O segmento de turismo de negócios tem gerado cada vez mais visibilidade para a economia turística, como o mostra o novo vídeo da série “Turismo em Cena” (acima). O Brasil lidera o ranking de países que mais sediaram eventos internacionais na América Latina e ocupa a sétima colocação entre os demais países do mundo, de acordo com a Associação Internacional de Congressos e Convenções.
Os turistas de negócios representam uma parcela significativa (25,6%) dos estrangeiros que vistam o país. Seu gasto médio diário, de US$ 127, é quase duas vezes maior que o de turistas de lazer.
O resultado dessa movimentação é que em 2012 o faturamento do turismo no país cresceu 23,3% em comparação ao ano anterior, de acordo com a 9ª Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo, realizada pela Fundação Getúlio Vargas.
“Temos condições para fazer do turismo de negócios e eventos um segmento cada vez mais importante para a nossa economia. Para isso, estamos investindo na melhoria da infraestrutura desses locais”, afirma o ministro do Turismo, Gastão Vieira.
O Ministério do Turismo já investiu R$ 1,2 bilhão na construção e reforma de centros de eventos, beneficiando 900 cidades brasileiras. Atualmente onze centros de convenções finalizam suas obras de reforma ou construção com um aporte de R$ 461 milhões.
Apenas Manaus recebeu R$ 40 milhões para as obras do Centro de Convenções do Amazona. Além do Rio de Janeiro e São Paulo, outras cidades se consolidam como polo de turismo de negócios, entre elas Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre, Foz do Iguaçu, Brasília e Fortaleza.
Clique aqui para ouvir comentário do ministro Gastão Vieira a respeito do crescimento do turismo de eventos no Brasil.
Série institucional
O Ministério do Turismo produziu uma série de oito curtas sobre as principais ações da pasta. A campanha “Turismo em Cena” destaca os programas de formação e qualificação profissional, investimentos em cidades históricas e turismo de negócios, além de avanços em competitividade, infraestrutura turística e reforço aos parques nacionais.
As ações do MTur vão ao encontro das metas previstas no Plano Nacional de Turismo 2013-2016, que prevê o crescimento do turismo interno e a chegada de estrangeiros, além de um acréscimo nos postos de trabalho no setor, impulsionando a competitividade do turismo brasileiro.
“Nossas metas são audaciosas, mas com trabalho e esforço conseguiremos cumprir os objetivos, entre eles, o de elevar o Brasil à condição de 3ª economia turística mundial até 2022”, afirma o ministro do Turismo, Gastão Vieira.
Clique aqui e ouça declaração do ministro Gastão Vieira sobre a importância do turismo para a geração de emprego e renda.
FONTE: Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
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