quarta-feira, 22 de outubro de 2014

=> Bate papo sobre Literatura nesta quinta no Sesc Garanhuns

A técnica em literatura do Sesc/Garanhuns - Marcilene Pereira enviou um e-mail para a editora-chefe do BLOGATIVO para convite e divulgação do Bate Papo como Ação de Literatura do SESC Garanhuns que será realizada às 19h30 desta quinta-feira (23).

Abaixo encontra-se o e-mail na integra.


O Sesc Garanhuns, através do Laboratório de Autoria Literária Luzinette Laporte, convida  honrosamente, todas as pessoas que gostam de Literaturae  para prestigiar a ação “Com a palavra, o escritor”  na próxima quinta-feira (23), às 19h30, no salão de Eventos Jaime de Almeida Pincho da nossa Unidade Executiva que contará com uma conversa entre as escritoras Edna Bueno (RJ) e Lenice Gomes (PE) com a mediação da arte-educadora Ialle Feitosa (Garanhuns).

As convidadas falarão sobre o tema: “Literatura Infanto-juvenil” e suas magias no processo escolar. Na ocasião serão destacados aspectos como a importância do professor para a formação de leitores e o acompanhamento dos pais nesse processo para despertar nas crianças o gosto e o fascínio pela leitura. As mágicas possibilidades que o universo da literatura pode oferecer a educadores e estudantes.

Almejamos contar com  a presença de vocês.
Atenciosamente,
Marcilene



SOBRE AS ESCRITORAS:

·  Edna Bueno –

Carioca, nasceu em uma casa cheia de livros e de gente gostando deles. Desde cedo foi povoada pelos livros, suas histórias e cores e figuras. Desde sempre, uma apaixonada pela palavra.Graduada em Engenharia Química pela UFRJ, trabalhou na área por muitos anos. Passou a dedicar-se quase que exclusivamente à Literatura a partir de 1999.“Ler e escrever me dão um rosto, alegria e sentido”.

Especialista em Literatura Infantil e Juvenil pela UFRJ. Especialista em Literaturas Portuguesa e Africanas pela UFRJ. Membro da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil – AEILIJ. Membro do Quintal da Língua Portuguesa (grupo de pesquisa de literaturas de língua portuguesa).

Página em www.aeilij.org.br (link: associados)

Alguns livros publicados:
“Vovó e vento, quanto movimento!”, ilustrações Victor Tavares, Ed. Zeus(*), 2002.
“Com vagareza e com espanto”, ilustrações Theo Cordeiro, Ed. Nova Didática, 2002.
“Entre os Bambus”, ilustrações Suppa, Global Editora, 2003.
"A Ingrid veio ver o mar", ilustrações Suppa, Global Editora, 2004.
“Rimas Fáceis”, ilustrações Talita Nozomi, Editora Gaivota, 2012.
“Pois é, lá vou eu”, integrante da Coleção “Era uma vez o bullying”, Editora Garamond, 2012.


· Lenice Gomes –

Natural de Japi, no agreste pernambucano, professora de História e especialista em Literatura Infanto-Juvenil, autora de mais de 30 livros infanto-juvenis, publicados pelas mais importantes editoras do país, Lenice atua como conselheira do Programa Conta Brasil em Pernambuco, e coordena uma companhia de Contadores de Histórias no Recife, chamada Cia das Palavras Andarilhas, organizadora do PROJETO NOITE DE HISTÓRIAS, que reúne contadores, escritores, atores e arte-educadores. A escritora também participa junto com a produtora cultural Benita Pietro, debatedora do programa Sem Censura da TV Educativa, da coordenação do movimento Simpósio Nacional de Contadores de Histórias, evento realizado no circuito RJ e Minas Gerais. É representante da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEI - LIJ) em Pernambuco, e realiza cursos, palestras e encontros por todo Brasil. Tem livros premiados pela FNLJ e Jabuti de Leitura . Entre seus livros mais conhecidos e premiados estão: Pererêêê Pororóóó, editora DCL e o livro Brincando Advinhas, publicado pela editora Paulinas.



· Ialle Feitosa –

Contadora de histórias,  especialista em Arte-Educação,  mediadora de leitura e atriz. Membro da RIC - Red Internacional de Cuentacuentos,  contadora de histórias da Cia. FAZ-de- Conta, responsável pela Biblioteca Casa da Gente,  realizadora do  curso de formação: Encantadores de histórias r da Rave Literária Casa da Gente, responsável pelo grupo Livros - folhas, frutos e flores do MBL- Movimento Brasil Literário. Esta em cartaz, circulando pelo estado de Pernambuco, com o espetáculo de Contação de histórias “Conto de Retalhos"  desde 2012 pelo FPNC - Festival Pernambuco Nação Cultural. Em 2014 participou como contadora de histórias de eventos internacionais como   "II Bienal Internacional do Livro do Agreste em Garanhuns", “Boca do Céu - Encontro Internacional de Contadores de Histórias" em São Paulo, "XIII Festival Internacional de Cuentacuentos" em Buenos Aires - Argentina,  e esta como coordenadora das oficinas do FILIG - Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns.
Arte-Educadora, Atriz e Contadora de Histórias
DRT: 3560 / PE
Membro da RED Internacional de Cuentacuentos




Nenhum comentário:

Postar um comentário