A querida amiga, empresária e radialista Maria José Siqueira, apreciada em sua cidade natal de Brejão e em Garanhuns (localizadas no Agreste Meridional Pernambucano Brasileiro) por vasto conhecimento histórico-cultural vivenciado em suas viagens nacionais e internacionais veio colaborar com a matéria publicada no BLOGATIVO no último dia 12, apresentando suas observações e registro fotográfico em sua viagem à Grécia ( mais precisamente Atenas e as Ilhas Gregas) que podem ser revistas ao clicar neste link e também apresentou os pontos turísticos de sua viagem à Moscou (Rússia) que também podem ser revistos neste outro link. E hoje será a vez de São Petersburgo (também na Rússia), lembrando que a Copa do Mundo FIFA de 2018 ou Campeonato Mundial de Futebol FIFA de 2018 se aproxima e será realizada na Rússia.
Quando se menciona Rússia, além da Copa que será realizada no próximo ano, logo se pensa: política, frio e vodka. Devido ao enorme frio no país, foram desenvolvidas técnicas da fabricação da bebida que é considerada uma das melhores vodkas no cenário mundial.
Moscou (capital da Rússia - já publicado anteriormente) é uma cidade monumental que propicia a passeios de contemplação e admiração à sua belíssima arquitetura e história. Porém as contemplações do país que sediará não se restringe à Moscou, por isso a matéria de hoje irá mostrar o que São Petersburgo pode oferecer aos turistas que conhecerão o país motivados pelo futebol.
São Petersburgo é a segunda maior cidade da Rússia, considerada a mais moderna e cosmopolita cidade russa e conhecida também como a "Veneza Russa", tem varias pontes na cidade, inclusive uma delas é o símbolo da cidade, que se abre ao meio durante a madrugada para permitir a passagem de grandes navios.
Diferente de Moscou que só se fala russo, em São Petersburgo muitas pessoas falam inglês. São Petersburgo, carinhosamente chamada por alguns como "Peters". Mas segundo o desabafo da nossa viajante sobre a cidade: "foi o lugar, no qual ela mais disse "UAU" por metro quadrado. Na cidade ainda se "respira" o período do Imperialismo Russo, com a "cara e a alma" dos Czares. E ainda continuou brincando, mas sem desrespeitar as importantes e "pomposas" cidades que já conheceu, como por exemplo: Paris, Viena, Londres, Budapeste, dentre outras. Para se ter uma ideia aproximado do que é São Petersburgo, basta somar as cidades conhecidas e multiplicar a quantidade e a altura dos Palácios por 10, e alega estar apaixonada pela cidade".
A cidade exala puro romantismo: no alto do verão a cidade
vive um hipnótico crepúsculo durante toda a madrugada, fenômeno conhecido como
"noites brancas " e no inverno, quando o sol do meio dia está
praticamente deitado no horizonte, provocando uma forte sensação de melancolia
preparando -o para uma longa e escura noite.
Principais Curiosidades e Pontos Turísticos de São Petersburgo, indicados pela nossa viajante:
-> A Igreja do Salvador sobre o Sangue Derramado é linda sob todos os ângulos, muito diferente das que estamos acostumados a ver no Brasil e nos outros países. Difícil dizer se ela é mais interessante por fora ou por dentro ( onde tem muitos mosaicos) e o tom dourado espalhado por todo o templo é um luxo que resumindo, só pode ser traduzido pela seguinte palavra: Igreja magnífica!
-> A Catedral de Kazan (localizada na Avenida Nevsky) é a réplica da Basílica de São Pedro em Roma, pois Nossa Senhora de Kazan é o ícone sacro mais venerado na Rússia.
-> A Catedral Ortodoxa de Santo Isaac (é a maior na cidade e considerada a quarta maior catedral no mundo) é famosa pelas colunas de mármore e esculturas.
-> O Museu Hermitage (localizado no Palácio de Inverno - a antiga residência oficial dos Czares) é o maior museu de Belas Artes do mundo com mais de três milhões de objetos de arte e peças da cultura mundial.
-> O passeio de barco á noite é maravilhoso, uma ótima opção de passeio, realmente imperdível, lembrando Veneza, ou ainda Rua da Aurora em Recife (capital pernambucana) pois corta a cidade com várias pontes e canais. .
-> O Palácio de Catarina, servia de residência de verão aos Czares russos e suas famílias;
-> Avenida Nevsky Prospect, a principal de São Petersburgo é bem movimentada com lojas e opções de restaurantes e várias igrejas . Andando a pé pela Avenida Nevsky você encontra a "placa" que testemunha o cerco de Leningrado (ofensiva do exército nazista durante a Segunda Guerra Mundial) com variada propaganda estampada nas calçadas.
-> Palacio de Peterhof ( Palácio de Verão de Pedro, o Grande) fica nos arredores de São Petersburgo com aproximadamente 40km de distância. Ele é um dos mais impressionantes Palácios existentes em todo planeta. Luxuoso complexo de Palácios com 64 fontes e jardins. No local, muitas pessoas andam vestidas como se fossem da realeza como príncipes e princesas. Essa experiência é imperdível.
PARA VISUALIZAR O REGISTRO DESTA VIAGEM, BASTA CLICAR NA FOTO ABAIXO.