Fundado em outubro de 1961, o Hospital Infantil Palmira Sales vem sendo reconhecido pela prestação de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2013, o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, firmou convênio com a referida instituição para a realização de atendimentos de caráter ambulatorial e hospitalar. O relatório anual mostra um total de 27.421 atendimentos em mais de 10 serviços.
A nova fase do hospital trouxe um ágil atendimento com plantão 24h de obstetrícia, além do recebimento de pacientes regulados, nos ambulatórios, para diversas especialidades médicas, sendo elas: cirurgia geral, cardiologia, urologia, neurologia, dermatologia, cirurgia pediátrica, pediatria, ginecologia e obstetrícia, endocrinologia, ortopedia, geriatria, oftalmologia, pneumologia, fonoaudiologia e nutrição – totalizando mais de 20 mil atendimentos no ano passado.
Moradora do distrito de Iratama, dona Roseli Sales da Silva está nas instalações desde ontem (20), acompanhando sua filha, Carolina Rose, que está grávida. Ela ressaltou o bom atendimento desde que chegou. “Não tenho do que reclamar. O atendimento é muito bom, a estrutura está muito boa”, diz.
Tendo como diretora-presidente a irmã Rita de Cássia, que juntamente com outras cinco irmãs cuida das demandas administrativas, e como diretor-médico, Neilson Falcão, o Hospital Palmira Sales dispõe de 66 leitos para o SUS, além de outras salas para suportes específicos. “Nossa preocupação é sempre pelo bem-estar das pessoas. Aqui, buscamos disponibilizar uma infraestrutura de qualidade aos pacientes”, pontua a irmã Rita de Cássia.
Os outros procedimentos e exames ambulatoriais somaram, de acordo com o Sistema de Informação Ambulatorial (SAI) e Sistema de Informações Hospitalares (SIH), em 2013, cerca de 1.100 atendimentos. Já os serviços hospitalares mostram 1.696 cirurgias eletivas, 185 internamentos clínicos e 2.097 procedimentos obstétricos (parto normal, cesárea, curetagens e atendimento a intercorrências obstétricos.
Para o secretário de Saúde de Garanhuns, Harley Davidson, o objetivo de oferecer um serviço de saúde com qualidade no Hospital Infantil, como popularmente é conhecido, foi alcançado. “Podemos dizer que nosso relatório é bastante positivo. A mudança e as adaptações são contínuas, principalmente quando falamos em saúde. Mas a nossa busca é para isso, para a satisfação das pessoas em chegarem num hospital e serem bem recebidos, com um atendimento que atenda, de verdade, a sua necessidade”, comenta.
Texto e Foto: Cloves Teodorico (Secretaria de Comunicação de Garanhuns)
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