Dia 20 de janeiro é o Dia Nacional do Farmacêutico, profissional que está presente nos municípios e de grande importância para a saúde. Em Lajedo, foi organizada uma semana de programação para atender o público, começando nesta segunda na Central de Abastecimento Farmacêutico – CAF ao lado do Hospital Municipal.
Gestores, enfermeiros, diretores e secretários foram convidados para participar de uma palestra sobre a farmácia básica do SUS, sistema Hórus e sobre a legislação dos medicamentos quanto ao Ministério da Saúde. O ministério e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA fornecem os medicamentos através da legislação municipal e estadual, são os chamados RENAME (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais), pelo qual o município fica atento a abrangência dos remédios que pode fornecer ao paciente, sempre através de receita e cartão do SUS. Visto que, nem toda a medicação está dentro da competência do município, o Estado é responsabilizado por esse fornecimento.
Todo município deve obedecer uma lista de medicamentos que é revisada a cada 4 anos pelo Ministério da Saúde, mudando mediante demanda dos medicamentos. Dessa forma, todo medicamento ou curativo só é dispensado pela farmacêutica tanto da CAF, quanto os que saem das ESF – Estratégia Saúde da Família (postos de saúde) através de protocolos fiscalizados pelo Ministério da Saúde, ANVISA e Tribunal de Contas.
Na Caf em Lajedo, duas profissionais são responsáveis pelo fornecimento dos medicamentos. A farmacêutica, Elis Marie está representando Lajedo no evento regional realizado hoje em Caruaru com os municípios vizinhos.
O atendimento ao público na CAF é feito de segunda a sexta com a profissional Carla, e a outra profissional Elis atende nas segundas, quartas e sextas-feiras.
Foto: Ascom Lajedo
FONTE: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Lajedo
Nenhum comentário:
Postar um comentário