quarta-feira, 31 de julho de 2013

=> Governo Municipal divulga balanço do 23º Festival de Inverno de Garanhuns

A 23ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), que aconteceu entre os dias 18 e 27 deste mês, deixou um saldo positivo para o município. A Prefeitura de Garanhuns, em parceria com a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e Secretaria Estadual de Cultura, desempenhou papel de grande importância para o sucesso do evento. Os servidores municipais envolvidos trabalharam diuturnamente para atender às necessidades de suas pastas e assim concretizar um planejamento de meses.
Em 23 anos de história, o evento se consolidou como uma boa opção para os apreciadores da diversidade cultural, sejam eles garanhuenses ou vindos de outros municípios do Brasil e de fora do país. A variedade de segmentos – música, cinema, teatro, dança, circo, artesanato, cultura popular, design, moda, fotografia, patrimônio, literatura – se expandiu em 11 polos da programação, que trouxe mais de 500 atrações para se apresentarem e mostrar o significado da beleza e da força do povo nordestino.

Abaixo, o balanço por algumas autarquia/secretaria responsável:


Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT):
Todas as atividades da autarquia foram realizadas em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran) e o 9º Batalhão de Polícia Militar. Para garantir que o trabalho fosse um sucesso, a AMTT contou com os próprios agentes da Autarquia, além de 15 orientadores de trânsito da “Turma do FON FON”, 21 agentes de trânsito do Detran, 13 profissionais da Lei Seca, além de oito homens do Pelotão de Trânsito do 9º BPM.

Antes mesmo do Festival de Inverno ser iniciado, a autarquia entrou em ação realizando o credenciamento antecipado dos moradores e comerciantes para que estes tivessem livre acesso às suas residências e/ou aos locais de trabalho. As principais vias de entrada e saída dos polos foram interditadas garantindo, desta maneira, mais tranquilidade aos que se decolavam diariamente pela cidade.

Segundo Ana Rossini, presidente da AMTT, as ações tiveram êxito graças ao planejamento realizado. “Tivemos aproximadamente 100 pessoas espalhadas estrategicamente pelas principais avenidas da cidade. Contamos com uma equipe de educação para o trânsito que muito contribuiu para a diminuição de autuações, fazendo com que o número caísse de dez, registrado ano passado, para quatro multas por dia. Isso mostra que de fato a AMTT vem cumprindo o seu papel, fazendo com que os condutores se enquadrem dentro da Legislação”, destacou.

A Polícia Militar recolheu 41 veículos, o Detran recolheu quatro e a AMTT tirou 17 automóveis de circulação, já que os mesmos se encontravam estacionados em locais não permitidos. Durante todos os dias do FIG a AMTT realizou um plantão para os motoristas que tiveram seus carros recolhidos pudessem liberá-lo com mais agilidade.

Com relação às multas, a PM contabilizou a abordagem em mil condutores de veículos e 500 motociclistas, sendo que, destes, 203 receberam multa pelas mais diversas infrações cometidas (18 foram por alcoolemia).

Os agentes do Detran aplicaram 521 multas - 55% foram por causa do uso do não-uso do cinto de segurança; 25% por falar no celular; 10% por ultrapassar o sinal vermelho e 10% outras irregularidades. Numa análise mais minuciosa, ao dia, cada agente aplicava de 3 a 4 multas. Em 2012, cada agente aplicava de 10 a 12 multas – uma redução de 70%.


Assistência Social:
Com o compromisso de proteger a criança e o adolescente, a Secretaria de Assistência Social, numa parceria com a Secretaria da Criança e Juventude de Perbambuco, Conselho Tutelar e Juizado Especial, atuou em todos os polos, com 35 educadores sociais divididos em todos os turnos. 

Inicialmente, os trabalhos da equipe da Assistência do Município, foram voltados à adesivagem em barracas, carros, bares e restaurantes. A ação foi de combate à venda de bebidas alcoólicas a menores, bem como a exploração sexual e o trabalho infantil, servindo de alerta a toda a população local. 

Como reforço, um espaço de proteção às crianças de risco foi montado no Festival. Lá foram abrigados menores, filhos de barraqueiros que trabalharam no Festival, vendendo os seus produtos. O espaço de atividades lúdicas e dotado de TV e Vídeo ainda ofereceu lanches aos pequenos. Turistas, bem como o público que transitava pelo evento também recebeu orientações acerca dos menores, e de forma elogiosa à equipe, reconheceram a importância das informações adquiridas. Incumbidos do ofício os educadores sociais alertaram, além da bebida alcoólica, que ajudas (esmolas) não fossem dadas às crianças e adolescentes, e na sequência explicavam todo o programa quanto à ação.
Atuante, a equipe de educadores da Assistência Social fez abordagens e sensibilizações com sucesso, uma vez que conseguiu levar adolescentes às suas casas, por meio do Conselho Tutelar.


Agricultura e Meio Ambiente:
Foram realizados cortes dos eucaliptos do Parque Euclides Dourado para prevenção de acidentes, sendo suprimidos 20 eucaliptos ao todo, incluindo as árvores já mortas; manutenção e revitalização do espaço do Parque Euclides Dourado, como por exemplo, ajuda nas pinturas e pequenas reformas; fiscalização e controle dos ambulantes no Parque Euclides Dourado, no Espaço Colunata e nas principais ruas do centro; apoio às empresas e também à Fundarpe na montagem das estruturas do FIG.


Cultura:
O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, contratou, diretamente, 46 artistas para participarem do Festival de Inverno. Outros nove foram indicados para a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), para serem contratados pelo Estado, totalizando, assim, 55 artistas na grade de programação. Outros dois foram convidados sem nenhum custo.

O pagamento dos contratados será feito sem descontos. O cachê será pago integralmente, sem descontos. O valor total ficou em torno de 140 mil reais. 

Quinze indicações de artistas de instituições do município e da região foram feitas para que se apresentassem no Palco da Cultura Popular, Casarão das Artes e Pontos de Cultura. 

Os servidores da respectiva pasta deram suporte à grade de programação e na infraestrutura do evento, incluindo a distribuição de ingressos do teatro, circo e pavilhão de dança. A infraestrutura de todo o Teatro Luiz Souto Dourado e do Antigo Fórum passaram por reformas para receber as demandas do FIG.


Vigilância Epidemiológica: 
Os servidores envolvidos realizaram notificações e investigação de emergências de saúde pública; orientação de medidas de controle para impedir a ocorrência de novos casos; promoção das ações de prevenção e controle através de panfletagem e orientações à população das seguintes doenças: Meningites, Hanseníase, Tuberculose, Tabagismo, Dengue, Hipertensão, Violências, Diabetes e Febre Amarela;

Também foi feita uma exposição de banners das ações executadas no município pela Vigilância Epidemiológica; cadastro de participantes para o tratamento do fumante disponível no município pelo programa de controle do tabagismo com distribuição de medicamentos (adesivos de nicotina, pastilhas de nicotina e Bupropiona 150mg), disponível na Vigilância Epidemiológica do município;

Além de divulgações do Programa de Controle do Tabagismo implantado no município de Garanhuns; do Núcleo de Prevenção e Vigilância de Violências implantado recentemente; da Cartilha de Orientação ao Atendimento às Vítimas de Violência do município de Garanhuns, publicada em Maio de 2013 pela Vigilância Epidemiológica e Secretaria de Saúde de Garanhuns.

Ações (inspeção de estabelecimentos e notificação) em equipe junto à assistência de enfermagem e vigilância sanitária e uma apresentação das ações executadas pela Vigilância Epidemiológica e Educação em Saúde de Garanhuns no Chalé de Exposição da V GERES. (O município foi inscrito e selecionado para esta apresentação na Praça Guadalajara).


Coordenadoria da Mulher:
A equipe da Coordenadoria atuou na execução da campanha “Entre homem e mulher o que bate é o coração”. Numa parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar, foram distribuídas camisas e panfletos, além de adesivos. Algumas vias da cidade também receberam a divulgação da campanha com a instalação de faixas com mensagens de sensibilização. 


Educação:
As duas creches vinculadas ao município funcionaram durante todo o dia para dar suporte às ocorrências com crianças que estavam nas ruas. A ação, em combate a vulnerabilidade social, levava as crianças para o convívio pedagógico com brincadeiras e alimentação.

A Praça da Palavra, instalada na Praça Souto Filho, recebeu estandes com programação especial. A Academia de Letras de Garanhuns teve espaço reservado no local, que funcionava durante todo o dia.

Sessenta servidores da Secretaria Municipal de Educação foram voluntários em ações gerais durante o 23º Festival de Inverno de Garanhuns.


Direitos Humanos e Cidadania:
A secretaria deu apoio ao camarote da Acessibilidade, atendendo a mais de 300 pessoas, entre elas, pessoas com deficiência, idosos, e pessoas com doenças crônicas. Também apoiou a infraestrutura de diversos polos de apresentação cultural, onde foi necessário o uso de recursos de áudio descrição e libras, como: teatro, cinema, circo, palco de danças e outros, como também no espaço de mamulengos com o "dominó" para cegos.

A equipe ainda recepcionou cerca de 50 pessoas que integram o projeto "Encontro na Estrada", vindos do Recife e que são pessoas com necessidades especiais, e talentosas como artistas plásticos, músicos, escritores e fotógrafos. A SDHC acompanhou o grupo em um City-tour nos principais atrativos turísticos. Dentre outras atividades o talentoso grupo abrilhantou o FIG com uma apresentação musical no "Casarão", que deixou encantados a todos que ali estavam. 


Centro de Controle Ambiental: 
O Departamento de Vigilância Sanitária atuou de diversas formas no 23º Festival de Inverno de Garanhuns. A equipe realizou cadastros, inspeções, termos de notificação e autos de apreensão e inutilização na Praça Guadalajara, Parque Euclides Dourado e com uma equipe itinerante

Praça Guadalajara
Cadastros realizados = 159
Inspeções realizadas = 1.590
Termos de notificação = 16
Autos de apreensão e inutilização = 29

Parque Euclides Dourado
Cadastros realizados = 60
Inspeções realizadas = 600
Termos de notificação = 01
Autos de apreensão e inutilização = 11

Equipe Itinerante
Cadastros realizados = 08
Inspeções realizadas = 08
Termos de notificação = 06
Autos de apreensão e inutilização = 07


|SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL|
Apuração e textos 
Cássia Amaral | Cloves Teodorico | Ilana Dias
Assessoria de Comunicação Social e Imprensa

Marcella Valença
Diretoria de Imprensa

Jacqueline Menezes
Secretária de Comunicação Social

FONTE: Secretaria de Comunicação de Garanhuns

=> Resultado dos surdos que receberão o celular do Projeto Nambiquara


No inicio de julho, o BLOGATIVO divulgou o vídeo em Libras com o conselheiro do COMUDE Garanhuns (Felipe Lima) convocando os surdos para se inscreverem no Projeto Nambiquara para participar da seleção para recebimento de celular gratuito com dispositivo especial para facilitar a comunicação do surdo. A lista com os aprovados e com poucas pendências de documentos pode ser observada ao clicar no link: http://www.portais.pe.gov.br/web/sedsdh/112/#resultado_nambiquara

terça-feira, 30 de julho de 2013

=> VI Concurso Escolar de Educação Ambiental - CEEA


Este ano acontecerá a sexta edição do Concurso Escolar de Educação Ambiental (VI CEEA), contando com as mesmas modalidades da edição anterior. O CEEA é direcionado para escolas de Garanhuns, tanto urbanas quanto rurais, e as inscrições iniciaram em 19 de julho e vão até 19 de setembro (quinta-feira).

No dia 28 de setembro (sábado), ocorrerão as provas de: Desenho em Tema Ambiental (1º-5º ano); Redação em Tema Ambiental (1º-5º, 6º-9º e ensino médio); Cordel em Tema Ambiental (fundamental e médio); assim como a confecção da letra da modalidade Paródia em Tema Ambiental e apresentação dos projetos das escolas na modalidade Educação Ambiental Continuada (um projeto por instituição de ensino). 

Em 05 de outubro (sábado), ocorrerão as apresentações das paródias, no Centro Cultural. 

Já em 12 de outubro (sábado), haverá a premiação de todas as modalidades. 

As inscrições são gratuitas e feitas exclusivamente pela internet, sendo que mais informações e o link para visualizar os regulamentos das modalidades e para efetuar a inscrição estão disponíveis no site da Prefeitura Municipal de Garanhuns, em ícone do lado direito abaixo, ou pelo Facebook (https://www.facebook.com/events/1391478744407013/). 

Segundo o professor, vice-presidente do CODEMA e coordenador do CEEA - Marcos Renato: “este é o maior concurso de educação ambiental do país em número de modalidades e o único em que as atividades são realizadas na hora, de surpresa, garantindo a idoneidade e igualdade de concorrência.... todos os participantes recebem certificados de participação e os três primeiros colocados em cada modalidade recebem premiação. No ano passado a premiação foi uma excursão para a Reserva Ecológica Carnijó, uma oportunidade de lazer e convívio com a natureza. Em anos anteriores foram entregues prêmios materiais, como bicicletas e aparelhos de DVD. Este ano os prêmios ainda não foram definidos e dependem, inclusive, do apoio de patrocinadores”.


FONTE: CODEMA Garanhuns

=>Capacitação de Merendeiros(as) Escolares foi realizada nesta terça-feira (30)

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação, promoveu nesta terça-feira (30), nas dependências do Clube AGA, a primeira formação do ano direcionada aos merendeiros(as) que atuam nas Escolas da Rede Municipal. O Prefeito Izaías Régis junto a Janecélia Marins, secretária de Educação participaram do encontro, bem como Dom Fernando Guimarães, Bispo Diocesano de Garanhuns e demais membros da equipe da Secretaria de Educação.

O evento, direcionado a cerca de 140 profissionais, teve como objetivo promover uma integração entre eles, bem como despertar o interesse pela melhoria da qualidade da alimentação servida nas instituições municipais, e avaliar as ações desenvolvidas no primeiro semestre deste ano, orientando as ações para o próximo semestre.

Durante o encontro os merendeiros(as), tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra, ministrada pelas nutricionistas Vanessa Carvalho e Karoline de Oliveira, explorando a temática: “Inclusão dos merendeiros(as) escolares no processo educativo”, em conformidade com o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.

Para a merendeira Vera Lúcia Rodrigues, que atua há 19 anos na Escola Silvino Almeida, foi muito significativo o momento de formação direcionado à classe. “Pra mim é sempre muito importante momentos como esses. Aqui temos a oportunidade de nos encontrarmos e ficarmos por dentro das novidades. Além do que através das palestras com as nutricionistas teremos como nos aperfeiçoar e levarmos novas ideias para a escola, procurando fazer o máximo para os alunos. Fico feliz quando o aluno lancha, vem repetir e diz que estava gostoso. Pra mim isso é tudo”, argumentou.

Ainda na oportunidade, todos os merendeiros(as) presentes após o coffe break receberam um kit contendo um avental, touca e caneca. Ao fim do evento houve o sorteio de diversos brindes.

Texto: Ilana Dias
Foto: Marcella Valença (Secretaria de Comunicação de Garanhuns)

segunda-feira, 29 de julho de 2013

=> Peça teatral gratuita será apresentada amanhã em Garanhuns

Amanhã (30 de julho), o espetáculo "Luis Antônio Gabriela" da Cia Mungunzá de Teatro (São Paulo – SP) estará realizando única apresentação gratuita às 20h no Teatro Luiz Souto Dourado (Centro Cultural de Garanhuns). Não será feita a distribuição de ingressos, as pessoas podem chegar 15 minutos antes do início do espetáculo. 

A Classificação Indicativa do espetáculo é 16 anos e será rigorosamente respeitada. 

O Espetáculo é uma lição de Vida. Lindo. Tem muito a ensinar.



FONTE: Lílian Ferreira (Supervisora de Cultura do Sesc Garanhuns )

=> A 19a Dobradinha Classe A foi pura animação


No último sábado (27), aconteceu mais uma edição da DOBRADINHA CLASSE A que existe tradicionalmente há 19 anos em Garanhuns no período do Festival de Inverno. A festa organizada por Kitty Lopes e decorada por Saulo Souza realizada no Chalé Recepções  / AGA tendo como atrações culturais: Ricardo França, Banda Piripak e o forrozeiro Petrúcio Amorim. Atendendo ao pedido da organizadora do  evento, o BLOGATIVO esteve presente (após a cobertura do making off da noiva postada na matéria anterior) e pode observar a animação das pessoas diante da apresentação da banda Piripak.

No final da festa, Kitty Lopes subiu ao palco para elogiar a banda que fez todos dançarem no salão e de sua vontade de que eles estejam tocando na próxima edição da Dobradinha; além de agradecer a presença de todos.

Para visualizar o registro fotográfico do BLOGATIVO, basta clicar na imagem abaixo.



=> Making Off da noiva Iara Silva (ganhadora da promoção do BLOGATIVO)

No dia 21 de maio, o BLOGATIVO lançou a promoção para as noivas que gostariam de concorrer a cobertura fotográfica para a internet no Making Off do seu casamento e como foi divulgado no dia 26 do mesmo mês o nome da ganhadora foi Iara Maria da Silva que se casou em pleno Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) no último  sábado (27 de julho) e a nossa equipe esteve no Salão de Ana Luiza para registrar a noiva  (Iara) e sua daminha de honra que também é sua sobrinha (Lara) se arrumarem para a cerimônia.

Para ver esse making off, basta clicar na imagem abaixo.

=> Ceaga recebe o Projeto Cultura Livre nas Feiras


O 23º Festival de Inverno de Garanhuns, proporcionou mais uma opção de interação com a população e os visitantes. O projeto Cultura Livre nas Feiras, que é uma realização do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura, tem por objetivo a popularização da cultura em suas diversas formas. Na manhã desse sábado (27), a Central de Abastecimento de Garanhuns (Ceaga), foi palco de diversas apresentações para os feirantes e compradores ali presentes. Participaram do momento a banda Os Coroas do Forró e o grupo de pífano Esquenta Mulher. As pessoas que passavam pelo local sempre davam uma paradinha para prestigiar o projeto que, logo em seguida, saiu em cortejo em volta da feira.



Nota: Wiliane Maurício / Cloves Teodorico
Foto: Wiliane Maurício
Edição: Cloves Teodorico (Secretaria de Comunicação de Garanhuns)

domingo, 28 de julho de 2013

=> XXIII FIG: Emoções " a flor da pele" na penúltima noite (Guadalajara)


A penúltima noite (26) do XXIII Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) no Palco Guadalajara foi marcada pela música clássica do Maestro João Carlos Martins e a Orquestra Jovem de Pernambuco que “passou o som” com cortinas abertas, atraindo o público mais cedo. A apresentação começou oficialmente com o Hino Nacional Brasileiro, seguido da Marcha Fúnebre (Beethoven) em homenagem a Dominguinhos começando as emoções da noite, tendo um momento de “quebra de protocolo” no qual o maestro sai da tradicional vestimenta preta de orquestra e veste uma camisa que ganhou dos “caminhantes do Parque Euclides Dourado” que nas costas tem a frase “Amo Garanhuns” e no braço a bandeira do município. Há 12 anos, o maestro sofreu um assalto e depois de 19 cirurgias ele voltará a tocar piano profissionalmente no final deste ano, mas enquanto ainda se recupera, ele “deu uma palinha” tocando “somewhere over the raiwbow” conhecida no Brasil como “Além do Arco-Íris” e terminando com a música “Trem das Onze”. Na qual o público interagia com palmas e no final “pediu a uma só voz: mais um”. Essa apresentação teve como telespectadores as presenças ilustres do Presidente da Fundarpe – Severino Pessoa e do Bispo de Garanhuns. 


Depois de uma música clássica que emocionou a todos, a noite foi marcada por atrações nordestinas como: a Pernambucana Kiara Ribeiro, o Cearense Raimundo Fagner, Banda Eddie (também de Pernambuco) e a Baiana Daniela Mercury.

Kiara Ribeiro ao entrar no palco, e a cantar a primeira música começou a soltar beijos a plateia dizendo que: para um artista a casa é o palco, e ela estava duplamente a vontade pois estava no palco e na sua terra cantando para amigos e ainda por se sentir em casa ficou descalça no palco”. Posterior ao seu show ela recebeu a imprensa local muito calorosamente na coletiva que respondendo a várias perguntas sobre o estilo musical, afirmou: preferir música nordestina (independente do estilo musical), mas a música baiana está nela, apesar de amar Garanhuns (Pernambuco).


O simpático Fagner, presente várias vezes no palco do FIG sempre ao ver alguma máquina direcionada para ele sorria de forma natural e sempre animando com suas músicas românticas como “Borbulhas de Amor” ou “Segura o Chororô” . Mas um dos momentos mais belos, foi quando cantou “Quem Me Levará Sou Eu” homenageando o seu amigo recém-falecido Dominguinhos. 

A Banda Eddie apresentou seu show “Original Olinda Style” com participação da baiana Karina Burh e do cantor Isaar. No qual passou por vários gêneros musicais.

Em anos de funcionamento do BLOGATIVO, sabíamos que algum dia de trabalho teria um veto, e infelizmente ele veio da produção de uma cantora na qual a criadora do BLOGATIVO (também fã das músicas que ajudaram a superar o obstáculo sério de saúde) excluiu a presença dos fotógrafos e blogs na coletiva de imprensa de Daniela Mercury durante o XXIII FIG. Nesse momento de insatisfação e tristeza, o maravilhoso artista Pernambucano Marcílio Montier que passava pela sala de imprensa tratou muito bem os profissionais e com brincadeiras levantou o animo (mesmo sem saber o acontecido), além de pousar em foto.
Foto com montier.


Para visualizar as fotografias deste dia, basta clicar nos links abaixo.


sábado, 27 de julho de 2013

=> FIG TUR: Novidade no 23º FIG trouxe comodidade aos turistas


Umas das novidades da 23ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns foi o FIG TUR. O projeto, que tem a intenção de diminuir o grande fluxo de veículos que circulam na cidade durante o evento e trazer comodidade e segurança aos turistas, trouxe mais uma opção para quem gosta de passear pelos pontos turísticos do município.

Os ônibus, devidamente identificados, param nos terminais, que também são personalizados com os adesivos, para que o cliente suba. Após isso, os turistas escolhem em quais polos do evento querem ficar. O veículo circula na cidade das 13h30 às 21h e aguardam a volta dos visitantes por cerca de uma hora. Para o usuário ter acesso ao serviço é necessário que ele esteja identificado com uma pulseira que é disponibilizada no hotel onde está hospedado. O valor diário custa 10 reais. As pulseiras também são adquiridas no próprio ônibus. Caso algum visitante se interesse pelo serviço e queira abordar os veículos em algumas das paradas personalizadas, basta que se informe com o motorista e pague o valor para usufruir do mesmo.

O professor de filosofia Clévio veio de Natal (RN) e está pela primeira vez em Garanhuns. Chegou sozinho, ontem, sexta-feira (26), e contou como descobriu o projeto. “Eu vi a informação pelo Facebook. Até cheguei a comentar e compartilhar porque achei muito bacana. Chegando no hotel, peguei mais informações na recepção e me venderam a pulseira. Me falaram que tinha o FIG TUR e que passava nos polos do evento, aí eu aproveitei pra me locomover pela cidade já que eu não a conheço”, comentou. Clévio também disse que resolveu vir à Garanhuns por causa do frio típico da cidade, já que onde ele mora esse clima, praticamente, não existe.

O FIG TUR é um projeto da Secretaria de Turismo do município em parceria com a empresa de ônibus São Cristovão. 

Texto: Samara Pontes
Edição: Cloves Teodorico (Secretaria de Comunicação de Garanhuns)
Foto: Secretaria de Turismo de Garanhuns 

=> Galeria das Artes abrigou a “Casa Pop Up Garimpo”


Um espaço para muitas competências. Um verdadeiro mosaico cultural de gente que sabe fazer a arte pernambucana. É assim que se traduz a Galeria das Artes, localizada no antigo Fórum de Garanhuns, durante o Festival de Inverno.  O local abrigou vários trabalhos de Design e Moda, Fotografia e Artes Visuais. Um dos ambientes de destaque do espaço foi o Casa Pop Up Garimpo, que atuou como suporte para o gerenciamento de novos negócios da moda pernambucana, bem como do seu crescimento. A prestação de serviços é para quem atua de forma inicial no mercado. O Casa Pop Up é um tipo de consultoria à pessoas que precisam aprender a gerir o negócio da moda, configurando-se numa espécie de incubadora de talentos.

No Garimpo, a apresentação de dezesseis incubados ficaram expostos nas paredes, como forma de divulgar duplamente os trabalhos. Tanto o de quem recebe a consultoria, quanto o da referida casa prestadora do trabalho. A design Maria Ribeiro, por exemplo, foi um dos destaques do local. Acompanhada pelo Garimpo desde 2007, o produto que leva seu nome, está em expansão e três lojas já foram abertas. O ambiente apresenta trabalhos de acompanhamentos à empresa especializada em cenografia urbana como a árvore flutuante natalina em Recife, e até acessórios cortados a laser e estampas do Melk Z-Da.

Neste sentido, outro diferencial visto no espaço foi o QR-CODE. Um tipo de código de barra que serviu para levar ao site ou facebook da marca, facilitando assim, as compras online, bem como interações com a própria marca. “O acesso é rápido e funciona em todos os aparelhos smartfones. Bastando apenas baixar o aplicativo, que funciona para baixar o código”, declarou Íris Marques, produtora do local, se referindo aos serviços prestados a 2 Primas, outra marca de moda incubada pela Casa Garimpo, e detentora do QR - CODE. “O artista pensa muito no criativo e não consegue conciliar a parte gerencial do negócio. Sendo assim o Garimpo dá este suporte”, declarou Wilton Terto, outro produtor do espaço.

O Casa Pop Up Garimpo exerceu grande importância no FIG, uma vez que serve de vitrine para mostrar ao público o trabalho de artistas que acreditam em sua arte, mas precisam do suporte gerencial do seu talento. O local é atrativo a novos Designs da região interessados em mostrar suas competências. “O Garimpo pode até render uma projeção internacional, tendo em vista, já ter estado em Londres”, afirmou Íris Marques. O Casa Pop Up Garimpo é de Recife.

Texto e fotos: Cássia Amaral
Edição: Cloves Teodorico (Secretaria de Comunicação de Garanhuns) 

=> Apresentações do Palco de Cultura Popular animaram o público do FIG


Nessa sexta-feira (26), penúltimo dia de apresentações do Palco de Cultura Popular, dentro da programação da 23ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns, a Orquestra Metais do Frevo, fundada em Garanhuns em 2006, fez o público presente dançar ao som de um dos ritmos mais contagiantes de Pernambuco. Canções como: “Trombone de Prata”, “Frevo e Ciranda”, “É bom demais” e “Nos quatro cantos”, contagiaram uma numerosa plateia que se reuniu no Largo do Colunata. Um dos momentos mais aplaudidos da apresentação, foi quando o Maestro Spok, referência no quesito frevo, subiu ao palco para participar do show.

Na sequência, a troça carnavalesca Mista Cachorro do Homem do Miúdo, que está na ativa desde 2010, alegrou os presentes com muita dança. A agremiação carnavalesca, considerada a mais antiga do Brasil, foi muito aplaudida após sua apresentação.

Outro grupo que encheu os olhos daqueles que acompanhavam a programação foi o Caboclinho União Sete Flechas, de Goiana (PE). Como é tradição, os participantes, vestindo roupas de índio e usando cocares e adornos com penas coloridas e munidos de arco e flecha, dançaram a bacuba, o perré, bem como a tesoura, o baião e a macumba, que são típicas do Caboclinho.

Segundo José Mário Vieira, 53 anos, o Palco de Cultura Popular é o mais bonito de todo o evento. "Sempre que posso venho a Garanhuns prestigiar as atrações do Festival. Como moro em Arcoverde e é relativamente próximo, procuro me organizar para chegar mais cedo e apreciar a cultura popular tão ricamente mostrada aqui. Tenho muito orgulho de fazer parte de um Estado que dá valor a este tipo de tradição", comentou o bancário.

Logo após a apresentação do Caboclinho, o palco recebeu o Maracatu de Baque Solto Piaba de Ouro. Em seguida, o Mestre Luiz Paixão fez a animação com sua rabeca. O encerramento da programação de ontem se deu com o grupo Afoxé Oxum Pandá.

Texto e foto: Ilana Dias
Edição: Cloves Teodorico (Secretaria de Comunicação de Garanhuns)

=> SAÚDE: Central de Regulação começa a funcionar na segunda-feira


Na tarde dessa sexta-feira (26), o prefeito Izaías Régis e o secretário de Saúde, Harley Davidson, juntamente com o secretário estadual de Saúde, Antônio Carlos Figueira, inauguraram a primeira Central de Regulação Regional de Pernambuco. O principal objetivo da iniciativa é tentar acabar com as filas para a marcação de consultas e exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Em suas palavras, Antônio Figueira fez várias considerações referentes ao avanço da infraestrutura de saúde, principalmente no primeiro semestre de 2013. “Garanhuns realiza hemodiálise, ressonância magnética, tomografia, UTI, o prefeito já conseguiu, em apenas sete meses de gestão, implantar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, e agora a implantação da Central de Regulação, a primeira em nosso estado”, disse.

O líder municipal parabenizou a equipe da Secretaria Estadual de Saúde pelo treinamento que deu à equipe de Garanhuns e elogiou a determinação e o empenho de todos na implantação desse novo serviço. “Toda a administração tem que ser moderna e sempre com o pensamento voltado para a qualidade de vida da população. A minha felicidade só poderá ser alcançada quando eu ver o povo de Garanhuns feliz”, comentou.

Após do descerramento da placa, as autoridades presentes na cerimônia visitaram as instalações do local e assistiram a uma breve apresentação feira pelo secretário Harley Davidson, que mostrou como o serviço de marcação funcionava antes e como funcionará a partir da próxima segunda-feira (29).

Texto e foto: Marcella Valença
Edição: Cloves Teodorico (Secretaria de Comunicação de Garanhuns)

=> XXIII FIG: Sofisticação no Parque Ruber Van Der Linden (26 de julho)


Na penúltima noite do XXIII Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) no Parque Ruber Van Der Linden (mais conhecido como Pau Pombo) foi marcada por sofisticação através do pólo de música instrumental com apresentações de: Orlito Blues; Sid 3 Sacrifício e Fé; João Paulo Albertim; Louise Wooley dentro do parque ecológico,  que é arborizado, com flores raras, fontes de água, grutas e pássaros.

Bristô Escola Senac esteve presente pelo terceiro ano consecutivo no espaço trazendo oficinas gastronômicas vespertinas gratuitas e comercializando os pratos de seu cardápio a noite. O BLOGATIVO esteve conversando com Ana Karinina (supervisora SENAC Garanhuns), segundo ela:o objetivo do espaço é propiciar oportunidades dos estudantes do Senac adquirirem experiência e habilidades ao tratar com o público consumidor (clientes) atendendo por noite uma média de 35 pessoas com qualidade e requinte (tudo orientado pelos docentes); dos produtos mais consumidos estão: os vinhos e founde, apesar de também trabalharem com: entradas, prato principal,e sobremesas . Nas oficinas diurnas, o Senac atente por volta de 20 a 25 pessoas no bristrô.

Para visualizar o registro fotográfico, basta clicar na imagem abaixo.

=> NOTA – DECRETO DE LUTO OFICIAL

O PREFEITO DE GARANHUNS NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES DECRETOU LUTO DE TRÊS DIAS PELA MORTE DO SENHOR MARCOS ANTONIO CARVALHO DO NASCIMENTO, SERVIDOR DA SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO DA PREFEITURA DE GARANHUNS, HÁ MAIS DE VINTE ANOS. DURANTE OS DIAS DE LUTO, A BANDEIRA DO MUNICÍPIO FICARÁ HASTEADA A MEIO MASTRO. O PREFEITO IZAÍAS RÉGIS APROVEITA TAMBÉM PARA MANIFESTAR SOLIDARIEDADE À FAMÍLIA DO SENHOR MARCOS ANTONIO CARVALHO DO NASCIMENTO, NESTE MOMENTO DE GRANDE PERDA E TRISTEZA.

FONTE: Secretaria de Comunicação de Garanhuns

=> Lançamento do livro "A menina que falava com as coisas"

Na tarde de ontem (26 de julho), dentre das programações culturais literárias do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) do SESC Garanhuns houve o lançamento da segunda edição do livro de Luzenette Laporte intitulado: “ A menina que falava com as coisas”. A primeira edição do livro foi realizada há 17 anos (1986) pela Editora Vozes, e a atual edição que tem como ilustradora Joana Velozo está sendo pela Editora CEPE. 



Marcilene Silva (responsável pelos eventos literários do Sesc Garanhuns) conduziu a roda de conversa com a escritora nascida em Catende-PE mas que reiside há muitos anos em Garanhuns, onde já foi Secretária de Educação do município, sendo homenageada pelo SESC Garanhuns em 2008 com o nome nos Laboratório de Literatura e no FIG deste ano com o polo literário Praça da Palavra Luzenette Laporte.
Nesta roda de conversa, Luzennette falou sobre o seu livro aborda a criança dentro “da gente”  e da inocência que uma criança não perde desde que tenha amor, carinho e educação. Sobre a escolha do nome da personagem principal Lúcia (que significa LUZ) veio por dois motivos: o primeiro que seu nome seria o da personagem e o segundo a homenagem póstuma a uma prima falecida. 


Depois da roda da conversa, o público pode observar 2 atores de Recife encenado de forma interativa a leitura de trechos do livro no qual a menina Lúcia que conversa com as coisas que escreve uma carta a ONU (Organização das Nações Unidas) pedindo uma consciência humana em defesa da natureza.


Após o teatro, enquanto acontecia um coquetel de lançamento, a escritora autografava os livros dos leitores infantis e adultos.  Dentre as leitoras, que esteve aguardando na fila muito educadamente para receber o autógrafo sem regalias apesar de seu cargo político foi a Secretária de Cultura de Garanhuns – Cirlene Leite.


Na fotografia a seguir estão: as criadoras do livro Luzenette Laporte(escritora), Joana Velozo (ilustradora) junto com organizadora do evento Marcilene Silva (responsável por literatura Sesc Garanhuns) e Cirlene Leite (Secretária de Cultura de Garanhuns).


Para visualizar o registro fotográfico do BLOGATIVO, basta clicar na imagem abaixo.


=> Diversidade de estilos marcou a noite de shows na Guadalajara quinta-feira (25)


A noite dessa quinta-feira (25) reuniu diversos estilos musicais para dar início ao final de semana mais movimentado do Festival de Inverno. Milhares de pessoas passaram pela Praça Guadalajara durante esses últimos dias. Ontem, o público foi acompanhar os shows de Os Batata, Thais Gulin, a banda portuguesa Deolinda , Cidadão Instigado e a atração principal da noite, Spok Frevo Orquestra com Elba Ramalho.

Os Batata fez a abertura da noite surpreendendo a todos e eletrizando a praça com os sucessos do rock brasileiro dos anos 80. Em seguida, a multidão se encantou com todo charme e suavidade de Thais Gulin e do grupo Deolinda. O encerramento da noite ficou por conta da Spok Frevo Orquestra e Elba Ramalho que cantaram os sucessos típicos do frevo pernambucano. Com uma “pegada” que só o frevo tem, não deixou ninguém parado.


Texto e foto: Renand Zovka
Edição: Cloves Teodorico (Secretaria de Comunicação de Garanhuns)

=> Diversidade Cultural no Parque Euclides Dourado


Nós somos muitos. Somos índios, portugueses, holandeses, franceses, ingleses e africanos. Nós somos povo. Gente que se misturou e do interior à capital, fez de Pernambuco um Estado multicultural. Mundialmente conhecido por suas cidades históricas, pelo seu carnaval e sua intensa produção patrimonial, que abrange os bens materiais e imateriais, pois em diferentes tempos históricos, diversas nações das nossas raízes, foram as responsáveis por isso. Seja marcando a nossa paisagem ou o nosso cotidiano, mas sempre nos deixando o legado para a extensa riqueza cultural pernambucana, que pode ser prestigiada durante o Festival de Inverno de Garanhuns – FIG, por meio da Exposição “Raízes e Asas”, abrigada pelo Espaço Patrimônios de Pernambuco, localizado no Parque Euclides Dourado.

A intenção dessa iniciativa é mostrar ao público do evento a contribuição das diversas nações, para a constituição das nossas raízes pernambucanas, e, a partir destas, nossas próprias características. Sendo assim, ganhamos “Asas” e delineamentos próprios, unindo diversas particularidades num só lugar.

POR DENTRO DA HISTÓRIA

No espaço que abriga um amplo acervo da nossa cultura, por exemplo, registros pré-históricos informam que abrigos em Furna do Estrago, localizados em Brejo da Madre de Deus, foram muito utilizados como cemitério indígena, onde os nativos eram enterrados em formato fetal. Nos achados arqueológicos também constam a pedra do letreiro. Um tipo de comunicação que eles utilizavam entre si. As marcas deixadas nos sítios históricos, tanto em Furna, quanto no Vale do Catimbau, falam da origem dos primeiros habitantes, que mesmo sem a comprovação oficial da etnia, iniciaram a história de Pernambuco.

Elementos artesanais destinados à caça e pesca, o conjunto de trançados, o uso de materiais como esteiras, redes de dormir, alimentos como o milho, a mandioca o cará, bem como frutas, a arte plumária, adornos, instrumentos musicais e as palavras de origem indígena, passaram a fazer parte do nosso cotidiano. Porém, são heranças herdadas das tribos Tabajaras e Caetés, estabelecidas em nosso Estado, de acordo com estudos sobre os indígenas. O fato é que eles contribuíram com a nossa identidade local até hoje.

A Exposição patrimonial também mostra os novos costumes impostos e apreendidos com o domínio Português, que promoveram o desenvolvimento da cultura do açúcar e seus engenhos, bem como a religiosidade, fortemente observados no legado da arte sacra, pois ao longo do século XVI várias igrejas foram construídas, com destaque para a de Igarassu, marco inicial da arquitetura. Nas nossas Raízes e Asas, também constam holandeses que se estabeleceram em nossa capital Recife, que além de Maurício de Nassau, trouxeram uma comitiva de pintores, escultores, astrônomos, arquitetos, bem como outros cientistas, para a ordem das coisas, na referida colônia à época.

Em nossa história cultural também consta a expressiva influência inglesa, responsável pela instalação das ferrovias, a construção de estações ferroviárias, a introdução de vários produtos industrializados, e a construção de prédios públicos. Os franceses contribuíram com a chegada do engenheiro de Louis Léger Vanthier, o qual projetou o Teatro Santa Izabel, bem como o Mercado Público de São José, fonte inspiradora de outros edifícios neoclássicos.

Nossas raízes africanas, que também datam do período colonial, mostram que pessoas escravizadas eram trazidas para trabalhar em nossa capital. As disseminações dos redutos de fuga do trabalho escravo, os chamados Quilombos, foram se espalhando por todo o Estado, e as celebrações em casas de cultos afros, contribuíram com a formação da cultura de eventos como o carnaval, bem como as festas juninas. Traços afros como a capoeira o frevo, o baião, o coco, o xote e o xaxado, também são observados como elementos que influenciaram definitivamente a nossa cultura. O bairro de São José, por exemplo, virou reduto urbano negro, pelos vários trabalhos que eles desempenharam na referida localidade.

Texto e foto: Cássia Amaral
Edição: Cloves Teodorico e Jacqueline Menezes (Secretaria de Comunicação de Garanhuns)
 

=> Espetáculos de dança acontecem no Polo Euclides do 23º FIG


Na maratona cultural do 23° Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) tem espaço para a dança. E ele fica no Parque Euclides Dourado, que reúne atividades culturais em diversos pavilhões e palcos. Nessa quinta-feira (25), o público que chegou para prestigiar a dança teve oportunidade de conferir duas apresentações. Iniciadas às 16h30, “Sonhos” do Mangue Boys (Recife/PE) e “Sobre um Paroquiano” do Compassos Cia. de Danças (Recife/PE) formaram filas na bilheteria e lotaram os assentos do pavilhão.

A primeira apresentação “Sonhos”, do coreógrafo Esdlas Barbosa, teve duração de 30 minutos e classificação livre. De construção cênica e narrativa instigante, trouxe fortes elementos das danças de ruas. Bastante aplaudida, conseguiu atrair a atenção da plateia que gostou do estilo hip hop de tom realista e veemente engajado com a causa da transformação humana. Após um curto intervalo de cinco minutos, foi a vez de “Sobre um Paroquiano” com sua poesia dançante que tratou dos conflitos de uma família pequeno-burguesa decante. Houve valorização dos gestos num espetáculo intimista.

Dado Sodi, coordenador do espaço da dança e do teatro para a infância, explicou que a retirada dos ingressos para os espetáculos inicia-se às 14hs, sendo que cada adulto pode adquirir três ingressos e cada criança apenas um. Ainda reforçou que após o início das apresentações não é permitida a entrada no pavilhão. Para ele, o público tem entendido o funcionamento e a organização do evento. “É um legado do FIG esta formação do público”, ressaltou Dado.

Nesta sexta (26), “As canções que você dançou para mim” do grupo Focus Cia. de Dança (RJ) será apresentado pela primeira vez em Garanhuns. De renome internacional, a apresentação é um dos grandes destaques da programação da dança. Já no sábado (27), o palco será do “Compartilhados” (PE) que encerra o espaço da dança no 23° FIG. 

TEXTO: Gustavo Siqueira 
FONTE: Secretaria de Comunicação de Garanhuns

sexta-feira, 26 de julho de 2013

=> Projovem Urbano prorroga período de Pré-matrículas no do Agreste Meridional

O período de matrículas para o Projovem Urbano que encerraria nesta sexta-feira, foi prorrogado até 10 de agosto. Até o momento, cerca de 60% das vagas já foram preenchidas no agreste meridional.

Os interessados devem procurar uma das unidades de ensino que disponibilizam o programa ou a secretaria de educação do município (ÁGUAS BELAS, ANGELIM, BOM CONSELHO, CANHOTINHO, CAPOEIRA, CAPOEIRA, JUREMA, LAJEDO e SÃO JOÃO), portando cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, título eleitoral e certidão de nascimento ou casamento.

O Projovem Urbano tem o objetivo de promover a inclusão social dos jovens brasileiros entre 18 a 29 anos que, apesar de alfabetizados, não concluíram o ensino fundamental, buscando sua reinserção na escola e no mundo do trabalho.

Os estudantes terão aulas de disciplinas do ensino fundamental, como português, matemática e inglês e também receberão noções de cidadania e informática, alunos também participam de cursos de qualificação profissional nas áreas de Administração, são quatro as ocupações: Contínuo, arquivador. Alem de recebem uma bolsa auxílio no valor de R$ 100.

Para saber os locais de matrícula e outras informações sobre o Projovem Urbano basta ligar gratuitamente para o telefone 0800.722.7777, que funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 7h às 23h, além de sábados, domingos e feriados, das 8h às 20h.

=> Programação Internacional: Virtuosi na Serra é sucesso na Catedral de Santo Antônio


Pelo nono ano consecutivo, o Festival de Inverno de Garanhuns apresenta o projeto Virtuosi na Serra, com a direção artística e regência do chileno Rafael García e a Coordenação Geral de Ana Lúcia Altino.

O polo erudito é uma oportunidade de oferecer música da melhor qualidade ao público do FIG, superando o preconceito de que as pessoas têm dificuldade no acesso a esse tipo de apresentação. Os concertos na Igreja Matriz de Santo Antônio são divididos em duas partes: A primeira (de 19 a 22) incluiu a programação do Conservatório Pernambucano de Música e, agora, nessa segunda parte, a Catedral recebe o projeto Virtuosi na Serra até hoje (26), que predomina a apresentação de artistas internacionais.

Nessa quinta-feira (25), se apresentou o Duo da Eslováquia, composto pelos violinistas Andrej Baran e Adam Marec. O “Slavonic Duo” tocou em seu repertório obras de Paganini, Heitor Villa-Lobos e muitos outros. Também se apresentou o pianista russo Ilya Ramlav, de apenas 21 anos de idade. Estudante do Conservatório Tchaikowsky de Moscou, o artista tem em seu currículo uma série de prêmios em competições internacionais.

O Virtuosi é uma sociedade que promove, em média, seis festivais ao ano com características diversas nas suas apresentações, sempre trazendo o que há de melhor na música erudita nacional e internacional. Além de Garanhuns, cidades como Recife (PE), Gravatá (PE), São Paulo (SP) e Belém (PA) recebem esse belíssimo evento.

Nesta sexta-feira (26), o Virtuosi apresenta, a partir das 21h, o maestro João Carlos Martins (piano) em conjunto com a orquestra Jovem de Pernambuco e o regente Rafael Garcia. O fato desse evento ser na Esplanada Guadalajara é graças a um pedido do público que assistiu ao concerto na edição anterior.  A Catedral não comportou a quantidade de pessoas no local. Muita gente foi conferir a apresentação desse grande maestro brasileiro que se tornou popular graças ao seu talento e a sua belíssima história de vida.

De acordo com a produção da Fundarpe, excepcionalmente neste sábado (27) para fechar a programação do IX Virtuosi na Serra, tem a curadoria dos artistas locais da Prefeitura de Garanhuns com o maestro Otávio Matias, em horário especial, das 16h30 às 18h.

Texto e fotos: Samara Pontes
Edição: Cloves Teodorico (Secretaria de Comunicação de Garanhuns)