terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

=> Parte da organização de "Com o Ciência na Cabeça na Cabeça e Frevo no Pé" de Garanhuns dá entrevista para o Orelhão das 7

Como é habitual, o radialista Fernandinho DJ (Fernando Monteiro) que fez o arranjo do hino da troça há 3 anos de autoria de Heloísa Bastos (doutora da UFRPE/UAG) fez mais uma entrevista em seu programa para parte da organização de Garanhuns da primeira troça carnavalesca do Brasil  "Com Ciência na Cabeça e Frevo no Pé".





A entrevista aconteceu na noite de ontem para Ana Paula Freitas (proprietária da  A.P. Produções e professora do projeto Travessia e ex-professora do Projovem Urbano) e para Amanda Maciel (Editora-chefe do BLOGATIVO, assessora de comunicação da troça, ex-professora do Projovem Urbano e que no passado estagiou o Espaço Ciência) durante o programa Orelhão das 7 (Rádio 7 Colinas FM).

As entrevistadas falaram sobre a origem, parceiros e novidades deste ano da troça.



O desfile da "Com Ciência na Cabeça e Frevo no Pé" acontecerá na tarde de amanhã (3 de fevereiro) com concentração às 15h no Parque Euclides Dourado (mais conhecido como Parque dos Eucaliptos) para o desfile pelas ruas, culminando no Espaço Colunata com muito frevo, animação, bonecos gigantes cientistas, segurança e Orquestra Manoel Rabelo. E você é convidado a fazer parte desta festa cultural!!  Traga seus familiares, vista sua fantasia e venha fazer parte desta diversão!!!




A primeira troça carnavalesca científica brasileira denominada "Com Ciência na Cabeça e Frevo no Pé" que no ano passado comemorou uma década de fundação irá pelo terceiro ano consecutivo desfilar nas prévias carnavalescas em Garanhuns na tarde de amanhã através da articulação entre: A.P. Produções; BLOGATIVO; Coordenação dos Projetos Projovem Urbano do Agreste Meridional e Travessia; Unidade Acadêmica de Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE/UAG; e Espaço Ciência; e. Apoiados por: Secretarias de Cultura e Comunicação de Garanhuns; SBPC e Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional Pernambucano. E este ano também pelas empresas: Refrigerantes Jatobá; Bom Leite e Informaia. Uma vez que o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que será lançado oficialmente em Pernambuco durante o desfile será "Ciência alimentando o Brasil" 

A primeira troça carnavalesca de ciência foi criada com o propósito de divulgação da ciência em 2005, oriunda da parceria entre: a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), CECINE, Espaço Ciência, Prefeituras de Recife e Olinda, dentre outros órgãos, teve seu primeiro desfile durante o encerramento de uma reunião regional da SBPC em Recife que coincidiu com a semana pré-carnavalesca no campus da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) com a participação de: Frevioca, Rei Mono, Rainha do Carnaval e tendo como o primeiro boneco da troça - Albert Einstein, pois era o ano do centenário da teoria da relatividade. A escolha do nome foi feita por meio de um concurso via internet realizado pela secretaria regional da SBPC em Pernambuco, no qual mais de 200 internautas nacionais e internacionais votaram nos aproximadamente 30 nomes sugeridos. No ano seguinte, já com o nome da troça escolhido “Com Ciência na Cabeça e Frevo no Pé”, houve o desfile oficial no Recife Antigo em 22 de fevereiro de 2006. Nos anos anteriores, há cada ano um cientista é homenageado com boneco-gigante como: Albert Einstein; Galileu Galilei; Marie Curie; Leite Lopes; Milton Santos; Charles Darwin; Paulo Freire; César Lattes; Naíde Teodósio, dentre outros sempre levando alegria e folia pelas ruas de Olinda e Recife durante as prévias carnavalescas.  Desde 2005, alguns desses bonecos são levados para reuniões anuais da SBPC, estando presente na Conferência RIO + 20 e já foram ilustrados em um cartão natalino da União Europeia de Ciências. Quebrando a tradição desse percurso de Recife e Olinda, pela primeira vez na história, a troça veio ao interior pernambucano em 2014 como uma política de interiorização dos programas de divulgação científica. Pelo terceiro ano consecutivo, irá desfilar nas ruas de Garanhuns na quarta-feira que antecede o carnaval. Tendo a particularidade do desfile da troça deste ano ser exclusivo apenas na cidade de Garanhuns. Tradicionalmente durante o desfile da troça acontece o lançamento estadual da data da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que terá como tema: “Ciência alimentando o Brasil”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário