sábado, 3 de maio de 2014

=> Escolas de quatro engenhos do Ipojuca são reformadas e entregues pelo prefeito Carlos Santana

O prefeito do Ipojuca, Carlos Santana, entrega nesta terça-feira (06), entrega quatro escolas do campo (zona rural) totalmente reformadas, numa parceria entre a Prefeitura Municipal e a Ultragaz. São elas: São Roque (Engenho Jenipapo), a Santo Elias (Engenho Caetés), a Escola Santos Cosme e Damião (Engenho Cachoeira) e a Escola São Jorge (Engenho Macaco). Todas as escolas terão um ato de entrega, com a presença do prefeito Carlos Santana e da secretária, da secretária de Educação, Margareth Zaponi, dos executivos da fornecedora de gás Daniela Gentil, Regiane Gimenez, Marcos Olívio e André Bregion, e da comunidade escolar. Duas escolas serão entregues pela manhã, a partir das 8h, e outras duas à tarde, a partir das 13h30.

O prefeito Carlos Santana classificou a parceria como inédita e inovadora na Educação municipal e está certo dos frutos a serem colhidos. “Estamos implementando as condições para atingirmos excelência no processo de ensino-aprendizagem. É uma das prioridades da minha gestão. O desafio é atingir uma educação pública de qualidade social, como direito fundamental de todos, alicerçada no respeito aos direitos humanos trazendo conteúdo e bem-estar aos alunos. Isso trará um ambiente propício para que crianças e jovens assimilem melhor o aprendizado”, enfatiza Santana.

A reforma das quatro escolas é uma iniciativa inovadora de parceria com a iniciativa privada, na qual foram investidos R$ 880 mil em recursos da Ultragaz. As escolas dos quatro engenhos tiveram toda a estrutura recuperada, do piso ao telhado, em todas as dependências (salas de aula, banheiros, cozinha, refeitório, cantinhos de leitura, lavatório coletivo, parques infantis, etc), além de terem iluminação e instalações elétricas e hidráulicas recuperadas.

“Temos a mesma atenção com as escolas rurais que temos com as unidades urbanas. Queremos o melhor para os alunos”, afirmou a secretária de Educação, Margareth Zaponi. Na São Roque, foi construída uma nova cozinha, criada uma área de serviço (com abrigos para lixo, gás e almoxarifado), criada uma área para leitura, refeitório, pátio coberto, nova fossa séptica, rampas de acesso e corrimões, sanitário adaptado, entre outras melhorias. Na Cosme e Damião, foi construída mais uma sala de aula, criado um refeitório e área de serviço, novos banheiros e a cozinha foi ampliada. Já na São Jorge, houve a integração com a sala do Peti, foi criado um pátio de recreação externo, um refeitório, além de rampa de acessibilidade. Por último, na Santo Elias, foi elevado o telhado, a cozinha foi invertida com a sala de aula (adequando-se o espaço às necessidades), criado o refeitório, feito um pergolado na área frontal e aberta ventilação nos sanitários.

Mas as melhorias não estão apenas na parte estrutural. Há novidades também no processo de “Ensino e Aprendizagem”, garantindo o direito de aprender para todos os estudantes. As unidades também receberam novos materiais de apoio pedagógico, como os livros do FNDE e do Projeto Caminho das Letras, da Secretaria Municipal de Educação, no sentido de estimular a leitura e a escrita, diminuindo as taxas de analfabetismo, atualmente em torno de 20% entre as crianças até 10 anos.

Uma das escolas a ser entregue nesta terça-feira, a São Roque, por exemplo, não contemplava sequer a questão da acessibilidade. “Aqui não havia essa rampa”, lembrou a professora Rosineide Lúcia Melo. Já a merendeira Marinalva de Lourdes dos Santos lembra que a cozinha anterior era bem pequena e com eletrodomésticos velhos e estragados. “Agora está uma maravilha, com tudo novo e abastecido”, disse a funcionária, apontando a dispensa lotada de alimentos.

Além de recuperar a estrutura física das escolas, a Secretaria Municipal de Educação desenvolve uma série de ações importantes, como o Sistema de Avaliação Escolar Municipal do Ipojuca (Saemi), o Progestor (Formação de Gestores), a Gestão por Competências e o Projeto Caminho das Letras, entre outras. Além disso, também adquiriu 6.232 itens para reequipar todas as escolas municipais. Objetos, utensílios e eletrodomésticos, tais como: bebedouros, micro-ondas, carrinhos de limpeza, freezers, geladeiras, aparelhos de ar condicionado, lixeiras, dispensers para copos plásticos e outros. Foram distribuídos 2.136 desses itens para as escolas do campo e 1.212 para as escolas urbanas. O fardamento, composto por duas camisas e duas calças por estudante, foi entregue no total de 37.710 calças e igual quantidade de camisas.

CENÁRIO


O ato de inauguração é um marco na gestão municipal, visto o alto nível de declínio na educação encontrada pela Secretaria da Educação, quando, no início de 2013, encontrou a rede física em estado precário. Para resolver o problema, à época, foi providenciada a manutenção emergencial em 100% dela. Havia ainda algumas distorções. A Escola Armando da Costa Brito, no distrito de Nossa Senhora do Ó, por exemplo, funcionava com um turno intermediário, com 350 alunos matriculados em nove turmas neste horário. Seis das 12 salas não tinham janelas. Elas foram readequadas para receber climatização e lousas interativas.

A Ultragaz, líder no segmento de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), também se mostra satisfeita com o resultado da parceria, o que demonstra a responsabilidade social da empresa. “Agora, os alunos dessas escolas terão um espaço mais agradável e estruturado para crescer, aprender e se desenvolver com um ensino de melhor qualidade e instalações mais favoráveis para isso”, destacou o diretor de mercado da Ultragaz, André Bregion.


HORÁRIO DAS INAUGURAÇÕES (06.05)

Escola Santo Elias, Engenho Caetés, às 8h30
Escola Municipal São Roque, Engenho Jenipapo, às 9h30
Escola Santos Cosme e Damião, Engenho Cachoeira, às 13h30
Escola São Jorge, Engenho Macaco, às 15h


FONTE: Comunicação da Prefeitura do Ipojuca

Nenhum comentário:

Postar um comentário