Capacitação é voltada para grupo de profissionais, que vai atuar a partir de setembro no município
Teve início, nesta segunda-feira (19), o curso introdutório voltado para o grupo de 35 agentes comunitários de saúde (ACS’s), nomeados pelo prefeito Izaías Régis, e que foram convocados recentemente pela Secretaria Municipal de Administração, para atuar na Secretaria Municipal de Saúde. A capacitação atende a Lei n° 11.350, e segue até o dia 30 deste mês, no auditório do Centro de Especialidades da Mulher e da Criança (Cesmuc). O curso faz parte do processo de formação obrigatório para que os profissionais possam exercer suas atividades no município.
No dia de ontem, foi promovido o acolhimento dos agentes comunitários, com a participação das coordenações dos setores de Atenção Básica, Regulação e Educação Permanente. Até o fim do curso, que possui carga horária de 40 horas, diversos temas serão abordados visando o trabalho dos agentes junto às Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).
A formação contempla ainda informações sobre setores e programas da pasta, como processo de trabalho na Atenção Básica, Sistema de Informação E/SUS, Programa Saúde na Escola, Programa Nacional de Imunizações em Garanhuns, entre outros. “A capacitação é de grande relevância, pois os ACS’s são responsáveis por atuar dentro atenção primária, além de ser o principal elo entre a população e os profissionais da Unidade Básica de Saúde”, afirmou a coordenadora geral de Atenção Básica, Pollyana Novaes.
Após a conclusão, os profissionais poderão atuar dentro de suas respectivas áreas de referência, a partir do próximo mês. “Foi um primeiro dia em que tivemos acesso à muita informação, que vem nos auxiliar no desempenho da função. Portanto, é um curso que precisa ser feito”, afirmou o participante Ivson Leon.
Fonte / Texto: Assessoria de Comunicação Social e Imprensa — (ACSI)
Com informações da Secretaria Municipal de Saúde
Foto: Daniela Batista — (Secom/PMG)
Nenhum comentário:
Postar um comentário