Por reconhecimento do trabalho e empenho das equipes, a Prefeitura de Lajedo recebeu um convite através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos em consideração à gestora Marconeide Cordeiro como uma dos 50 Melhores Gestores de Assistência Municipal do Brasil. Escolhida entre os 5946 municípios brasileiros, a única em todo o Agreste Meridional, Lajedo é uma das seis cidades que receberam esse destaque. As demais cidades são: O prêmio é idôneo, e não possui vínculo governamental , uma vez que a instituição é privada, Tabira, Aliança, Lagoa do Carro, Joaquim Nabuco e Ilha de Itamaracá .Além do prêmio, a instituição de eventos realizou o 7º Congresso Nacional de Gestores Municipais entre os dias 07 a 10 de dezembro na Costa do Sauípe na Bahia.
O prêmio nacional de Responsabilidade Social da sétima edição é destinado aos líderes das secretarias de assistência social que desenvolvem ações voltadas para idosos, jovens e crianças entre o ano de 2014. Mensurando os resultados obtidos através dos dados divulgados nas páginas oficiais do governo municipal através de fontes associadas a órgãos estaduais ou federais, o Premium Brasil – Congressos e Eventos Nacionais se baseou em discernir sobre o Plano Municipal de Assistência Social que engloba as políticas públicas em execução na cidade, prestação de serviços e os programas desenvolvidos no combate à desigualdade social, por exemplo.
Diante das atividades dirigidas pela equipe e pela gestora da pasta, a Prefeitura Municipal de Lajedo atende as demandas sociais de seus munícipes nos programas e serviços existentes em sua rede, através do pleno funcionamento do CRAS, CREAS, CCI, Cadastro Único/Bolsa Família, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos ofertado a crianças, adolescentes e idosos, Patrulheiros Mirins, que atende a 120 crianças e adolescentes, oriundas de famílias de baixa renda com o objetivo de trabalhar ações de cidadania, meio ambiente, cultura, dentre outras e retira-los da ociosidade. Contamos também com o serviço de abrigamento de crianças e adolescentes na rede não governamental, ofertado pela Casa Lar Abrigo, a qual conta com nosso apoio no que concerne a repasse financeiro mensal de recursos próprios e do convênio com o Estado que conseguimos este ano para aumentar a capacidade e qualidade dos serviços ofertados. E por fim, o reconhecimento do Fundo das Nações Unidas para Infância – UNICEF que desde 2013 vem aprovando as ações executadas no município.
Em entrevista, a secretária Marconeide agradeceu em primeiro lugar a Deus, lembrando em seguida da equipe com quem trabalha e ao prefeito Rossine que depositou confiança para gerir o campo social.
Conheça os serviços da Pasta e dados em 2014:
O CRAS – Com um total de famílias atendidas de 3.724 até novembro, 574 participantes do atendimento em grupo, cursos ofertados dentro e fora do espaço físico como a cartonagem, customização, trufas e ovos de Páscoa; feltro, corte e escova, eletricista predial (SENAI), aplicador de cerâmicas (PRONATEC) e pedreiro. Além do serviço dos catadores de material reciclável.
O CREAS – Com a função de acompanhar famílias em risco e com violação de direitos, como casos de violência intrafamiliar, abandono, vítimas de abuso sexual e prestação de serviços à comunidade, 71 famílias acompanhadas, capacitações para equipe técnica e eventos como o dia do combate ao trabalho infantil, combate ao abuso e exploração sexual e capacitações para o Conselho Tutelar.
Bolsa Família – Desde 2012 o número de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família dobrou, e este ano de 2014 tem 9.158 famílias cadastradas e 5.685 beneficiárias.
Documentação Civil – Além do apoio dado ao Casamento Comunitário realizado pelo poder Judiciário em outubro de 2014 com 82 casais, a secretaria disponibiliza a emissão de registro geral, com o número de 1.850 RG, e emissão de 1ª e 2ª vias de carteira de trabalho atingindo 800 e 390, respectivamente na Jornada de Direitos Humanos.
Patrulheiros Mirins – atividade educativa e recreativa com o intuito de afastar o trabalho infantil, e proporcionar para os 120 meninos uma espécie de Quartel Mirim onde são desenvolvidas ações comunitárias, esportivas e disciplina militar através de campanhas comunitárias, ambientais, por exemplo. O foco inicial são 60 crianças do bairro Bom Jesus e 60 do Mutirão.
Casa das Juventudes – 40 jovens que participam ativamente de capacitações envolvendo o empreendedorismo, cursos de informática e oficina de hip hop.
Mãe Coruja – Parcerias com SESI para cursos de culinária voltados para gestantes, como o Cozinha Brasil com 80 mulheres. Semana do Aleitamento Materno, e Semana do bebê disponibilizando palestras sobre hortas verticais e primeira certidão de nascimento para recém-nascidos com apoio do Cartório Civil.
Inclusão Social – Parceria com a educação inclusiva na socialização dos alunos especiais.
CCI – O Centro de Convivência de Idosos além de ser um ambiente acolhedor para os 174 participantes da terceira idade, faz atividades de lazer como o dia do forró semanalmente, o coral com uma ex-oficineira do S.C.F.V. e atividades extras como cursos de cartonagem. Parceria com a saúde, levando atendimentos do NASF e palestras.
S.C.F.V. – O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos tem 480 participantes entre os núcleos dos povoados. Apoio estrutural disponibilizando o material necessário para cenário do teatro, adereços e figurinos para apresentações de dança, cuja fama já ocasionou convites de outras cidades e interestaduais. Como também, oficinas de percussão e violão, artes recicláveis e futebol.
Casa Abrigo – aumentou o número de crianças acolhidas através do Conselho Tutelar, CREAS, CRAS e número de funcionários para atender o público infantil, como psicólogas e assistentes sociais. Todo esse suporte conquistado através de convênios com repasse de recurso para o município e adquiridas especificamente para a ONG.
FONTE: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Lajedo
Nenhum comentário:
Postar um comentário