Projeto reunirá apresentações e oficinas, com temas ligados a várias linguagens artísticas e formas de economia criativa
Nesta terça-feira (30.06), a Fundação Nacional das Artes (Funarte) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro lançam o projeto Bossa Criativa. O evento acontecerá pela internet, às 18h, no canal do projeto, por meio de um debate mediado pelo diretor artístico e vice-diretor da Escola de Música da UFRJ e coordenador do Bossa Criativa, Marcelo Jardim. O tema da conversa será a relação entre as artes e o Patrimônio Cultural – um dos focos do projeto – e, também, as formas alternativas de acesso às artes durante o distanciamento social.
Participarão do bate-papo, Chico Teixeira, cantor, compositor, instrumentista e pesquisador de cultura popular; Leônidas Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais; Luciano Silva, presidente da Funarte; e Bia Bedran, cantora, compositora, escritora e mestre em estudos contemporâneos das artes.
BOSSA CRIATIVA - A iniciativa reunirá apresentações e oficinas, com temas ligados a várias linguagens artísticas e formas de economia criativa. O foco do projeto é a democratização da cultura, bem como a diversidade e a difusão de todas as artes, de modo inclusivo. As atividades, exibidas no site, se iniciam com “pocket shows”, performances e vídeos de capacitação, com artistas de todo o Brasil. Está programado, ainda, um edital para novas propostas artísticas e culturais; e um chamamento público para apresentações de trabalhos de mestrado na área das artes. A iniciativa, integrante do Programa Funarte de Toda Gente, se estenderá ao longo de 2021, também com eventos presenciais, em nove pontos do patrimônio mundial, histórico, cultural e natural brasileiro.
SERVIÇO
Projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente
Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Curadoria: Escola de Música da UFRJ
Live de lançamento: 30 de junho de 2020, terça-feira, 18h, pelo canal do projeto no Youtube
(https://bit.ly/2Nt3vOu)
Acesse: www.bossacriativa.art.br
Fonte / Texto: Ascom do Ministério do Turismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário