O monólogo escrito por Newton Moreno denominado "O Livro" que é protagonizado pelo ator global Eduardo Moscovis e dirigido por Christiane Jatahy foi encenado na noite de ontem (23 de julho) no Auditório do Teatro Luiz Souto Dourado, localizado no Centro Cultural de Garanhuns durante o XXIV Festival de Inverno de Garanhuns.
O drama no qual Eduardo Moscovis ganha um livro de seu pai, interpretando o desespero e angustias de uma pessoa que tenta ler o livro recebido, no qual vai ficando cego durante o desenvolver da peça. Através de jogos de palavras com interpretação cognitiva da forma denotativa buscando o significado das palavras de forma descritiva, as luzes do palco são apagadas para aguçar os demais sentidos (audição e tato), mostrando que ao tempo que a visão é diminuída, outros sentidos começam a se desenvolver mais.
A peça estreada em 2010 sempre foi apresentada para públicos pequenos devido a necessidade da "dramacidade" da mesma, porém durante o Festival de Inverno, multidões estiveram presente no auditório durante as duas sessões na noite de ontem. Havia no local, inclusive, a presença de pessoas com deficiência visual ( baixa visão e cegas) que tiveram a ajuda por meio de audiodescrição, uma vez que Garanhuns é uma das poucas cidades que possui associação politicamente articulada e atuante em defesa do deficiente visual, como por exemplo a ADVAMPE (Associação dos Deficientes Visuais do Agreste Meridional Pernambucano).
Nenhum comentário:
Postar um comentário