No mês de julho desse ano, o tradicional Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) completou 21 anos de existência, nessa edição realizada entre os dias 14 a 23. Devido a sua complexidade e variedade cultural, continuou em vários pólos de realização, dos quais podem se destacar os shows realizados nos locais: Explanada Guadalajara, Palco Forró, Palco de Cultura Popular, Instrumental, dentre outros. Além dos shows, também existem oficinas e apresentações artísticas espalhadas em outros pólos.
Em 2011, as atrações de destaque nacional presentes no principal palco (Explanada Guadalajara) foram: Geraldo Azevedo, Alceu Valença, Pato Fu, Otto, Frejat, Nando Reis, Bebel Gilberto, Gal Costa, Marina Lima, Adilson Ramos, Fafá de Belém, Elba Ramalho, Margareth Menezes, Luiza Possi, Seu Jorge, Beth Carvalho, Jorge Aragão, Mundo Livre S/A, Nação Zumbi.
Um festival cultural como esse atrai muitos turistas de outras cidades e estados, alavancando a economia local, pois um mega-evento pode impactar positivamente 52 seguimentos econômicos produtivos, porque as pessoas que vem a cidade motivada pelos shows utilizam: transportes (ônibus, taxis, ou seus próprios carros que precisam de combustível), visitam os pontos turísticos da localidade (contribuindo para incrementar a renda dos monitores turísticos locais); precisam descansar quando passam mais de um dia (Rede Hoteleira: hotéis, pousadas e até motéis; assim também como aluguéis de casas da rede imobiliária ou particular); comem e bebem (bares, restaurantes, padarias, mercados e vendedores informais); compram artesanato local (contribuindo para os artistas locais); dentre outros.
Uma oportunidade como essa não pode ser desperdiçada, então os alunos do PROJOVEM URBANO (PJU) de GARANHUNS colocaram em prática o conhecimento adquirido em qualificação profissional através do desenvolvimento do empreendedorismo e vendas para incrementar sua renda nesse período. Os alunos atuaram de forma independente em várias áreas monitoradas pelos seus professores. As fotos a seguir mostram exemplos desses estudantes, na primeira: a estudante Maria Luciene comercializando alimentos e bebidas em um ponto próximo a Explanada Guadalajara (durante o turno da noite, no qual aconteciam os shows).
O artesanato para frio (cachecóis, e bolero feitos a base de tricô e crochê de lã) exibido pela estudante Mayane Ferreira foi feito por ela e comercializado em dois pontos durante os dias de FIG, um quase em frente ao Parque Rubem Vander Lindem (também conhecido como “Pau Pombo” no qual estava sediado o palco instrumental) e no comércio do Pop Shopping.
O PJU é programa nacional que busca a inclusão da juventude, no qual estudantes entre 18 a 29 anos voltam a estudar para terminar o ensino fundamental, além de terem iniciação em qualificação profissional e despertar o exercício da cidadania em 18 meses; e em Garanhuns, funciona na Escola Francisco Madeiros, tendo como qualificação profissional os arcos ocupacionais de: Alimentação, e Turismo e Hospitalidade.
Como dito anteriormente, a atividade turística gera empregos e renda de forma direita e indireta para uma localidade, mas quando não planejado corretamente também pode trazer impactos negativos como o lixo (por exemplo), e numa tentativa de evitar que os visitantes jogassem os resíduos (embalagens e papéis pelo chão) através de um projeto de participação cidadã integrado com as demais disciplinas, alunos que compõe o cerimonial PROJOVEM URBANO GARANHUNS trabalharam de forma voluntária distribuindo folhetos explicativos sobre: o lixo, coleta seletiva, sustentabilidade, reciclagem. Lembrando que em cada folheto tinha a informação para não jogar lixo pelo chão. O registro fotográfico pode ser visto a seguir.
Ana Paula (Estudante e integrante do Cerimonial PJU Garanhuns) em frente ao Palco Cultura Popular.Ana Paula (Estudante e integrante do Cerimonial PJU Garanhuns) acompanhado por Amanda Maciel Ferraz(Professora de Participação Cidadã e de Qualificação Profissional em Turismo e Hospitalidade) em ao Palco de Cultura Popular.Ana Paula (Estudante e integrante do Cerimonial PJU Garanhuns) acompanhado por Flávio Valença(Professor orientador e de Ciência Humanas) em frente ao Palco Cultura Popular.Ana Paula (Estudante e integrante do Cerimonial PJU Garanhuns) entregando os informativos em frente ao Palco Cultura Popular.Ana Paula (Estudante e integrante do Cerimonial PJU Garanhuns) entregando os informativos em frente ao Palco Cultura Popular.
Hélio Brasil (Estudante e integrante do Cerimonial PJU Garanhuns) entregando os informativos em frente ao "Pau Pombo"Hélio Brasil (Estudante e integrante do Cerimonial PJU Garanhuns) entregando os informativos em frente ao Sesc.
Hélio Brasil (Estudante e integrante do Cerimonial PJU Garanhuns) entregando os informativos em frente ao Sesc.Hélio Brasil (Estudante e integrante do Cerimonial PJU Garanhuns) acompanhado por Amanda Maciel Ferraz (Professora de Participação Cidadã e de Qualificação Profissional em Turismo e Hospitalidade) em frente ao Sesc.Hélio Brasil (Estudante e integrante do Cerimonial PJU Garanhuns) acompanhado por Josinete Gomes(Professora orientadora e de Língua Portuguesa) em frente ao Sesc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário