O Mestre Benoni, do Reisado Os Três Reis do Oriente, de Garanhuns, venceu a categoria Mestre dos Saberes e Fazeres do I Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular e Dramaturgia, promovido pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura (Secult) e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). O resultado foi divulgado na noite de dessa quinta-feira (07).
Emocionado com o resultado, o garanhuense Benoni Bezerra de Carvalho, de 74 anos de idade, relembra a trajetória de vida e sua relação antiga com os reisados. “Eu comecei muito cedo, em 1954, na época eu tinha 12 anos de idade. Passei por outros dois reisados. É uma luta diária manter viva essa história”, comenta Benoni.
Desde o ano de 2007, o Mestre Benoni comanda o Reisado Os Três Reis do Oriente – um dos mais antigos, com 103 anos de atividade, no Estado. Ele recebeu, em 2013, uma homenagem durante o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), no palco de Cultura Popular, e sempre é convidado para a grade de programação de eventos locais.
A solenidade de entrega do prêmio de 10 mil reais acontecerá no dia 18 de julho, no Recife. Para a secretária de Cultura de Garanhuns, Cirlene Leite, o momento é de alegria. “Os reisados vêm passando por um trabalho de resgate e foco de luz muito grande. Com isso, fortaleceu a importância dos grupos e de seus mestres, projetando para outras regiões de Pernambuco”, destaca a titular da pasta.
Mais sobre o prêmio – O Ariano Suassuna de Cultura Popular e Dramaturgia foi lançado no ano passado, durante o FIG, com o objetivo de premiar e reconhecer saberes e fazeres da Cultura Popular, além de estimular a escrita, revelando novos dramaturgos. Outro garanhuense será premiado, Alex Apolônio Soares, que ficou em 2º lugar na categoria Teatro de Formas Animadas – o texto de sua autoria é intitulado “Severino Brincante”.
Foto: Magda Silva
Fonte: CLOVES TEODORICO - Secom Garanhuns
Nenhum comentário:
Postar um comentário