Em seu primeiro compromisso oficial como ministro do Turismo, Vinicius Lages participou da abertura da 20ª edição do Workshop CVC, na manhã desta quarta-feira (19), em São Paulo. O evento reuniu representantes de 29 países, cerca de 500 expositores e 10 mil profissionais de turismo em uma feira que seguiu até quinta-feira (20), no Expo Center Norte, em São Paulo. O objetivo do encontro é trabalhar o desenvolvimento do Turismo gerando negócios.
Em seu discurso, o ministro destacou a importância do empresariado no setor turístico. “Estou feliz por minha primeira participação como ministro acontecer em um evento de negócios. O Ministério do Turismo é um facilitador através da formulação de políticas públicas para que a indústria do turismo realize seus negócios”, disse.
Lages abordou a importância do turismo com a proximidade dos grandes eventos, as transformações sociais e econômicas pelas quais o país vem passando, e disse que recebe o MTur com qualidade em gestão e números expressivos que revelam o aumento de viagens e empregos gerados pelo setor. Destacou, no entanto, que conforme as metas do Plano Nacional de Turismo, o objetivo é avançar ainda mais.
O turismo de negócios é um dos segmentos mais importantes e de maior vitalidade para a economia turística do país. É também o segundo maior fator de atração de visitantes estrangeiros para o Brasil: 25,6% dos turistas internacionais vêm ao país com essa finalidade, e seu gasto médio diário, US$ 127, é quase duas vezes maior que o desembolso dos turistas de lazer. De acordo com a Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA), o Brasil está em 7º lugar entre os países que mais realizaram eventos internacionais em 2011.
O empresário Guilherme Paulus, presidente do Conselho da operadora CVC e anfitrião do workshop, falou sobre o crescimento do evento. “O primeiro workshop, em 94, um ano agitado para o Brasil com a introdução do real na economia e o tetracampeonato do Brasil na Copa, reuniu 15 expositores no Terraço Itália. Vinte anos depois, o evento é um marco na história do turismo brasileiro”, disse.
O secretário substituto da Secretaria Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Carlos Henrique Sobral, e o secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz, acompanharam o ministro no evento.aram eventos internacionais em 2011.
Clique aqui e ouça trecho do discurso em que o ministro Vinicius Lages defende empenho pela ampliação de avanços no setor.
FONTE: Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário