“Nação Naná” encontra-se disponível gratuitamente para audição no perfil do Spotify do museu
Músicos de renome ganharam destaque nas playlists temáticas do Spotify do Cais do Sertão. Há repertório de Cristina Amaral, Josildo Sá, Gonzagão, Quinteto Violado e muitos outros. Em celebração ao mês da Consciência Negra, lembrado nesta sexta-feira (20), o museu homenageia o músico Naná Vasconcelos (1944-2016). Ao longo de sua carreira, foi condecorado com prêmios Grammy e eleito oito vezes pela revista de Jazz americana Down Beat como o melhor percussionista do mundo.
Para lembrar o legado do prestigiado percussionista, o time educativo do Cais do Sertão prepara seleção especial com 20 faixas do artista, que inclui as canções “Forró das Meninas”, “Africadeus”, além de parcerias com Itamar Assumpção em “Assim Naná Ensina”, “Leonor” e “Próxima encarnação”.
“Naná é um artista consagrado mundialmente e a nossa seleção especial se volta para o legado musical deixado por ele. Importante celebrar um artista como Naná, que colaborou com músicos do mundo inteiro e ainda elevou os artistas e a música feita em solo pernambucano. Lembrar Nana é reforçar a sua importância para as nações de maracatu e das inesquecíveis aberturas do Carnaval do Recife”, analisa a educadora do Cais e idealizadora da playlist, Thalita Mesquita.
Entre as parcerias destacadas de Naná estão obras com Milton Nascimento, David Byrne (vocalista do Talking Heads e precursor da new wave) e com o violinista francês Jean-Luc Ponty. Além das parcerias musicais, o pernambucano foi diretor artístico do festival Panorama Percussivo Mundial (PercPan), em Salvador, responsável por trazer grandes percussionistas ao País. No Recife, sua cidade natal, abriu o Carnaval do Recife durante 15 anos.
SERVIÇO
Nação Naná - playlist especial do Cais do Sertão
Onde ouvir: Spotify
Nenhum comentário:
Postar um comentário