quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

=> Comunidades quilombolas de Garanhuns serão inseridas ao Programa de Fomento Rural


 

Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pecuária apresentou programa aos moradores do Castainho, Estivas, Tigre, Estrela, Timbó e Caluête


Dando continuidade às ações de incentivo à produção rural no município, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pecuária tem levado até as famílias das comunidades de Garanhuns, discussões sobre o Programa de Fomento Rural. A iniciativa segue em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho em Pernambuco, e promove o acompanhamento social e produtivo de agricultores e agricultoras de baixa renda, além da transferência direta de recursos financeiros não-reembolsáveis.


Entre as metas estabelecidas pelo prefeito Sivaldo Albino, está a inclusão de mais agricultores e agricultoras ao programa. Desta forma, o Governo Municipal tem promovido encontros com as comunidades quilombolas de Garanhuns. O intuito é que durante o primeiro semestre deste ano sejam priorizados moradores de localidades como Castainho, Estivas, Tigre, Estrela, Timbó e Caluête. 


Durante reunião com as lideranças das comunidades, o analista de políticas sociais da Superintendência Regional do Trabalho em Pernambuco, Vinícius Lobo; e a titular da pasta de Agricultura, Lucimar Oliveira, apresentaram o programa e critérios de elegibilidade que devem ser cumpridos. “Precisamos compreender alguns pontos sobre o programa, partindo das especificidades de cada comunidade em questão. É desta forma que queremos propor o desenvolvimento rural em nosso município, por meio do diálogo e de ações estruturadoras”, esclarece a secretária Lucimar Oliveira.


Para participar, é necessário que a família seja residente da área rural, estando em situação de extrema pobreza, com dados atualizados junto ao Cadastro Único, e já ser inscrita no Programa Bolsa Família. A lista de famílias elegíveis  no município é definida diretamente pelo Ministério da Cidadania.


O repasse de recursos financeiros não-reembolsáveis, no valor de R$ 2,4 mil, deve ser investido em projetos produtivos de estruturação das famílias rurais. A medida busca a ampliação ou diversificação de alimentos produzidos, bem como das atividades geradoras de renda, contribuindo para a melhoria da segurança alimentar e nutricional.



Texto: Aquilles Soares

Foto: Maria Aparecida e Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pecuária

Arte: Lucas Monteiro

Fonte: Secom Garanhuns


=> Novos integrantes do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso tomam posse em Garanhuns


 

Mesa diretora do CMDI foi eleita logo após a solenidade e mandato dos conselheiros terá duração de dois anos


Foi realizada, nesta terça-feira (16), a posse dos novos integrantes do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), em Garanhuns, para o biênio 2021-2023. A solenidade, realizada na Casa dos Conselhos, contou com a presença da secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Eliane Madeira, e do secretário de Governo, Gedécio Barros, que representou o prefeito Sivaldo Albino.

Após a posse dos conselheiros, foi realizada também a eleição da nova mesa diretora, que passa a ser composta por Maria do Socorro da Silva Ramos, presidente; Cícera Romão Batista da Silva, vice-presidente; e Marilda Alves Bezerra, secretária-geral. O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) é um órgão competente na formulação, acompanhamento, fiscalização e avaliação das políticas públicas municipais para a pessoa idosa.


Fonte / Texto: Secom Garanhuns

terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

=> Cangaço, história e estética são foco de novo episódio do Raízes Sertanejas


Programa está disponível no Spotify e aborda o surgimento de líderes antecessores a Lampião, a entrada da mulher no cangaço e expressões artísticas


Lançado neste mês, o podcast Raízes Sertanejas, do Cais do Sertão, tem aproveitado o espaço nos agregadores de música para explorar fortemente a cultura nordestina. No episódio desta semana, a educadora do museu, Viviane Sampaio, apresenta dados sobre a história dos líderes nordestinos, da entrada das mulheres e das mais variadas expressões artísticas. Ele estará disponível no Spotify a partir de quarta-feira.

No episódio intitulado Cangaço, História e Estética, o foco se volta à reflexão acerca dos líderes antecessores a Lampião, as primeiras vanguardas artísticas que impactaram a cultura sertaneja e os primeiros registros de mulheres que integraram o movimento do cangaço. 

O podcast “Raízes Sertanejas” foi idealizado e realizado pelo músico-educador da casa, Diogo do Monte, por meio da Lei Aldir Blanc. O programa está disponível gratuitamente pelo Spotify, plataforma que já abriga o canal de playlists do museu.

Além do podcast, o internauta interessado em cultura popular pode navegar nas playlists temáticas do Spotify do Cais. Há seleções para todos os gostos: desde repertórios dedicadas ao Rei do Baião, como Luiz Gonzaga, Gonzaga em Outras Vozes e O Sertão cantado por Gonzaga, a   listas com sucessos de músicos da cena local, a exemplo de Cristina Amaral e Quinteto Violado. Destaque para as homenagens ao Recife, como a lista Saudade do Recife, proposta por Johnny Hooker, além de um tributo a Naná Vasconcelos.


---
Foto: FRANCISCO ANDRADE
Fonte / Texto: ASSESSORIA DE IMPRENSA
SECRETARIA DE TURISMO E LAZER DE PERNAMBUCO 
EMPRESA DE TURISMO DE PERNAMBUCO (EMPETUR)
CENTRO CULTURAL CAIS DO SERTÃO
ARENA DE PERNAMBUCO

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

=> NOTA INFORMATIVA : PRAZO DE ATUALIZAÇÃO DO CADASTRO ÚNICO – SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS (Garanhuns)


 

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, relembra o período de atualização no Cadastro Único para os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que corresponde ao antigo Loas. Os favorecidos ou familiares devem procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da comunidade onde reside. A atualização cadastral é fator fundamental para que os benefícios não sejam bloqueados ou suspensos.


As duas etapas restantes da atualização correspondem aos nascidos nos meses de novembro ou dezembro. Os beneficiários nascidos em novembro têm até o dia 2 de março, enquanto os de dezembro têm até o dia 30 de abril. O restante do calendário, com os outros meses do ano, já foi cumprido no ano passado.

Fonte / Texto: Secom Garanhuns