento sustentável, caracteriza-se como profissão de interesse público;

Considerando que sejam garantidas as propostas aprovadas, encaminhadas pela ABBTUR, para alteração na Lei Geral do Turismo e no Documento Referencial do Plano Nacional de Turismo 2016 - 2019;

Considerando que agora profissionais reconhecidos, exigem a instituição pelo Poder Executivo do Conselho Federal de Turismo - CFTur, para atuar na fiscalização do exercício profissional; conforme respaldado pelo Acordão 1163/2016, do TCU.

RESOLVE:

Artigo 1º - Fica estabelecido que o título profissional de Turismólogo somente deve ser apropriado por profissionais de nível superior, conforme indica CBO 1225-20 - Turismólogo, do Ministério do Trabalho;


Artigo 2º - Fica adotada a categorização do título profissional Turismólogo ao:

              a)Turismólogo - Bacharel em Turismo e/ou Hotelaria, conforme Resolução Nº 13, de 24 de novembro de 2006, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Turismo;

      b)Turismólogo - Tecnólogo àquele que operacionaliza as atividades para o desenvolvimento do turismo, conforme define a  Lei 9394, de 20/11/1996, no Art 5, do Decreto Nº 5154, de 23/07/2004, que institui o Catálogo Nacional de Curso Superior de Tecnologia do MEC 2016;

         c)Turismólogo - Licenciado àquele com Licenciatura Plena, conforme Artº 12, da Resolução Nº  13, de 24/11/2006;

     d)Turismólogo - Provisionado, desde que atue há mais de 05 (cinco) anos comprovadamente, conforme sua área de formação de nível superior, em qualquer das atividades estabelecida no Artº 2 da Lei 12591/12;


Artigo 3º - Fica constituída a Comissão da I Convenção Nacional dos Turismólogos incumbida do monitoramento e acompanhamento, constituída por representantes da ABBTUR Nacional e Seccionais :


Parágrafo Único - São signatários desta Resolução da I Convenção Nacional dos Turismólogos, as seguintes entidades:

- FORNATUR - Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Turismo.(Aguardando                                       confirmação)
- ANSEDITUR -  Associação de Secretários das Capitais e Destinos Indutores
- CNM - Confederação Nacional de Municípios
- CONTRATUH - Confederação Nacional dos Trabalhadores do Turismo e Hotelaria
- SINDETUR SP - Sindicato das Empresas de Turismo de São Paulo
- SINTUR RJ - Sindicato dos Traabalhadores do Turismo do Rio de Janeiro
- CIETH - Centro Integrado de Estudos de Turismo e Hotelaria
- COMISSÃO DE TURISMO DA OABRJ
- COMISSÃO DE TURISMO DA ALERJ
- NELTUR NITERÓI
- SECRETARIA DE TURISMO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

  

                                                                              Rio de Janeiro, 07 de junho de 2016


FONTE: Elzário Pereira da Silva Júnior - Presidente ABBTUR Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário