quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

=> Empresário Givaldo Calado fala em entrevista coletiva sobre a importância econômica dos eventos turísticos na cidade de Garanhuns

Na manhã desta quarta-feira (24), foi realizada no Garanhuns Palace Hotel a coletiva de imprensa coordenada pela jornalista Ezandra Ribeiro, na qual o empresário e advogado Givaldo Calado respondeu às perguntas dos jornalistas e blogueiros sobre a economia de município que tem vocação turística, educacional e comercial. Enquanto empresário da rede hoteleira, ele apresentou dados das taxas de ocupação de seu empreendimento durante os grandes eventos (Magia do Natal, Carnaval, Festival de Inverno e Festival Viva Dominguinhos) realizados no município nos últimos anos. 

A atividade turística vem influenciar 52 seguimentos econômicos produtivos na localidade, e o turismo de eventos vem contribuir muito mais com esta prática, o empresário fez uma análise comparativa dos eventos nos últimos anos, apresentando seus benefícios à cidade e mencionou uma conversa que teve com o governador do estado durante um grande evento (Magia do Natal), na qual o empresário ao elogiar o evento natalino, mencionou que: " a edição do Natal Luz (Magia do Natal) realizado em 52 dias poderia ser um exemplo para o Festival de Inverno, uma vez que se o FIG fosse ampliado seus dias de realização, não iria aumentar muito o custo geral do evento, desde que diluísse a grande concentração dos artistas nacionais em mais finais de semanas e durante a semana se colocasse os artistas locais considerados "pratas da casa". Também poderia ampliar a estrutura dos camarotes para comercializar alguns para os turistas da cidade, assim também se teria uma receita". 

Segundo Givaldo, as festas devem ser pensadas nas pessoas que vem de fora para quem elas tragam mais dinheiro para o município. Ao informar a média de investimento que o turista traz à Garanhuns (R$400,00 a R$500,00 diferente de outras cidades que investem mais na atividade e consequente tem mais retorno financeiro), aponta a importância de toda a sociedade "abracar a cidade para se vender o produto turístico da cidade". 

Ao apresentar os dados de ocupação hoteleira do carnaval com o Festival de Jazz e sem o Festival de Jazz revela uma brusca queda econômica no setor com a ausência do evento, o que comprova a influência positiva dos eventos turísticos na cidade.

Para ele, a atividade poderia ser melhorada com a elaboração de um calendário turístico anual detalhado, aliado a um maior investimento em comunicação nas diversas mídias, inclusive nas redes sociais, contribuindo não só para o trade turístico da cidade e sim para a economia como um todo.

Ao término da coletiva, todos os profissionais presentes registraram a ocasião com uma fotografia coletiva, como pode ser vista na imagem abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário