domingo, 19 de agosto de 2018

=> Franquia pode ser opção vantajosa para quem pretende abrir um negócio

De acordo com o Sebrae, o  franchising chama a atenção de novos empreendedores. 12ª Feira do Empreendedor abre oportunidades para quem quer empreender em franquias

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias vem mantendo uma trajetória de recuperação econômica gradual frente a um cenário de muitas incertezas políticas no país. No segundo trimestre deste ano, a receita nacional do setor registrou um crescimento de 8,4% em relação ao mesmo período de 2017, passando de R$ R$ 37,565 bilhões para R$ 40,734 bilhões. Para o Sebrae, os números permanecem crescentes porque investir na abertura de uma franquia de um negócio já consolidado no mercado é uma alternativa segura para escapar de incertezas e riscos empresariais, principalmente diante de um cenário adverso da economia brasileira, visto que o saldo de abertura e fechamento de lojas nesse segundo trimestre é de 1,8%.

Uma franquia é uma multiplicação de um empreendimento já consolidado. Essa unidade tem licença para usar a marca e tecnologia desse empreendimento na venda dos produtos ou serviços dele. A licença é cedida sob condições firmadas em contrato, que geralmente envolvem o pagamento de taxas e a manutenção do modelo inicial de negócios. Quem cede o uso dos direitos é chamado de franqueador e quem recebe é o franqueado. Muitas franquias nascem de negócios independentes que dão certo e se tornam modelo de negócios de sucesso, passando a ser oferecido a outros empreendedores como franquias.

Joaquim Coelho, por exemplo foi o 4º franqueado da marca Sobrancelha Design, empresa que hoje conta com 480 lojas espalhadas pelo país. Comerciante ao longo de toda a vida, quando decidiu abrir sua unidade de um empreendimento já consolidado, há seis anos, visava maior estabilidade. “Não há tempestade para abrir uma franquia. O franqueador já conhece todos os altos e baixos, tem todo o modelo de negócio implementado e testado e pode nos passar sua experiência. É uma possibilidade de empreender com muito mais segurança”, afirma.

Mas o modelo de negócios de franchising, como também é chamada a franquia, também exige cuidados e muito planejamento. A loja das Graças, na zona norte do Recife, da Sobrancelha Design, aberta por Joaquim Coelho, só deu lucro ao empreendedor 18 meses depois de aberta. “Às vezes as pessoas pensam que vão largar o emprego, com um bom salário, para abrir uma franquia e, no mês seguinte, já vão receber a mesma quantia. Não é assim que funciona. Tem casos em que demora ainda mais que os 18 meses que esperei para recuperar meu investimento, depende de cada empresa”, conta.

De acordo com Vitor Abreu – o analista do Sebrae-PE que costuma ajudar empreendedores a abrir de franquias e comandar eventos e projetos relacionados ao segmento – com a crise econômica, muitas pessoas que perderam seus empregos e decidem empreender tem preferido investir na abertura de franquias. “Em alguns casos o empreendedor não está acostumado a tomar todas as decisões sozinho. Empreender com uma franquia é uma é uma possibilidade de começar um negócio com maior base de informações e, por isso, com redução dos riscos; O franqueado deve seguir modelos pré-estabelecidos, testados e aprovados, pode ter uma ideia de quanto vai lucrar, e o tempo estimado para retorno do investimento. Outro fator importante é a taxa de mortalidade, que para este modelo é estimada em apenas 5%, enquanto para negócios próprios o percentual fica acima de 20%”, afirma.

Abreu reforça a importância do planejamento para se tornar um franqueado. “Mesmo no modelo de franquias, o empreendedor precisa estar preparado para o início de negócio com baixo lucro, devido ao investimento realizado. Algumas redes possuem parcerias com bancos, o que facilita o financiamento de parte do investimento e até mesmo o capital de giro”, pontua.

O Nordeste brasileiro é uma região promissora para a expansão das franquias, o que atrai diversas marcas e contribui para o crescimento do setor de franchising.  Prova disso está no levantamento da ABF sobre as regiões no 1ª trimestre deste ano, apontando uma alta de 17% no número de redes que atuam na região. Atualmente, 510 marcas operam no mercado nordestino. O número de unidades acompanha esse ritmo, com uma expansão de 13%, totalizando 11.589 pontos de venda.

“A cada ano provamos que o Nordeste tem uma grande importância no sistema de franquias brasileiro. Temos números favoráveis. É a demonstração de que os empreendedores estão buscando espaços fora do eixo Rio/São Paulo”, destaca o diretor da regional Nordeste da ABF, Leonardo Lamartine. Em 2017, o faturamento da Região atingiu o patamar de R$22,5 bilhões, o que representa um crescimento de 4,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Para criar mais oportunidades de negócios no Nordeste e em Pernambuco, facilitar o acesso à informação e o contato com marcas franqueadoras de peso, o Sebrae-PE e a ABF realizam o Salão de Franquias, na 12º Feira do Empreendedor, entre 29 de agosto e 1º de setembro, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. O Sebrae já preparou 360m² da feira para as 30 marcas de peso confirmadas no evento. Entre elas estão Cacau Show, Bonaparte, Quanto Prima, Grau Técnico, Mahogany e Rede Ortoestética. A Feira do Empreendedor é aberta ao público mediante inscrições no site www.feiradoempreendedorpe.com.br

A Feira do Empreendedor – maior evento de empreendedorismo do estado de Pernambuco, a feira foi elaborada para atender novas demandas do mercado. Possibilita aos micro e pequenos empresários interação e networking, oportunidades de negócios e investimento, aprendizado e contato com as novas tecnologias e técnicas inovadoras. Em um único ambiente, os visitantes têm acesso a informações sobre abertura e gestão de empresas, linhas de crédito, franquias, impacto social, além de palestras e oficinas direcionadas ao desenvolvimento da cultura empreendedora em diversos segmentos. Promovida pelo Sebrae-PE, a feira acontece a cada dois anos, sempre trabalhando questões pertinentes ao contexto econômico, à realidade social, tendências e aos novos rumos do empreendedorismo em Pernambuco e em todo o Brasil.


Fonte / Texto: Cloves Teodorico - Dupla Comunicação

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