sexta-feira, 29 de maio de 2009

-> Vai casar, e agora: ONDE MORAR?


Voltando com as matérias relacionadas com o tema casamento, o BLOGATIVO trás hoje orientações de moradia, pois se o casal que se ama escolheu casar, eles precisam escolher onde vão residir. Várias opções podem ser analisadas:


*Morar com os pais?

Essa opção não é muito aconselhada para um casal que inicia uma vida a dois, acaba não sendo não e sim a vários, onde o casal geralmente não tem privacidade; e mesmo se dando bem antes do casamento com os pais do(a) amado(a), haverão muitas brigas, porque a casa teria muitos donos e na realidade o novo casal não teria autonomia. Será que essa economia valeria a pena em troca da paz do casal?


Alugar?

Essa opção hoje em dia está caindo em desuso, pois apesar de não precisar do investimento do sinal, chaves ou intercaladas, o casal fica eternamente pagando por um imóvel que na maioria dos casos nunca será de sua propriedade, ou seja, viverá pagando por um aluguel e dificilmente poderá juntar para adquirir o seu imóvel com o tempo.


Comprar?

Essa opção apesar de precisar de um maior investimento inicial como sinal, chaves, intercaladas que vão depender da forma do plano escolhido, ainda é a melhor opção pois esse valor que se pagaria por um aluguel, se pagaria na prestação do seu próprio imóvel que poderá ser até uma herança para futuros filhos que o casal venha a ter, principalmente com o novo plano do governo federal “Minha casa, minha vida” que veio a facilitar a aquisição da sua propriedade. Mas existem outras opções de compra como consórcios de imóveis, financiamentos de instituições bancárias, ou ainda leilões judiciários. O banco mais tradicional em proporcionar cartas de créditos em financiamento da casa própria e que as taxas de juros são na maioria das vezes mais baratas é a Caixa Econômica Federal, que inclusive está promovendo nas maiorias das capitais nacionais o Feirão da Casa Própria, em Recife (Pernambuco) será realizado entre 5 a 7 de junho no Centro de Convenções. No caso dos leilões, pode ser complicado comprar um imóvel que ainda esteja ocupado e que demore até anos para que o casal tenha acesso ao imóvel, agora se estiver desocupado, é uma opção bastante econômica.

Em qualquer opção de escolha de compra ou aluguel, é necessário, observar alguns fatores como: localização do imóvel: seu acesso nas ruas e nas linhas de ônibus, se é perigoso, se alaga quando chove, sendo recomendável na procura do local onde se vai residir olhar no turno da noite como também em dias chuvosos para não ter problemas decorrido a falta de observações. Na escolha de apartamento, olhar o valor do condomínio para saber se o casal poderá todo mês dispor desse valor, além da prestação do aluguel ou parcela do imóvel (no caso de compra).

Em casa ou apartamento escolhido em várias opções, é aconselhável analisar todas as opções de acordo com o perfil do casal – personalidade e condição financeira, para que o casal problemas decorrentes a falta de análise e que seja muito feliz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário