quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

=> Ações de acessibilidade de Pernambuco são destaques em Índice de Competitividade do Turismo Nacional

Fernando de Noronha e Ipojuca foram contemplados em estudo do MTUR, FGV e Sebrae com 65 destinos turísticos brasileiros

De acordo com a pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo e Sebrae, com execução da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Fernando de Noronha é o destino brasileiro que mais avançou no quesito Acesso, um dos 13 componentes avaliados no Índice de Competitividade do Turismo Nacional. Ipojuca também foi destaque com o projeto Praia Sem Barreiras, implantado pela Secretaria de Turismo de Pernambuco, através da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). A cerimônia de premiação aconteceu na última terça-feira (16), em Brasília.

A avaliação revelou que dentre as ações que alavancou a evolução do arquipélago estão: a ampliação do aeródromo da ilha, o aumento de transporte público que atende os principais atrativos e a oferta de ônibus acessíveis para pessoas com deficiências. Já o projeto Praia Sem Barreiras foi eleito uma das 11 iniciativas inovadoras apresentadas no Índice, entre mais de 80 analisados.  O objetivo do Boas Práticas é identificar e divulgar as boas ideias desenvolvidas por destinos brasileiros, a fim de multiplicar essas iniciativas.

Criado em 2013 pela Empetur, em parceria com a Prefeitura do Ipojuca, o programa oferece esteiras de acesso ao mar, cadeiras anfíbias e monitores capacitados para realizar o banho assistido. Em apenas um ano de projeto, já foram atendidos mais de 2,5 mil usuários nas cinco praias contempladas com a ação: Boa Viagem, Porto de Galinhas, Fernando de Noronha, Olinda e Candeias.

Segundo o presidente da Empetur, André Correia, a escolha reflete a importância do tema acessibilidade no Estado. “A criação do Praia Sem Barreiras, além de outras ações voltadas para a acessibilidade, têm o objetivo de proporcionar conforto e momento de lazer a pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. Estamos muito felizes em ver que esta iniciativa está sendo reconhecida devido a sua importância para Pernambuco e também para o País.” 


FONTE: ASSESSORIA DE IMPRENSA DA SECRETARIA DE TURISMO DE PERNAMBUCO

Nenhum comentário:

Postar um comentário