A campanha de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), nas escolas da rede pública e privada de Garanhuns - que teve início na segunda-feira (10) -, segue imunizando todas as adolescentes, entre 11 e 13 anos de idade, contra o vírus responsável por cerca de 70% das mortes por câncer de colo do útero no mundo. A campanha nas instituições de ensino se estende até o final deste mês para que, em seguida, seja inserida na rotina dos serviços das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).
Até o momento já foram distribuídas, aproximadamente, 1.600 doses da vacina. Os profissionais das 34 UBS’s do município se deslocaram para cerca de 70 instituições públicas e privadas. De acordo com a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente, da Secretaria de Saúde, Danielle Chianca, “neste período, realizamos reuniões intersetoriais de monitoramento da campanha, a partir do Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI) do Programa Saúde na Escola, com representações da educação municipal, estadual e as coordenações da Secretaria de Saúde”, comenta.
A Secretaria informa, ainda, que as adolescentes que não forem vacinadas até o final desse mês, devem procurar alguma UBS para realizar a proteção que será reforçada com a segunda dose, seis meses após a primeira, e a terceira, cinco anos depois. Para receber a vacina, é necessário apresentar documento de identidade juntamente com o cartão de vacinação. De acordo com a coordenadora de imunização, Joana Darc, “antes da execução da campanha, realizamos reuniões com as secretarias de Saúde, Assistência Social, Educação e Coordenadoria da Mulher com o intuito de informar sobre a importância dessa campanha. Realizamos posteriormente um processo de preparação com todas as escolas do município traçando, dessa forma, todos os planos de ações definidos pelo Ministério da Saúde", destaca.
Texto: Samara Pontes (Secretaria de Comunicação de Garanhuns)
Foto: Secretaria de Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário