quarta-feira, 30 de novembro de 2011

-> Fórum de Juventude e Cidadania

Aconteceu ontem no Centro de Convenções de Pernambuco, o Fórum de Juventude e Cidadania que recebeu cerca de 1500 participantes dentre: autoridades, convidados, estudantes, professores e coordenação do Projovem Urbano no qual estudantes delegados pelos municípios dos pólos: Agreste, Sertão; Mata Sul e Litoral propuseram sugestões para criação de um documento de política de redução de danos sobre os eixos-temáticos trabalhados em cada núcleo na tentativa de colocar em prática a ação de cidadania aprendida e vivenciada nas aulas e eventos no qual participaram.


O Projovem Urbano (PJU) é programa nacional que busca a inclusão da juventude, no qual estudantes entre 18 a 29 anos voltam a estudar para terminar o ensino fundamental, além de terem iniciação em qualificação profissional e despertar o exercício da cidadania em 18 meses; e em Garanhuns (por exemplo), funciona na Escola Francisco Madeiros, tendo como qualificação profissional os arcos ocupacionais de: Alimentação, e Turismo e Hospitalidade.


Como atrações culturais na programação estavam: recreadoress na hora do credenciamento, e na abertura do evento o Quarteto do Conservatório Pernambucano de Música Vicente Fitipalde.



Dentre as presenças ilustres que compuseram o palco de honra no fórum estavam: Dercina Lustrosa (representando a Universidade Federal de Pernambuco); Genilson Marinho (que faz parte da Coordenação Estadual do Projovem Urbano, mas que no momento também estava representando o Secretário Estadual de Educação); Flávio Miranda ( presidente da Undine); Vera Capucho (responsável pelo programa Paulo Freire); Cláudia Abreu (da G. de Jovens e Adultos); Laura Gomes e Renata Mesquita.



Além da cerimonialista Tatiane Marques, Genilson Marinho foi mestre de cerimônia no evento, conduzindo o evento na hora no qual os estudantes delegados pelos municípios no quais estudavam faziam suas propostas para o documento a ser votado.


Genilson Marinho

No município de Garanhuns, como já dito anteriormente os estudantes delegados foram: Carlos Silva (defendendo ações sobre DESCARTE ADEQUADO DO LIXO que faz parte do eixo: Meio Ambiente/ Sustentabilidade /Economia Solidária) e Hélio Brasil (fazendo a defesa sobre experiência da formação de agentes de cerimônia no eixo de Inserção do Jovem no Mercado de Trabalho devido ao destaque do trabalho realizado entre os estudantes de Turismo e Hospitalidade no Cerimonial Projovem Urbano Garanhuns).

Hélio Brasil e Carlos Silva (estudantes delegados de Garanhuns)

Após as propostas dos estudantes do Projovem Urbano de Pernambuco dos pólos: Agreste Meridional; Sertão; Zona da Mata e Litoral, houve a votação na qual todos que estavam no Teatro Guararapes (Centro de Convenções de Pernambuco) com o gesto simbólico levantaram seus crachás concordando com o que foi sugerido.


Tatiana Marques que é proprietária do cerimonial que organizou o evento contratou para este fórum quatro estudantes ( Ana Paula, Joseane, Juliana e José Gledson) que fazem parte do cerimonial Projovem Urbano Garanhuns que tiveram orientação de sua professora Amanda.

Alunos do Cerimonial Projovem Urbano Garanhuns com professora Amanda Maciel Ferraz


Na ocasião também estiveram presentes professores e alunos; coordenações regionais dos pólos, no caso do Agreste Meridional representada por: Elielda Duarte (Diretora Executiva); Diorges Albuquerque (Coordenador Pedagógico); Carmem; Daniel; Lívia; Mayara; Margarete. Em Garanhuns, as professoras presentes no fórum foram: Amanda (já citada); Angela Maria e Josinete Gomes.


O clipe a seguir contém fotografias que registram o evento


Nenhum comentário:

Postar um comentário