Estamos em pleno Sábado de Zé Pereira, onde oficialmente começa o carnaval em Pernambuco, mas onde surgiu o carnaval? Veja a seguir, a história e a programação de Pernambuco.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/1146_carnaval/index.shtml
|
A manifestação cultural profana de origem européia denominada CARNAVAL, que com o passar dos séculos que foi importado ao Brasil se fortalece e trazem traços e símbolos adaptados a cultura nacional também propicia a visitação de turistas (inclusive europeus). No Brasil, pode-se dizer que o carnaval é multicultural pois cada local tem uma comemoração diferenciada. No Sudeste como Rio de Janeiro e São Paulo, as escolas de samba atravessam a avenida do sambódromo desfilando em busca de maior pontuação na competição visando ser a campeã. No nordeste, Salvador – BA é conhecida por seus trios elétricos com os cantores baianos tocando Axé para as pessoas que estão dentro do cordão de isolamento (com os abadás) ou fora (pessoas também conhecidas como “pipoca”).
http://blogs.ne10.uol.com.br/ |
Em Pernambuco está no livro dos recordes (Guinness book) por possuir o maior bloco de carnaval de rua – O GALO DA MADRUGADA em Recife que passará hoje pelas seguintes ruas: Travessa do Forte Forte das Cinco Pontas; Rua Imperial (sentido Praça Sérgio Loreto); Avenida Dantas Barreto (esquina com Praça Sérgio Loreto); Praça Sérgio Loreto (sentido Av. Sul); Avenida Sul (sentido Afogados); Rua Saturnino de Brito (dobrando à direita para retornar pela Rua Imperial); Rua Imperial (voltando para a Praça Sérgio Loreto); Praça Sérgio Loreto (sentido Sede do Galo); Rua do Muniz (sentido Av. Dantas Barreto); Avenida Dantas Barreto (sentido Praça da Independência); Praça da Independência; Avenida Guararapes (sentido Ponte Duarte Coelho); Rua do Sol (sentido Praça da República) sendo animado pelos trios elétricos da imagem a seguir.
Mas não é só a capital pernambucana (Recife) que tem destaque nacional por seu carnaval, a cidade de Olinda (tombada pela UNESCO como Patrimônio Natural e Cultural da Humanidade, e que através de votação nacional detém o título de primeira capital brasileira da cultura) é conhecida internacionalmente pelo carnaval de rua subindo e descendo ladeiras ao seguir as troças carnavalescas ao som do frevo que foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) desde 5 de dezembro de 2012.
Outra cidade pernambucana conhecida pela manifestação popular nesse período é Bezerros através dos Papangus. Já quem prefere uma programação mais relaxante, Garanhuns é o local com seu tradicional Festival de Jazz.
Para ver a programação que acontecerão durante o carnaval deste ano, já publicadas no BLOGATIVO, basta clicar nos links abaixo:
=> Parque Ruber Van Der Linden receberá shows no Garanhuns Jazz Festival 2014;
=> NOVAS INFORMAÇÕES - PROGRAMAÇÃO JAZZ (Garanhuns);
=> Mistura de ritmos marca o carnaval de Garanhuns;
=> Igarassu chama para o Carnaval;
=> Programação do distrito de São Pedro neste carnaval (Garanhuns);
=> Samba no Carnaval do Recife;
=> Polo alternativo agita Porto de Galinhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário