segunda-feira, 15 de agosto de 2011

-> BELEZA DE PAI em Garanhuns (Projovem/ Senac)



Em comemoração aos dias das mães, a parceria entre PROJOVEM URBANO e SENAC proporcionou um tratamento de beleza nos cabelos para as estudantes do programa. E para os alunos do PROJOVEM URBANO (PJU) que também são pais, também tiveram esse tratamento na noite da última sexta-feira (12 de agosto, dois dias que antecedem a data que homenageiam aos pais).


A atividade realizada na Escola Francisco Madeiros (localizada no bairro do Magano , onde o PJU/Garanhuns funciona), e devido o número profissionais de beleza ter sido grande que a professora do curso de cabeleireira do Senac – Socorro Andrade disponibilizou para a atividade, os cortes de cabelos não ficaram restringidos para os estudantes do sexo masculino do PJU, sendo aberto para os demais alunos e professores da escola.


Para ajudar os profissionais mencionados acima, ajudaram na realização da atividade com a organização, os docentes do PJU/Garanhuns: Amanda Maciel Ferraz; Ângela Maria e Elisangela Milão. Também compareceram a escola para prestigiar a atividade: Margarete (coordenação do PJU do Agreste Meridional) e Nairlene Magalhães.


O registro fotográfico ficou a cargo da estudante Edvania Agostinho que também integra ao CERIMONIAL PROJOVEM URBANO GARANHUNS.















sexta-feira, 12 de agosto de 2011

-> Palestra de RAFAEL BRASIL sobre os movimentos estudantis



Ontem (11 de agosto) foi o DIA do ESTUDANTE, na qual muitos estudantes pelo país comemoram essa data sem ter o conhecimento histórico do porque da existência desta data. Criado no Brasil em 1927 o Dia do Estudante através da proposta de Celso Gand Ley após cem anos de criação dos primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais brasileiros instituídos por Dom Pedro para que os aprendizes não precisassem ir mais a Coimbra para estudar. E não foi por acaso que em 1937, que nesta data aconteceu no Rio de Janeiro o I Congresso Nacional dos Estudantes, no qual foi criada a União Nacional dos Estudantes (UNE).


No período da Ditadura Militar, os estudantes foram perseguidos porque lutavam contra a repressão, a favor de seus direitos, e em busca da liberdade de expressão junto com os artistas e pensadores da época. A cultura do movimento estudantil no período mencionado foi marcada por obras literárias e musicais, das quais se pode destacar a música de autoria de Milton Nascimento denominada Coração de Estudante (música esta considerada por muitos um hino entre a classe).


Devido a importância histórica, social e política o DIA DO ESTUDANTE não deve ser comemorado com festas e sim com reflexões; baseado nisso o PROJOVEM URBANO (PJU) DE GARANHUNS propôs a um dos ícones do movimento político, estudantil e professor de história da região: Rafael Brasil para palestrar sobre o tema: “ A importância dos movimentos estudantis: no passado a busca por políticas e no presente quais as necessidades?”


O palestrante abordou os seguintes assuntos:

- O JOVEM NA SOCIEDADE PATRIARCAL;

- O MOVIMENTO ROMÂNTICO E O JOVEM;

- O JOVEM E A MODERNIDADE. A REVOLUÇÃO. INDUSTRIAL, O CAPITALISMO E A URBANIZAÇÃO;

- A GERAÇÃO DE TRINTA. OS JOVENS REDESCOBREM O BRASIL;

- VARGUISMO E A INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL. A CRIAÇÃO DA UNE;

- OS JOVENS A POLÍTICA NO MUNDO PÓS-GUERRA. O ROCK E A REBELDIA JUVENIL;

- ANOS 60. A REBELDIA JOVEM, NO MUNDO E NA AMÉRICA LATINA;

- A UNE E A REDEMOCRARTIZAÇÃO DO BRASIL;

- A COOPTAÇÃO DA UNE NA ATUALIDADE.PERSPECTIVAS PARA A JUVENTUDE NO SÉCULO XXI.

Depois ouve um debate, mostrando a interação com o público.


A palestra que foi organizada pelos alunos que fazem parte do CERIMONIAL PROJOVEM URBANO GARANHUNS coordenado pela professora de qualificação profissional em Turismo – Amanda Maciel Ferraz, foi realizada na noite de ontem na Escola Francisco Madeiros, onde estudam os alunos PJU/Garanhuns (localizada no bairro do Magano), tendo a presença não só dos alunos e professores PROJOVEM Garanhuns, como também os estudantes e professores da Escola Francisco Madeiros. Também prestigiaram a ocasião: o Diretor Pedagógico do Projovem Urbano do Agreste Meridional – Diorges Albuquerque; Rejane Barros que é psicóloga do PJU do Agreste Meridional.


As fotografias a seguir mostram Rafael Brasil com os estudantes do CERIMONIAL PJU/Garanhuns e professores do PJU.










quarta-feira, 3 de agosto de 2011

-> PROJOVEM URBANO GARANHUNS NO FIG 2011

No mês de julho desse ano, o tradicional Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) completou 21 anos de existência, nessa edição realizada entre os dias 14 a 23. Devido a sua complexidade e variedade cultural, continuou em vários pólos de realização, dos quais podem se destacar os shows realizados nos locais: Explanada Guadalajara, Palco Forró, Palco de Cultura Popular, Instrumental, dentre outros. Além dos shows, também existem oficinas e apresentações artísticas espalhadas em outros pólos.

Em 2011, as atrações de destaque nacional presentes no principal palco (Explanada Guadalajara) foram: Geraldo Azevedo, Alceu Valença, Pato Fu, Otto, Frejat, Nando Reis, Bebel Gilberto, Gal Costa, Marina Lima, Adilson Ramos, Fafá de Belém, Elba Ramalho, Margareth Menezes, Luiza Possi, Seu Jorge, Beth Carvalho, Jorge Aragão, Mundo Livre S/A, Nação Zumbi.

Um festival cultural como esse atrai muitos turistas de outras cidades e estados, alavancando a economia local, pois um mega-evento pode impactar positivamente 52 seguimentos econômicos produtivos, porque as pessoas que vem a cidade motivada pelos shows utilizam: transportes (ônibus, taxis, ou seus próprios carros que precisam de combustível), visitam os pontos turísticos da localidade (contribuindo para incrementar a renda dos monitores turísticos locais); precisam descansar quando passam mais de um dia (Rede Hoteleira: hotéis, pousadas e até motéis; assim também como aluguéis de casas da rede imobiliária ou particular); comem e bebem (bares, restaurantes, padarias, mercados e vendedores informais); compram artesanato local (contribuindo para os artistas locais); dentre outros.

Uma oportunidade como essa não pode ser desperdiçada, então os alunos do PROJOVEM URBANO (PJU) de GARANHUNS colocaram em prática o conhecimento adquirido em qualificação profissional através do desenvolvimento do empreendedorismo e vendas para incrementar sua renda nesse período. Os alunos atuaram de forma independente em várias áreas monitoradas pelos seus professores. As fotos a seguir mostram exemplos desses estudantes, na primeira: a estudante Maria Luciene comercializando alimentos e bebidas em um ponto próximo a Explanada Guadalajara (durante o turno da noite, no qual aconteciam os shows).


O artesanato para frio (cachecóis, e bolero feitos a base de tricô e crochê de lã) exibido pela estudante Mayane Ferreira foi feito por ela e comercializado em dois pontos durante os dias de FIG, um quase em frente ao Parque Rubem Vander Lindem (também conhecido como “Pau Pombo” no qual estava sediado o palco instrumental) e no comércio do Pop Shopping.

O PJU é programa nacional que busca a inclusão da juventude, no qual estudantes entre 18 a 29 anos voltam a estudar para terminar o ensino fundamental, além de terem iniciação em qualificação profissional e despertar o exercício da cidadania em 18 meses; e em Garanhuns, funciona na Escola Francisco Madeiros, tendo como qualificação profissional os arcos ocupacionais de: Alimentação, e Turismo e Hospitalidade.


Como dito anteriormente, a atividade turística gera empregos e renda de forma direita e indireta para uma localidade, mas quando não planejado corretamente também pode trazer impactos negativos como o lixo (por exemplo), e numa tentativa de evitar que os visitantes jogassem os resíduos (embalagens e papéis pelo chão) através de um projeto de participação cidadã integrado com as demais disciplinas, alunos que compõe o cerimonial PROJOVEM URBANO GARANHUNS trabalharam de forma voluntária distribuindo folhetos explicativos sobre: o lixo, coleta seletiva, sustentabilidade, reciclagem. Lembrando que em cada folheto tinha a informação para não jogar lixo pelo chão. O registro fotográfico pode ser visto a seguir.


Ana Paula (Estudante e integrante do Cerimonial PJU Garanhuns) em frente ao Palco Cultura Popular.Ana Paula (Estudante e integrante do Cerimonial PJU Garanhuns) acompanhado por Amanda Maciel Ferraz(Professora de Participação Cidadã e de Qualificação Profissional em Turismo e Hospitalidade) em ao Palco de Cultura Popular.
Ana Paula (Estudante e integrante do Cerimonial PJU Garanhuns) acompanhado por Flávio Valença(Professor orientador e de Ciência Humanas) em frente ao Palco Cultura Popular.Ana Paula (Estudante e integrante do Cerimonial PJU Garanhuns) entregando os informativos em frente ao Palco Cultura Popular.Ana Paula (Estudante e integrante do Cerimonial PJU Garanhuns) entregando os informativos em frente ao Palco Cultura Popular.
Hélio Brasil (Estudante e integrante do Cerimonial PJU Garanhuns) entregando os informativos em frente ao "Pau Pombo"
Hélio Brasil (Estudante e integrante do Cerimonial PJU Garanhuns) entregando os informativos em frente ao Sesc.
Hélio Brasil (Estudante e integrante do Cerimonial PJU Garanhuns) entregando os informativos em frente ao Sesc.
Hélio Brasil (Estudante e integrante do Cerimonial PJU Garanhuns) acompanhado por Amanda Maciel Ferraz (Professora de Participação Cidadã e de Qualificação Profissional em Turismo e Hospitalidade) em frente ao Sesc.Hélio Brasil (Estudante e integrante do Cerimonial PJU Garanhuns) acompanhado por Josinete Gomes(Professora orientadora e de Língua Portuguesa) em frente ao Sesc.