Muitas pessoas comemoraram no último dia 8 por ser o “Dia Internacional da Mulher” porém essa data não deve ser comemorada e sim reflexiva, pois a mesma só existe devido a tragédia que aconteceu em Nova Yorque (EUA) no ano de 1857 na qual muitas operárias morreram dentro de uma fábrica trancadas em um incêndio quando reivindicavam melhores condições de trabalho, diminuição da jornada de trabalho e direito a licença maternidade. Devido a isso foi sugerido em uma conferência na Dinamarca em 1910 que esta data fosse uma homenagem póstuma para não cair no esquecimento tal fato, entretanto instituída somente em 1975 através de decreto da Organização das Nações Unidas –ONU. Apesar dos anos de luta para a igualdade de direito entre os gêneros masculino e feminino, ainda existe machismo em algumas sociedades. No Brasil, as agressões físicas em mulheres diminuíram após a Lei MARIA DA PENHA.
Com o propósito de reflexão cada núcleo do Agreste Meridional Pernambucano onde o PROJOVEM URBANO (PJU) acontece realizou atividades com os estudantes apoiadas pela coordenação regional (Elielda Duarte, Diorges Albuquerque, e Daniel Cleves).
Dentro dessa proposta, os docentes do núcleo de PARANATAMA organizaram palestras sobre: “o Direito da Mulher e da Família” e sobre “a Saúde da Mulher e da Família” realizadas na Escola Municipal Narciso Correia na última quinta-feira (7 de março), ministradas por DARIO FERRAZ JR (Administrador de Empresas e Bacharel em Direito) e ANA ANGÉLICA MAIA (Citologista e professora PJU do núcleo) com o auxílio do professor Erivaldo Alcantara. E na noite seguinte (8 de março), houve uma seção cinema executada pelos docentes Amanda Maciel Ferraz e Moacir Benício exibindo o filme brasileiro “OLGA” seguido de discussões sobre o filme entre os estudantes como podemos visualizar no link.
Da mesma forma de Paranatama, os núcleos do PROJOVEM URBANO (PJU) de Palmerina e Iatí também organizaram palestras em virtude do “Dia Internacional da Mulher” para trazer reflexão a esta data. Em Palmerina, A palestra ministrada pela enfermeira do PSF local foi realizada na Escola Alonso Bernardo não apenas para os estudantes do PJU, sendo voltada para todos os alunos do EJAI da escola já mencionada com o foco na saúde da mulher, contemplando os seguintes aspectos baseados na promoção da saúde integral (saúde física e mental): Higiene; Contracepção; Câncer Uterino e de Mama; Importância do exame preventivo das mamas e papanicolau;, Alimentação Saudável; Bem estar físico e psicológico. Para ver as fotos de Palmerina, basta clicar na imagem abaixo.
Em Iatí, a palestra voltada para estudantes e professores do PJU e do Travessia, foi ministrada por Maria (do sindicato) na Escola Francisco Pereira da Costa abordando as leis sobre a violência contra a mulher. E na noite anterior (7 de março), também houve uma seção CINE-PIPOCA com os estudantes do núcleo seguida de um debate sobre a história da mulher no cenário político mundial, pois o filme exibido foi: “A DAMA DE FERRO” baseado na história verídica de Margaret Thatcher, essas atividades mencionadas nesse núcleo podem ser vista ao clicar na imagem abaixo.
A atividade de Garanhuns, os estudantes do PROJOVEM URBANO (ESCOLAS: São Cristovão e Virgem do Socorro) acompanhados com as Professoras Orientadoras Angélica Maia e Aila Peixoto prestigiaram a Sessão Solene em comemoração aos 202 anos do município de Garanhuns e ao Dia Internacional da Mulher que ocorreu na Câmara de Vereadores de Garanhuns.
Na ocasião houve um resgate histórico de março de 1811, em que a então Vila de Garanhuns, com status de cidade foi criada pela Corte de Portugal foi apresentado em palestra pelo Professor José Claudio Gonçalves, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns. O poeta e repentista - Gonzaga de Garanhuns declamou cordéis na temática do dia da mulher e dos fatos históricos da cidade de Garanhuns.
A Secretária de Educação do município - Janecélia Branco, ministrou palestra destacando a importância e o papel da mulher na sociedade.
Durante o evento no qual houveram várias homenagens prestadas as mulheres, estiveram presentes: o prefeito de Garanhuns - Izaias Régis; a primeira vice-prefeita de Garanhuns - Rosa Quidute;, o Presidente da Câmara de Vereadores do município - Audálio Ramos Filho; Vereadora e professora – Nelma; Vereador Gil PM; Secretário de Direitos Humanos (Pedro Passos); Presidente da Academia de Letras de Garanhuns e autor do Hino de Garanhuns - João Marques; dentre outras.
Ao final todos os presentes (incluindo os alunos do Projovem Urbano), receberam uma cópia da Carta Régia do município de Garanhuns e dos cordéis de Gonzaga seguido
do coquetel de encerramento.
Para visualizar as fotografias do evento em Garanhuns, basta clicar na imagem abaixo.