quarta-feira, 31 de julho de 2019

=> SORTEIO



Estamos no período de término de férias escolares e período que antecede o Dia dos Pais que já foram garotos, então estarei sorteando com alguns parceiros os produtos do Frank Boy (conforme foto): 1 painel de parede em EVA;
1 arranjo de mesa em EVA com isopor;
1 boneco de feltro que vocês podem usar para decorar quarto ou festa infantil.

Para participar do sorteio é muito simples:

1) Seguir os seguintes Instagrans: @jornalista_amanda_maciel ;

2) Curtir a foto e indicar um amigo na foto oficial publicada no Feed de @jornalista_amanda_maciel .. 

3) morar ou estar disponível para buscar os prêmios ( caso seja sorteado) em alguma dessas cidades - Garanhuns, Olinda ou Recife, no local a combinar. 


**** O sorteio será realizado pelo sorteador e será divulgado no dia 10 de agosto de 2019.

BOA SORTE!!!

=> Patrulha Escolar promove orientação na volta às aulas


Instituições públicas e privadas serão visitadas nos horários de entrada e saída dos alunos

Inicia nesta semana, e segue até o próximo dia 09 de agosto, a Operação Volta às Aulas. Coordenada pela Gerência de Educação para o Trânsito (GET) da Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT), a ação consiste na abordagem de pais e estudantes de escolas da Rede Municipal de Ensino e privada com foco na conscientização da população para um trânsito seguro com respeito aos pedestres. A atividade disponibilizará material informativo. Um balanço do quantitativo de pessoas alcançadas será divulgado ao término da operação. 

De acordo com o gerente de Educação para o Trânsito, Gilvan Freitas, as visitas serão realizadas no início do turno matutino, às 7h; e na abertura do turno vespertino, às 13h. “Nosso objetivo é chegar tanto no aluno quanto do pai ou responsável que estiver conduzindo à rotina escolar e com isso gerar uma maior consciência sobre a responsabilidade coletiva que todos têm no trânsito. Nossa prioridade é desenvolver um trânsito com segurança e para isso a educação é primordial”, enfatiza o servidor. 

Nesta quarta-feira (31), estão sendo visitadas as escolas Mário Matos e Luiz Tenório; na quinta-feira (01), será a vez do Colégio Santa Sofia, Sesc e escola Adventista; na sexta-feira (02), a Patrulha Escolar chegará ao Colégio Monsenhor Adelmar da Mota Valença e no Colégio Joana Darc. O cronograma da semana entre os dias 05 e 09 de agosto será divulgado em breve. 


Fonte: Assessoria de Comunicação Social e Imprensa — ACSI
Texto: Cloves Teodorico — Secom/PMG
Foto: Aquilles Soares — Secom/PMG 

=> Pernambuco leva potencialidades turísticas para evento no interior de São Paulo


Ações e capacitação serão realizadas pelo turismo de Pernambuco em dois dias da 23º Feira Avirrp, em Ribeirão Preto

A Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, por meio da Empetur, participa, nos dias 2 e 3 de agosto, da 23ª edição da Feira Avirrp – promovida pela Associação das Agências de Viagens de Ribeirão Preto e Região na cidade do interior paulista.

Pernambuco participará do evento ocupando espaço no estande do Ministério do Turismo. No local, será apresentado todo o nosso potencial turístico por meio da distribuição de material promocional, de atendimento às caravanas de agentes de viagens e de reuniões de relacionamento.

“São Paulo ocupa o primeiro lugar no ranking de destinos nacionais na emissão de turistas para Pernambuco e é por isso que mais uma vez participamos da Feira Avirrp. Queremos mostrar todos os nossos atrativos, falar de Porto de Galinhas, de Noronha, do Recife e também dos nossos destinos do interior aos agentes de viagens para que eles conheçam e vendam cada vez melhor nosso Estado”, comenta o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.


---
FONTE / TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA 
SECRETARIA DE TURISMO E LAZER DE PERNAMBUCO 
EMPRESA DE TURISMO DE PERNAMBUCO (EMPETUR)
CENTRO CULTURAL CAIS DO SERTÃO
ARENA DE PERNAMBUCO

=> Avança acordo de cooperação técnica entre o Brasil e a OMT

Projeto prevê a realização de uma competição focada em tecnologia e qualificação para a alta gestão do turismo brasileiro

Comitiva técnica do Ministério do Turismo do Brasil finaliza últimos detalhes para o Brasil assinar termo de cooperação técnica com a Organização Mundial do Turismo (OMT), agência da Organização das Nações Unidas (ONU) especializada no setor de viagens. Em missão à sede da OMT, em Madri, técnicos do MTur definiram os termos para a instalação no Brasil de um hub de inovação para o turismo, a realização, em dezembro, de uma competição de tecnologia (hackathon), e um curso voltado para o uso de ferramentas digitais para melhorar a gestão pública do turismo.

“Vamos aproveitar a experiência de programas bem-sucedidos realizados em diversas partes do mundo para acelerar a curva de aprendizado e desenvolver o turismo brasileiro”, comentou o secretário-adjunto da Secretaria Executiva do Ministério do Turismo, Higino Brito. Entre os países que já realizaram eventos semelhantes estão Espanha, Chile, Colômbia e Argentina.

Pelo termo de cooperação técnica a ser assinado pelo ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, e o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, a agência internacional ficará responsável pela organização do evento em dezembro e pela instalação no Brasil de uma incubadora de startups focada no setor de viagens. Ainda em dezembro, será realizado um programa de qualificação para 50 gestores públicos do turismo no país. A ideia é compartilhar boas práticas já implementadas no mundo para alavancar o turismo.

A comitiva brasileira encontrou-se com Natalia Bayona, especialista sênior em Transformação e Inovação Digital da OMT; Martín Rodriguez Jugo, diretor da IE Business School, uma das mais reconhecidas escolas de negócio do mundo; e Miguel Angel Susino, da Consultoria Jurídica da OMT. Na pauta, também incluído o apoio do MTur para uma possível instalação de um escritório da OMT no Brasil. Na última década, o turismo foi responsável por um em cada cinco empregos gerados no mundo. Atualmente o setor responde por 10,4% do PIB mundial e 319 milhões de empregos.

FONTE / TEXTO: ASCOM DO MINISTÉRIO DO TURISMO

terça-feira, 30 de julho de 2019

=> BALANÇO DO FIG É DIVULGADO


Na manhã deste sábado (27) a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) fez balanço desta sua 29º edição do Festival de Inverno de Garanhuns, que encerra, hoje.

Na coletiva, presenças do presidente da Fundarpe Marcelo Canuto, da vice-governadora de Pernambuco Luciana Santos, do prefeito de Garanhuns Izaías Régis, dos Deputados Estaduais Sivaldo Albino e Valdemar Borges, do Deputado Federal Tadeu Alencar, além do Secretário Estadual de Cultura do Estado Gilberto Freire Neto.

O empresário e figura pública Givaldo Calado de Freitas prestigiou a coletiva, que contou, ainda, com o prestígio de inúmeras pessoas do trade turístico estadual.

Para Marcelo Canuto O FIG foi harmonioso. "As 14 linguagens que tiveram a oportunidade de passar pelos 21 polos do FIG e puderam se sobressair”, comentou Canuto.

Ainda de acordo com ele, estima-se que cerca de 600 mil pessoas passaram pelos diversos polos do FIG nesses dez dias, colocando-o na condição de um dos maiores de suas vinte e nove edições. "Agora vamos trabalhar para a próxima, a 30º que será simbólica e entrará para sua história”, disse Marcelo.

O Deputado Sivaldo Albino destacou a importância do FIG e sua grandeza, além de ter destacado a parceria dos governos Estadual e Municipal. “Nosso amigo Givaldo Calado de Freitas, que está aqui, é um grande parceiro do FIG”, comentou Sivaldo.

Para Givaldo o FIG é o maior produto cultural de Pernambuco, impactando 52 segmentos da economia, inclusive os próprios poderes em suas esferas municipal, estadual e federal. Por isso mesmo o defendo com tanto entusiasmo, inclusive na defesa de sua extensão para trinta dias com quatro finais de semana.


A Vice Governadora encerrou a coletiva falando sobre a identidade do FIG. “A cultura afirma a expressão de todas as linguagens que o FIG consegue reunir. É uma riqueza que faz jus à diversidade cultural de Pernambuco.”

Que acrescentou: “além da economia, Givaldo, do grande impacto econômico que gera no comércio e na rede hoteleira.”

FONTE / TEXTO: Ezandra Ribeiro - Jornalista e Assessora de Comunicação
Fotos Ezandra Ribeiro 

=> Inscrições abertas para o XII Concurso Escolar de Educação Ambiental


Alunos, professores e gestores podem se inscrever até o dia 31 de agosto


Estão abertas, a partir desta segunda-feira (29), as inscrições para o XII Concurso Escolar de Educação Ambiental, promovido pela Secretaria Municipal Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SDRMA) e o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema). O processo segue até o dia 31 de agosto. O concurso tem o objetivo de trabalhar a educação ambiental entre alunos, professores e gestores das Redes de Educação Municipal, Estadual, Federal e Privada do município, por meio de modalidades ligadas às temáticas ambientais.


Nesta edição, alunos da Educação para Jovens e Adultos (EJA) poderão participar do concurso; além de alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, professores e gestores. Os inscritos vão realizar provas que serão analisadas e premiadas pela Comissão da Secretaria, dentro de oito modalidades: redação, desenho, tirinha, cordel, vídeo, fotografia, paródia e projeto escolar de educação ambiental continuada.


As provas serão aplicadas no dia 21 de setembro de 2019, a partir das 9h, na Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga). Já as apresentações de paródia e cordel, acontecem no dia 28 de setembro, no mesmo local, a partir das 9h30min. A divulgação dos resultados acontece no dia 26 de outubro. 


Serão premiados os três melhores colocados de cada modalidade do concurso. A premiação será uma viagem com intuito de promover a educação ambiental, através de um passeio lúdico e educativo com destino a ser definido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. 


Detalhes sobre as provas, os critérios de avaliação e seleção estão disponíveis no edital do concurso, no site da Prefeitura Municipal de Garanhuns, por meio do link: http://garanhuns.pe.gov.br/xii-concurso-escolar-de-educacao-ambiental-2019/ . Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: ceea.codema@gmail.com e no telefone: (87)3761-0697.


FONTE / TEXTO: Assessoria de Comunicação Social e Imprensa — (ACSI)
Foto: Arquivo — Secom/PMG

=> BID abre edital para fortalecer as Missões Jesuíticas

Concurso internacional vai selecionar empresas que desenvolverão o plano de marketing e de integração do roteiro religioso

A Rota das Missões Jesuíticas vai ganhar um importante reforço. O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) lançou nesta semana um edital que selecionará o melhor modelo de gestão para desenvolver o roteiro de turismo de religioso, que une Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina e Bolívia. O projeto selecionado receberá quase R$ 2 milhões (US$ 500 mil) para criar um plano de comunicação, marketing e imagem e um concurso destinado à seleção de projetos privados de caráter inovador, voltados especialmente a microempreendedores individuais, pequenas empresas e startups ligadas ao turismo na região. CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O EDITAL

“O Brasil, como o maior país católico do mundo, tem muito a crescer no turismo religioso. Vamos trabalhar para consolidar a rota no mercado internacional de viagens, com a oferta de roteiros integrados, para atrair mais visitantes estrangeiros, melhorar a conectividade entre os nossos países vizinhos e gerar emprego e renda”, afirma o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, um dos signatários do acordo de apoio do BID à rota.

Os interessados em participar devem apresentar propostas até 16h do dia 05 de agosto. Além dos R$ 2 milhões para o desenvolvimento do roteiro, o Ministério do Turismo articula junto ao BID um investimento de US$ 100 milhões na rota. O Caminho das Missões Jesuíticas conecta 19 ícones da história da colonização jesuítica, reconhecidos pela Unesco como patrimônios mundiais da Humanidade, além de sete áreas naturais protegidas.

O turismo religioso faz circular US$ 4,4 bilhões em 20 milhões de viagens internacionais por ano no mundo. No Brasil, o segmento movimenta anualmente R$ 15 bilhões em 8,1 milhões de viagens domésticas movidas pela fé.

PARCERIAS
A estruturação e a promoção da Rota das Missões Jesuítas foi um dos assuntos da XXII Reunião de Ministros de Turismo do Mercosul, realizada em abril deste ano em Puerto Iguazú, na Argentina. No evento, representantes da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Chile, decidiram incluir o tema na pauta permanente de encontros do grupo. A reunião também abordou a promoção conjunta em mercados distantes, com a oferta de roteiros integrados, além do estímulo ao fluxo de visitantes estrangeiros e o aprimoramento da conectividade regional.

O BID classifica o Corredor das Missões Jesuíticas (CMJ) como um dos mais amplos do mundo, equiparável ao peso histórico e cultural da Rota da Seda (Ásia), da Ferrovia Transiberiana e da Rota 66 norte-americana. De acordo com o banco, o projeto foi identificado como uma oportunidade de impulsionar o desenvolvimento turístico regional, alinhado à política de trabalho da instituição.

FONTE / TEXTO: ASCOM DO MINISTÉRIO DO TURISMO

=> Sesc oferece mais de 2,5 mil atendimentos odontológicos em Tupanatinga


OdontoSesc vai oferecer tratamentos bucais gratuitamente durante três meses. Solenidade de abertura acontece na próxima quinta-feira (1º de agosto)

O município de Tupanatinga, no agreste pernambucano, será o próximo a receber o OdontoSesc. A expectativa é que sejam realizados, durante três meses de atuação na Praça Coronel José Emílio de Melo, ao lado da Igreja Matriz de Santa Clara, 220 atendimentos por semana. A solenidade de abertura vai acontecer na próxima quinta-feira (1º de agosto), às 15h, com a presença do prefeito e vice-prefeita de Tupanatinga, Severino Soares dos Santos e Mara Mosarelle Brasileiro

A unidade móvel de consultório odontológico vai iniciar atendimento gratuito a crianças e adultos a partir do dia 05/08. Nesse período de operação, serão oferecidos tratamentos odontológicos, como restaurações, remoção de tártaro, pequenas cirurgias orais e aplicação de flúor, além de ações de Educação em Saúde Bucal nas escolas, creches e setores vinculados ao município. O agendamento da consulta, que acontece de segunda a sexta-feira, ocorre via Secretaria de Saúde de Tupanatinga.

“Esta é a segunda cidade a receber a unidade este ano e o objetivo do Projeto sempre é ofertar atendimento odontológico humanizado e de qualidade, bem como difundir a importância e orientações sobre os cuidados com a saúde bucal”, comenta a coordenadora de Clínica Odontológica e Projetos OdontoSesc, Polyana Santiago. Contando com duas unidades móveis odontológicas, o Sesc realizou em 2018 mais de 10 mil atendimentos gratuitos e orientou aproximadamente 9 mil pessoas nas ações educativas nos municípios de Surubim, Ilha de Itamaracá, Floresta, Itaíba e Tabira.

Projeto - O OdontoSesc funciona em Pernambuco desde 2001 e já esteve em mais de 60 cidades. Atende a população dos grandes centros urbanos e de cidades do interior, em parceria com as Prefeituras. O objetivo do projeto é promover a saúde bucal, inclusão social, resgate da cidadania, elevação da autoestima e qualidade de vida da população. Cada unidade móvel é formada por quatro consultórios, sala de raio-X, central de esterilização e escovódromo. A equipe de profissionais do projeto é composta por quatro dentistas, cinco auxiliares de saúde bucal, um recepcionista e um apoio de manutenção.

Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 5 de março de 1947. Oferece para os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços acessíveis ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social para jovens e idosos. Atualmente, existem 20 unidades operacionais do Sesc do Litoral ao Sertão do estado. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br

Serviço – OdontoSesc
Agendamento: via secretaria de Saúde de Tupanatinga
Atendimento: segunda a sexta-feira
Período: até outubro de 2019
Informações: (87) 3856.1604 e (87) 99926.5570

Texto / Fonte: Cláudio Rodrigues - Dupla Comunicação

segunda-feira, 29 de julho de 2019

=> 24 anos de elegância, gastronomia, música e animação da "Dobradinha Classe A"


A vigésima quarta edição de sua festa denominada "Dobradinha Classe A" que acontece tradicionalmente em Garanhuns no período do Festival de Inverno realizada por Kitty Lopes no Chalé Recepções 2 no sistema de All Inclusive do buffet e drinks, mantendo a excelência e competência do serviço gastronômico no padrão de MORDOMIA TOTAL aconteceu no sábado ( 27 de julho).


A festa que teve o tema "tardes cariocas" aconteceu foi animada pelo ótimo repertório de: Andrea Amorim; Nego Junior e Renan Cruz.



Como é habitual, estiveram na ocasião a elite da sociedade garanhuense e até pernambucana, com representantes da cultura em níveis (municipal e estadual); políticos; empresários; imprensa; amigos; enfim a sociedade no geral.


A anfitriã Kitty Lopes sempre recepcionou os convidados com muito carinho e atenção. Inclusive a editora-chefe do BLOGATIVO (foto acima) que há quase 10 anos anuncia para seus leitores a festa de de sucesso, elegância, fartura, gastronomia, música, animação e brindes denominada "Dobradinha Classe A". 


Para visualizar todo o registro fotográfico do BLOGATIVO no evento, basta clicar na imagem abaixo.


=> Turismo de negócios cresce 14,7% no primeiro semestre do ano

Setor também teve alta de quase 15% nos gastos destes turistas no Brasil 

Durante o primeiro semestre de 2019, as viagens a negócio no Brasil cresceram 14,7%, se comparado com o mesmo período do ano passado. Os dados são de um levantamento da Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), realizado com empresários do setor. O aumento no índice, consequentemente, gerou mais receita para o país. Os gastos destes turistas também cresceram 14,8%, saindo de R$ 4,85 bilhões, nos seis primeiros meses de 2018, para R$ 5,57 bilhões neste ano.

O ministro do Turismo interino, Daniel Nepomuceno, comemorou o dado, já que este tipo de viagem possui grande relevância para o desenvolvimento do segmento de Viagens, movimenta ainda mais a economia nacional e ajuda a minimizar o efeito da sazonalidade no setor. Dados do Ministério do Turismo comprovam que a receita gerada pelos turistas internacionais que vem ao Brasil a negócios é 33,4% maior que para viagens a lazer.
“O Brasil apresenta grande potencial para a realização destes tipos de eventos, que podem ser o norte para desenvolvermos o turismo dentro e fora do país. Para nós, isso é animador, pois o turismo de negócios reduz a sazonalidade do setor e atrai turistas especializados que podem gastar acima do esperado, resultando em emprego e renda” finalizou.

Entres os setores que mais apresentaram alta, de acordo com a pesquisa da Abracorp, estão o rodoviário, o de hotelaria e o de aviação, que cresceram 56,8%; 25,7% e 24,8%, respectivamente. Juntos, os três movimentaram mais de R$ 3,3 bilhões na economia do país. As principais rotas responsáveis pelo crescimento no setor aéreo são localizadas nas pontes aéreas Rio/São Paulo e Brasília/São Paulo.

Para o diretor-executivo da Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), Gervasio Tanabe, as medidas propostas pelo atual governo podem ter provocado este crescimento. “Todas as ações, nestes primeiros seis meses, sinalizam de forma positiva uma expectativa de alta no mercado de Viagens. Isso muda até o ânimo das empresas, fazendo com que elas se movimentem ainda mais e que seja possível alcançar esse aumento de quase 15% em todo o ano de 2019”.

Tanabe ainda destacou que o setor de infraestrutura deve impulsionar ainda mais esse crescimento no resto do ano. “A partir dos anúncios, feitos pelo governo, de investimentos na infraestrutura, acho que o setor terá um aumento ainda maior. Na medida que se investe na privatização de empresas, o capital se movimenta”, concluiu o diretor.

Dados do Ministério do Turismo apontaram que, em 2018, o turismo de negócio foi o segundo principal motivo da vinda de estrangeiros para o Brasil. Do número total, 13,5% visitaram o país com esta finalidade. Entre os destinos mais procurados estão São Paulo (48,7%), Rio de Janeiro (19,7%), Curitiba (4,5%), Campinas (3,9%) e Porto Alegre (3,4%). O gasto médio per capita, por dia, desses viajantes foi de US$ 84,33.

Recentemente, um estudo mundial da Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA) apontou o Brasil como o principal destino latino-americano para a realização de congressos e eventos corporativos. Em todo mundo, o país está entre os 20 destinos mais procurados pelos executivos para a realização de eventos deste tipo, ocupando a 17ª posição. São Paulo, Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu lideram a lista das cidades mais demandadas no Brasil.

INVESTIMENTOS - O Ministério do Turismo tem destinado investimentos constantes em projetos de infraestrutura para fomentar o turismo de negócios. Ao todo, a Pasta investiu R$ 103 milhões na construção, reforma e compra de equipamentos para centros de convenções, viabilizando a ampliação de eventos corporativos em centros urbanos de médio e grande porte.

Fonte / Texto: Ascom do Ministério do Turismo

domingo, 28 de julho de 2019

=> Prêmio Braztoa de Sustentabilidade: inscreva o seu projeto!

Oitava edição do concurso, apoiado pelo Ministério do Turismo, certifica iniciativas inovadoras voltadas ao desenvolvimento responsável do setor

Primeiro do mundo a receber a chancela da Organização Mundial do Turismo (OMT), oPrêmio Braztoa de Sustentabilidade 2019/2020 está com as inscrições abertas até o dia 9 de agosto. A iniciativa, uma parceria da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo com o Ministério do Turismo, pretende reconhecer projetos que impactam o setor a partir de boas práticas ambientais, econômicas e socioculturais. CLIQUE AQUI PARA INSCREVER PROJETOS

A premiação também busca promover a contribuição do Brasil à Agenda 2030 e ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que englobam questões como inclusão social e preservação ambiental. O ministro do Turismo interino, Daniel Nepomuceno, estimula a participação no processo. “Sustentabildade é hoje palavra de ordem no nosso setor, pelo grande poder do turismo de gerar emprego e renda e também favorecer a conservação da natureza, um dos nossos principais atrativos. A premiação induz a uma permanente busca por inovação na área, fornecendo bons exemplos a serem seguidos”, ressalta.

A seleção, cujo júri é integrado pelo MTur, busca identificar, incentivar e dar visibilidade a iniciativas de destaque divididas em seis categorias: Associados Braztoa, Agências de Viagem, Meios de Hospedagem, Parceiros do Turismo (operadoras não associadas, empresas aéreas, instituições governamentais, etc) e Mídia, além de uma menção honrosa a trabalhos acadêmicos.

Uma das novidades da oitava edição do concurso é a inclusão de ações realizadas por profissionais de meios de comunicação entre as propostas elegíveis, de forma a reforçar a disseminação do tema junto à sociedade. Os materiais podem envolver reportagens de veículos impressos, online, rádio e TV, desde que abordem a temática da sustentabilidade e tenham sido veiculadas publicamente entre 1º de julho de 2018 e o último dia de inscrições.

Fruto de uma avaliação feita por associados da Braztoa, ex-vencedores e jurados do prêmio, a edição deste ano terá um processo seletivo mais simplificado, subdividido em fases, de forma a reduzir a necessidade da apresentação de documentos já na primeira etapa, por exemplo. Além disso, o regulamento foi completamente remodelado, para garantir mais clareza, objetividade e transparência. “Fizemos esse grande trabalho de imersão, debates e mudanças em conjunto, para que possamos catalisar a atuação responsável do turismo brasileiro, unindo o setor em torno do propósito da sustentabilidade”, justifica o presidente da Braztoa, Roberto Nedelciu.

Todos os vencedores receberão o selo ‘Vencedor do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2019/2020’ e a associação também providenciará a divulgação dos premiados no Anuário Braztoa 2020. O júri vai selecionar um dos vencedores para receber outros benefícios exclusivos, como um vídeo institucional da iniciativa, produzido pelo Ministério do Turismo, e a inclusão no Mapa do Turismo Sustentável no Brasil, desenvolvido pela entidade em parceria com o MTur, além de uma bolsa de estudos integral para um curso de pós-graduação (EaD) do Senac-SP.

As inscrições poderão ser feitas até as 17h59 (horário de Brasília) do dia 9 de agosto. Os finalistas vão ser conhecidos durante a 47ª ABAV Expo e o 52º Encontro Comercial Braztoa, que ocorrem em setembro na capital paulista, e o anúncio dos vencedores ocorrerá durante a Convenção Braztoa 2019, marcada para novembro, na cidade de Canela (RS).

SOBRE O PRÊMIO
Lançado em 2012 pela Braztoa, o prêmio já conta com mais de 430 iniciativas inscritas e 79 reconhecidas, provenientes de todas as regiões do Brasil. As categorias são avaliadas conforme os seguintes critérios: abordagem sistêmica em sustentabilidade; relevância para o negócio e o desenvolvimento local; inovação e abrangência do impacto e replicabilidade/escalabilidade. Na última edição (2018/2019), 18 finalistas foram selecionados entre 75 projetos cadastrados, de um total de 143 registrados.

FONTE / TEXTO: Ascom do Ministério do Turismo

=> ‘IV Marcha de Todas As Flores: das Lutas às Conquistas’ celebra conquistas de direitos das mulheres


Ato percorreu o Centro de Garanhuns no último dia de 29° FIG

A quarta edição da ‘Marcha de Todas As Flores: Das Lutas às Conquistas’ movimentou o centro de Garanhuns na manhã deste sábado (27), último dia do 29° Festival de Inverno. O ato que saiu da Praça Dom Moura e seguiu em cortejo até o Palácio Celso Galvão, traz uma celebração à conquista de direitos das mulheres, além de dar visibilidade à luta que ainda continua. A Marcha é desenvolvida pela Secretaria Municipal da Mulher e foi comandada pela gestora da pasta, Walkíria Alves, que recebeu representantes de movimentos e coordenadorias de políticas públicas para as mulheres de diversas cidades da região. A animação ficou por conta da Orquestra Manoel Rabelo.

A secretária municipal da Mulher, Walkíria Alves, agradeceu a todos que fizeram parte do momento. “Esta é a nossa bandeira: respeito, justiça e equidade. Estamos lutando para que possamos exercer nossos direitos. Não é a toa que estamos aqui, vamos continuar caminhando e lutando pela vida de todas as mulheres. Quero muito agradecer a cada município e movimento de mulheres que compareceu a este momento de celebração e também de discussão das nossas vidas”, comentou. 

A coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres de Angelim (PE), Lucia Lira, explicou que Garanhuns é uma cidade importante na discussão de equidade. “A nossa vinda é uma das ações importantíssimas da nossa luta enquanto mulheres, porque não só nesse momento, mas em momentos de estudos e de planejamento, a gente se reúne aqui em Garanhuns, que é nosso ponto de apoio e resistência”, explicou.

A Marcha de Todas As Flores contou com a parceria da Secretaria de Cultura e Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT). Os secretários de Juventude, Esportes e Lazer, Carlos Eugênio, de Educação, Eliane Vilar; Cultura, Rayssa Godoy, e Assistência Social e Direitos Humanos, Célia Sobral, participaram do momento, juntamente com a vereadora Carla Patrícia. 



Fonte: Assessoria de Comunicação Social e Imprensa — (ACSI)
Texto: Daniela Batista — (Secom/PMG)


A editora-chefe do Blogativo (Amanda Maciel) esteve na ocasião apoiando todas as mulheres na concentração e início da IV Marcha das Flores em Garanhuns, conforme registro fotográfico que pode ser visualizado ao clicar na imagem abaixo.



sábado, 27 de julho de 2019

=> Municípios do novo Mapa do Turismo Brasileiro serão validados até 30 de julho

Ministério do Turismo disponibilizou vídeo com dicas e critérios para participação

Os governos estaduais têm até o próximo dia 30 de julho para validar a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021, que vem sendo cadastrada no Sistema de Informações do Programa de Regionalização do Turismo desde o dia 1º de abril. O trabalho dos governos estaduais e municipais foi feito com a orientação do MTur, que disponibilizou vídeo e documentos orientadores com o objetivo de sanar as dúvidas e auxiliar as cidades a se cadastrarem no programa. Atualmente, o Mapa do Turismo possui 3.285 municípios, que estão divididos em 328 regiões turísticas.

Para o ministro do Turismo interino, Daniel Nepomuceno, "é muito importante que os estados fiquem sob alerta para os critérios apresentados, pois com eles poderemos definir políticas públicas precisas para desenvolver o turismo em cada região. Com o Mapa, identificaremos as cidades que possuem vocação turística, o que facilitará a gestão e aplicação dos recursos da Pasta e beneficiando os destinos em suas necessidades e talentos”, destacou.

Todos os municípios inseridos nas regiões do Mapa são considerados, pelo Programa de Regionalização do Turismo do MTur, destinos de vocação turística ou destinos de apoio que podem contribuir ou se beneficiar da geração de emprego e renda induzidos pela atividade do setor. O Mapa do Turismo Brasileiro foi instituído em dezembro de 2013 e passou a ser atualizado de dois em dois anos a partir de 2016. Os estados, em parceria com os municípios, têm autonomia para a definição das regiões turísticas, incluindo ou removendo destinos.

A previsão é de que em agosto seja publicada a portaria que define o número de municípios e regiões turísticas que deverão compor o Mapa do Turismo Brasileiro 2019.


Fonte / Texto: Ascom do Ministério do Turismo