quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

=> Especialista dá dicas para ajudar no balanço das realizações do último ano e das metas para 2018, sem gerar frustrações

Além de refletir sobre o ano que passou e se planejar para o que está por vir, é importante também aproveitar essa época para cuidar da saúde

Você consegue avaliar qual foi seu desempenho naqueles planos que foram feitos no início do ano? Está satisfeito com as metas que foram alcançadas? Nessa época do ano é comum pensarmos nos sonhos e objetivos para o ano que está por vir, mas também é preciso relembrarmos do que foi prometido no passado.

Rita Calegari, psicóloga da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, explica que é importante avaliar o desempenho do que já passou e não se esquecer de que os planos que fazemos devem ser revisados constantemente durante o ano. “Vivemos em um mundo onde a velocidade com a qual nossa vida muda - e em consequência nossos planos - deve ser considerada ao imaginar metas a médio e longo prazo. Com ajustes pontuais e frequentes para o alcance do que foi proposto, as chances de êxito são muito maiores”.

Segundo a especialista, é preciso que, durante o ano, os objetivos sejam sempre lembrados e que se faça um balanço de como está a realidade da sua vida naquele momento para que, se preciso for, a meta seja revista. “Por exemplo: a proposta era emagrecer (lembre-se de planejar quanto). No plano, além de dieta, havia exercícios. Ao avaliar mensalmente, dá para dizer - honestamente - se estamos cumprindo o planejado? Não? Por quê? Que tal mudar a estratégia e começar a caminhar no parque aos fins semana? Com ajustes pontuais e frequentes para o alcance da meta proposta, as chances de êxito são muito maiores! Afinal, se colocarmos uma meta e esquecer-se de fazer a gestão dela durante o ano, é certo que os resultados vão nos frustrar”.

Para o ano que está por vir, a primeira dica é celebrar as conquistas que foram alcançadas. É muito importante cuidar da autoestima e reconhecer os pontos positivos. Além disso, é preciso rever tudo o que foi planejado para uma avaliação completa e também para organizar as metas para o futuro. “Nessa fase devemos rever tudo o que planejamos, o que funcionou e também o que não deu certo. É preciso se questionar: deseja manter algumas metas, alterar ou criar outras? Lembre-se de visualizar onde você quer estar (carreira, vida pessoal, imagem, estudos, etc.) daqui cinco anos e comece a trabalhar para isso hoje.”, enfatiza a psicóloga.

Rita explica ainda que, em muitos momentos, é importante envolver os amigos mais próximos, companheiros e familiares. “Compartilhe com alguém de confiança os seus planos: ouça o que a pessoa tem a dizer sobre o que você planejou e avalie a percepção dela na sua tomada de decisão. Às vezes, uma opinião sincera de alguém que nos conhece é decisivo para ajustar as diferenças entre um devaneio e uma meta. Mas não se esqueça: mesmo um devaneio pode se tornar realidade, por isso será positivo ouvir críticas para fortalecer seus planos.”


Saúde como meta
Neste início de ano, além das novas metas e expectativas, é importante dar atenção aos cuidados com a saúde.  A realização periódica de exames preventivos e o acompanhamento médico são ferramentas importantes na detecção e tratamento de doenças, de forma segura e precoce. É importante buscar especialistas e solicitar o check-up médico, que é realizado com o objetivo de garantir que está tudo em ordem com a saúde e diagnosticar, caso necessário, alguma condição que ainda não tenha se manifestado por meio de sintomas.

Geralmente, a recomendação é realizar os principais exames de acordo com a sua faixa etária anualmente a partir dos 40 anos, tanto para o público feminino, quanto masculino. Além disso, deve-se também levar em consideração o histórico familiar.

O Centro Médico da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo reúne especialistas em diversas áreas, como Ortopedia, Urologia, Pneumologia, Cardiologia, Ginecologia, Cirurgia Geral, Neurologia, Oncologia e Geriatria. A Instituição está preparada para atender o paciente de forma completa, desde a consulta, até exames de imagem e cirurgias.


Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo
A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo é composta por três modernos hospitais que fazem parte da história da capital paulistana: Pompeia, Santana e Ipiranga. Excelência médica, qualidade diferenciada no atendimento, segurança, humanização e expertise em gestão hospitalar são seus principais pilares de atuação. As Unidades têm capacidade para atendimentos eletivos, de emergência e cirurgias de alta complexidade, como transplantes de medula óssea. Hoje, a Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo presta atendimento em mais de 60 especialidades, oferece ao todo 685 leitos e um quadro clínico de mais de 3,7 mil médicos qualificados. Seus hospitais possuem importantes acreditações internacionais, como a da Joint Commission International (JCI), renomada acreditadora dos Estados Unidos reconhecida mundialmente no setor, a Acreditação Internacional Canadense e a da ONA (Organização Nacional de Acreditação). A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo faz parte da Sociedade Beneficente São Camilo, uma das entidades que compreende a Ordem dos Ministros dos Enfermos (Camilianos), uma entidade religiosa presente em mais de 30 países, fundada pelo italiano Camilo de Lellis, há mais de 400 anos. No Brasil, desde 1928, a Rede conta com expertise e a tradição em saúde e gestão hospitalar.


Fonte: Marina Bitencourt - Máquina Cohn & Wolfe

Nenhum comentário:

Postar um comentário