segunda-feira, 15 de outubro de 2018

=> Pernambuco respira Ciência e Tecnologia a partir desta segunda (15)

Semana Nacional ocorre em dezenas de municípios de todo o país e tem como tema “Ciência para Redução da Desigualdade”

A partir desta segunda (15), Pernambuco e o Brasil respiram Ciência.  A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) une instituições em todas as regiões do país, com atividades de popularização científica que, este ano, terão como tema a “Ciência para Redução de Desigualdades”. Em Pernambuco a  SNCT é coordenada pelo Espaço Ciência, mas acontece, de forma integrada, em dezenas de municípios e instituições do estado.

Durante uma semana, milhares de atividades ajudam a despertar o interesse da população pelo conhecimento científico e estimular o debate sobre o papel da Ciência na redução de desigualdades. A abertura oficial será realizada no município de Pesqueira, Agreste pernambucano, na segunda-feira (15). Mas, já no dia 12 e 13, a cidade de Bezerros sedia o Encontro de Astronomia do Nordeste.

Em várias cidades, haverá feiras e mostras de Ciência; palestras, oficinas, minicursos e outras atividades. Três Caravanas da Ciência percorrem municípios como Pesqueira, Arcoverde, São Vicente Férrer, Timbaúba, Lagoa do Carro, Macaparana, Ipojuca, Garanhuns, Itacuruba, Macaparana, Ouricuri e Araripina.

A Caravana da Astronomia, promovida pela UFRPE, com o projeto Desvendando o Céu Austral, garante oficinas de confecção e lançamento de foguetes, além de observação dos astros com lunetas e telescópios.

O Ciência Móvel, ação itinerante do Espaço Ciência, leva aos municípios dezenas de experimentos científicos interativos. A terceira Caravana inclui o Planetário e os Notáveis Cientistas de Pernambuco, uma ação que ajuda a popularizar o conhecimento produzido por cientistas pernambucanos.

O Espaço Ciência também produziu trinta exemplares da exposição “Ciência contra a Desigualdade”, que foram distribuídos entre polos nas várias regiões do estado. A exposição utiliza experimentos e atividades interativas para estimular a reflexão e debate sobre temas como as desigualdades de renda, gênero e raça e o papel da Ciência neste cenário.

A organização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia vem sendo feita durante todo o ano com a participação de várias instituições. Este ano, por exemplo, para ampliar o alcance das ações, o Espaço Ciência selecionou mais de 15 coordenadores regionais para organizarem as ações nas várias áreas do Sertão, Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana.

Este processo colaborativo de organização da SNCT tem colocado Pernambuco em destaque nacionalmente há vários anos. Em 2017, por exemplo, foi o segundo estado do Brasil com maior número de atividades registradas, perdendo apenas para Minas Gerais.  Foram cadastradas quase 12 mil atividades. Significa mais de 10% de todas as atividades nacionais.

O encerramento oficial da SNCT-PE será em Macaparana, Zona da Mata. Mas, algumas ações serão realizadas posteriormente em municípios como Araripina, Ouricuri e Lajedo.

NA SEDE DO MUSEU – Na sede do Espaço Ciência, também haverá uma programação especial para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Além das atrações permanentes e da exposição “Ciência contra a Desigualdade”, serão onze oficinas diferentes.  CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO ESPAÇO CIÊNCIA

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DOS SEGUINTES POLOS:


Fonte: Comunicação do Espaço Ciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário