Considerado o maior congresso nacional de educação, sua nona edição começou quarta-feira (28 de setembro) e se estendendo até sexta-feira (30 de setembro) no Centro de Convenções de Pernambuco com 35 palestrantes do Brasil, Chile, Colômbia e Inglaterra; 16 minicursos; 16 palestras simultâneas; 6 coferências.
Organizado pelo Sistema Fecomércio/ Senac/ Sesc Pernambuco, tem como patrocinadores: Sebrae e Caixa, e apoio da Faculdade Senac, que historicamente começou com um seminário, este ano o Congresso Internacional está focado no tema: EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
A Conferência Magna de Abertura realizada ontem no auditório do Teatro Guararapes por Moacir Gadotti (SP) abordava os Desafios da educação em tempos de mudança, também foi exibida em tempo real através de transmissão por telões nos teatros do Brum e Beberibe.
Dentre as palestras da manhã da quinta-feira, teve destaque: a ética do cuidado e a formação humana na contemporaneidade (Alexandre Freitas); Mestre, qual o teu ofício? (Miguel Arroyo). Já no turno da tarde, as conferências lotaram os auditórios. A conferência internacional foi ministrada pelo britânico Nobert Pachler sobre aprendizagem móvel (mobile learning). Já as nacionais foram ministradas por: a jornalista Cláudia Werneck (RJ) sobre inclusão: tecnologia para quem?; e por Rubens Wajnsztejn (SP) sobre os distúrbios de aprendizagem e suas abordagens terapêuticas.
Como pode ser visto nas fotos a seguir, estiveram presentes no evento representando a cidade pernambucana de Garanhuns: Paulo Lins (Gestor Regional de Educação do Agreste Meridional); Elielda Duarte (Diretora Executiva do Projovem Urbana do Agreste Meridional); Amanda Maciel Ferraz (Qualificadora Profissional de Turismo no Projovem Urbano Garanhuns).











No último dia do evento (30 de setembro) foram ministradas 8 palestras simultâneas pela manhã, e no turno da tarde 2 conferências: a internacional com o chileno José Weinstein (ex-Ministro de Cultura do Chile e Ex-Vice-Ministro de Educação do Chile) sobre cenário e perspectiva da educação chilena; e a nacional ministrada por Max Haetinger (RS) sobre a criatividade: a revolução na sala de aula.
As fotos a seguir registram o último dia do evento.








