quarta-feira, 14 de maio de 2014

=> Paulo Câmara anuncia bilhete único de ônibus para toda a Região Metropolitana

Socialista lançou, nesta quarta-feira (14), seu primeiro grande compromisso para a área de mobilidade

O pré-candidato ao Governo do Estado pela Frente Popular, Paulo Câmara (PSB), trouxe, nesta quarta-feira (14), uma grande notícia para os usuários de ônibus. Ele afirmou que implantará o bilhete único e a tarifa única no Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife. "O usuário que hoje precisa pegar duas ou três conduções para ir ao trabalho poderá pagar apenas uma passagem, e também não precisará se deslocar para um Terminal Integrado (TI). E o valor único da tarifa será o do Anel A, que hoje custa R$ 2,15", anunciou, explicando que as tarifas B, que custa hoje R$ 2,35, e D, atualmente de R$ 2,75, serão extintas.

Segundo Paulo Câmara, o novo formato trará para o usuário mais tranquilidade, regularidade, rapidez e conforto no seu deslocamento diário. "Por exemplo, o morador de Casa Amarela não vai mais ter que se deslocar para o Terminal Integrado da Macaxeira para poder chegar ao Centro do Recife. Lá da Avenida Norte, perto de casa, ele pode pegar seu ônibus, descer em qualquer ponto do percurso e subir em outro veículo, pagando apenas uma passagem. Da mesma forma, o usuário que mora na região próxima ao corredor da Avenida Beberibe não vai precisar ir até o Centro e ter que pagar outra passagem, quando quiser ir a qualquer lugar da Região Metropolitana", pontuou o pré-candidato, que também assumiu o compromisso de fiscalizar mais o funcionamento dos terminais integrados, que terão mais conforto e eficiência.
A criação da tarifa e do bilhete únicos será possível com a implantação total do Sistema Estrutural Integrado (SEI) pelo Governo do Estado, que reúne linhas de ônibus e metrô, através dos terminais integrados. Há atualmente 18 TIs operando na RMR e outros sete serão implantados até o fim de 2014. Três corredores exclusivos de ônibus estão em fase de conclusão (Leste/Oeste, Norte/Sul e o Ramal da Copa) e outros três estão previstos. Em todos eles, o modelo de transporte será o BRT (Bus Rapid Transit), com ar-condicionado, sistema de segurança, contagem eletrônica de passageiros e GPS.

"Todo esse investimento vai permitir um salto de qualidade no transporte público para cerca de um milhão de pessoas que utilizam diariamente o sistema na RMR. Também faremos parcerias com as prefeituras do Recife e da Região Metropolitana para aprimorar ainda mais o deslocamento dos moradores. Iremos fortalecer medidas simples e eficazes, como a faixa azul implantada pela Prefeitura do Recife. Se o sistema de transporte público funciona bem, mais pessoas passam a utilizá-lo, deixando seus carros em casa. Isso significa menos engarrafamento, menos poluição e menos acidentes", ressaltou Paulo Câmara.

O investimento em alternativas de transporte e deslocamento é imprescindível nas grandes cidades. O tempo de deslocamento médio do morador da RMR para seu trabalho é, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), de 38 minutos. Isso pode ser explicado parcialmente pelo aumento da frota de carros particulares nas ruas. De 527.107, no ano 2000, o número de veículos da Região Metropolitana chegou a 1.197.732, em 2014. O Governo do Estado tem enfrentado esse desafio com uma visão estratégica, com intervenções elaboradas pelo Programa Estadual de Mobilidade (PROMOB), criado em 2010. Além das ações no transporte público do modal ônibus, estão sendo implantados corredores fluviais, novas passarelas de pedestres e melhorias nas calçadas.


 Informações da Assessoria de Imprensa do PSB

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