sexta-feira, 15 de julho de 2011

-> Arte e Educação com a 7 Colinas

Como é habitual nas noites das quartas-feiras a Rádio 7 Colinas, exibe dentro do Programa Orelhão das 7, o projeto RÁDIO NA ESCOLA no qual o os radialistas Fernandinho DJ e Gerson Lima leva o estúdio para as escolas com o intuito dos estudantes de Garanhuns interajam fazendo perguntas aos palestrantes sobre correlatos a educação.

Entretanto, como a maioria das escolas no município estarem de recesso em função do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG 2011) que começou oficialmente ontem (14), o programa foi diferenciado no qual ao invés das gravações serem feitas nas escolas, nessa quarta (13) foi exibido ao vivo dos estúdios da Rádio 7 Colinas.

Focado no tema Arte e educação, o debate conduzido por Fernandinho DJ entre os seguintes profissionais: Amanda Maciel Ferraz ( turismóloga; pós-graduada em marketing; professora da Uva; que trabalhou como oficineira no Ensino Médio Inovador na Escola João da Mata; professora de Qualificação Profissional de Turismo e Hospitalidade, e de Participação Cidadã do PROJOVEM URBANO- PJU de Garanhuns; e autora do BLOGATIVO); Michele Noronha (formada em história pela Universidade de Pernambuco - UPE; que também foi oficineira no Inovador; musicista com registro; que atualmente trabalha no PJU em Lagoa do Ouro); Flávio Valença (historiador pela UPE e professor de ciências humanas no PJU Garanhuns); Genaldo Barros (artista na área de áudio-visual, documentarista e cineasta); José Jorge (ator e professor); Erivaldo (radialista), abordando o ensino das artes nas escolas como previsto na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e também contidos nos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais), mostrando a realidade do cenário atual regular e em projetos sociais , principalmente em Garanhuns.

A participação dos estudantes ficou a cargo alunos do PROJOVEM URBANO Garanhuns (que no município fica na Escola Francisco Madeiros – CERU): Josileide, Makalyster, Paulo Fernando, Carlos Silva e Andréia Ângelo.

As melhores fotos tiradas por Paulo Fernando se encontram a seguir.





























quarta-feira, 13 de julho de 2011

-> Seminário sobre Educação e Surdez

O Seminário sobre Educação e Surdez organizado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (Núcleo Acadêmico de Garanhuns – UAG) aconteceu na cidade pernambucana de Garanhuns (localizada no Agreste Meridional) nos dias 5 e 6 de julho, inicialmente com o público estimado de duzentas e tantas pessoas, entretanto apesar de quase não haver divulgação do evento, ele suportou quinhentas e doze (512) pessoas; fator esse que o local do evento foi alterado, da FAGA para o Centro Cultural.

Como inicialmente seria realizado por completo na FAGA (Faculdade de Administração integrante da Autarquia de ensino superior de Garanhuns – AESGA), as inscrições de última hora continuaram a serem realizadas lá, assim como as oficinas na tarde do último dia. Para evitar transtornos, a realização do evento disponibilizou o ônibus da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE/UAG) para conduzir as pessoas que ainda pensavam que o evento seria realizado na FAGA.

Dentre esse público presente já mencionado, vale ressaltar o número expressivo de alunos de professores das Universidades: de Pernambuco -UPE; Estadual Vale do Acaraú (UVA); Federal Rural de Pernambuco – UFRPE/UAG; assim como também os professores das redes estadual e municipal de ensino.

A realização do evento ficou a cargo dos estudantes de pedagogia da UFRPE/UAG coordenado pela professora Norma (que é mestra em educação especial), tendo o auxílio do Cerimonial Projovem Urbano (PJU) Garanhuns monitorado pela qualificadora profissional em Turismo e Hospitalidade do PJU – Amanda Maciel Ferraz.

Contribuindo para importância do assunto em questionamento, veio uma comissão de palestrantes representando o Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES diretamente do Rio de Janeiro, na qual sua chegada a Pernambuco pode ser registrada na postagem anterior do BLOGATIVO.

A abertura do seminário teve como Mestre de Cerimônia, o radialista da Rádio 7 Colinas – Gerson Lima.

Compuseram a mesa de abertura as seguintes autoridades: Professor Doutor Cláudio Galvão ( Coordenador Geral dos Cursos da UFRPE/UAG); Maria Iranilde Valente de Arruda (representando a Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional – GRE/AM); Rosineide Chaves (representando a Secretaria Municipal de Educação); Professor Josaniel Vieira (Coordenador de Pedagogia da Universidade de Pernambuco –UPE/Garanhuns); Mônica Campelo (representando o INES); Professora Mestre Norma Abreu e Lima Maciel ( UFRPE/UAG).

Vale ressaltar como o propósito do evento é a inclusão, todas as palestras e debates tiveram tradutores de Libras, assim também a apresentação cultural ao término do dia 06/07 foi feita por crianças estudantes (dentre ouvintes e surdas) da Escola Artur Maia, monitoradas pelo professore Filipe cantaram em Libras a música “ Cica "____________ cantaram a mfilipe antes da Escola Artur maiasim tamb aoração de Estudante”.

No último dia também houve entrega de brindes sorteados cedidos pelas empresas parceiras.

O vídeo a seguir consta as melhores fotografias tiradas no Seminário.











terça-feira, 12 de julho de 2011

-> CERIMONIAL PROJOVEM URBANO E UFRPE fazem receptivo

O BLOGATIVO tinha publicado no mês passado que os alunos do PROJOVEM URBANO de Garanhuns e Lajedo coordenados pelas professoras de Qualificação profissional em turismo e hospitalidade – Amanda Maciel e Hemanaly Cordeiro (respectivamente) trabalharam no cerimonial do FASHION DAY com bastante profissionalismo e esmero; ao ponto de surgir o convite para atuarem em outro evento.

O convite surgiu de Norma Maciel que é professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE/UAG) e estava na organização do Seminário de Educação e Surdez que aconteceu em Garanhuns na semana passada. Além de Norma, estavam na organização, alguns alunos de pedagogia da UFRPE/UAG.

O cerimonial PROJOVEM URBANO coordenado pela Qualificadora Amanda M. Ferraz atuou em parceria com a organização do seminário não só no evento propriamente dito, mas também desde o receptivo (em 4/7/11) de buscar o grupo de palestrantes cariocas representantes do Instituto Nacional de Educação de Surdos –INES no Aeroporto Internacional dos Guararapes Gilberto Freire (Recife-PE), e os acompanhou aos pontos turísticos de Olinda e Recife, até os levarem para Garanhuns (cidade na qual o evento se realizaria nos dias 5 e 6 de julho).

As fotografias a seguir registram parte da comissão organizadora da UFPE/UAG com o Cerimonial PROJOVEM URBANO o receptivo já mencionado.


Alunas integrantes do Cerimonial PJU com estudantes da UFRPE no Aeroporto, Recife-PE Alunas integrantes do Cerimonial PJU no Aeroporto, Recife-PE
Alunas integrantes do Cerimonial PJU no Aeroporto, Recife-PE
Alunas integrantes do Cerimonial PJU com professora Amanda no Aeroporto, Recife-PE

Alunas integrantes do Cerimonial PJU fazendo o sinal do INES em LIBRAS no Aeroporto, Recife-PE Alunas integrantes do Cerimonial PJU fazendo o sinal do INES em LIBRAS no Aeroporto, Recife-PE
Alunas integrantes do Cerimonial PJU entregando folder aos representantes do INES no Aeroporto, Recife-PE
Aeroporto, Recife-PE
ônibus
Cerimonial PJU com professora Amanda no Marco ZERO, Recife-PE
Cerimonial PJU com professora Amanda no Marco ZERO, Recife-PE
Cerimonial PJU com professora Amanda em Olinda-PE
Cerimonial PJU com professora Amanda (Turismo e Hospitalidade), organização da UFRPE e INES em Olinda - PE Cerimonial PJU com INES e professora NORMA e seus alunos (UFRPE) em Olinda-PE Cerimonial PJU em Olinda-PE Cerimonial PJU em Olinda-PE

Alunas-integrantes do Cerimonial PJU em frente do micro-ônibus da UFRPE
Representantes do INES com a Professora Norma (UFRPE) e Cerimonial PJU
Cerimonial PJU em frente da Sé (Olinda- PE)
Cerimonial PJU com INES em frente da Sé (Olinda- PE)

Cerimonial PJU comprando tapioca da Sé (Olinda- PE)

Na manhã seguinte ao término do seminário (7 de julho), o grupo de palestrantes também foi acompanhado desde o hotel no qual estavam hospedados em Garanhuns até o aeroporto em Recife.

Alunos do Cerimonial PJU na Igreja de Santo Antonio (perto do Hotel)

Alunos integrantes do Cerimonial PJU com a professora Amanda e o grupo do INES