Atividades dos circuitos de Oralidades e de Criação Literária têm escritores, atores e poetas de vários estados em apresentações e formações virtuais gratuitas
A edição 2020 do projeto “Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras” circula o país de forma virtual, devido à pandemia do novo coronavírus. As ações são realizadas em lives apresentadas na página oficial do projeto no Facebook (www.facebook.com/artedapalavrasesc). Na sequência do mês de outubro, o projeto apresenta duas ações do Circuito de Oralidades e três do Circuito de Criação Literária, todas gratuitas.
Nesta terça-feira (13/10), o ator Jairo Klein (RS), convidado do Circuito de Oralidades, apresenta “Eu, Pessoa e os outros Eus”, às 16h. É uma apresentação literária que dá vida e voz à obra do poeta português Fernando Pessoa e aos seus heterônimos mais conhecidos: Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos.
Já nos dias 14 e 15, a poeta e MC Laura Conceição (MG), também integrante da programação do Circuito de Oralidades, traz versos autorais e expressivos para mostrar o mundo da poesia falada, o amor, a resistência e a luta da sociedade na apresentação com o título “Rap é poema também: ritmo, voz e resistência”. Na quarta (14), será às 19h e na quinta (15), às 16h.
O Circuito de Criação Literária tem duas ações no período de 19 a 23 de outubro, sempre das 19h às 21h. A primeira é com o professor e contador de histórias Keydson Costa (PA). Ele traz a “Oficina de Contos Africanos”. Desde 2016, ele realiza um trabalho que tem como foco a cultura negra de origem africana e apresenta contos mitológicos do universo Ioruba e histórias infantis de origem africana ou que remetem à representatividade negra nacional.
A segunda tem como facilitadora a poetisa, artista plástica e artesã Cláudia Gonçalves (RS). Ela vai ensinar a fazer minilivros numa oficina dinâmica que tem como objetivo estimular a criação, exercitando os sentidos, a concentração, a motricidade fina e o interesse pelo objeto-livro. Uma maneira de não deixar que as leituras eletrônicas em tablets e smartphones acabem com o encantamento do manuseio do livro físico.
Uma terceira atividade do Circuito de Criação Literária será no período de 26 a 30 de outubro, também das 19h às 21h. Desta vez com Wilson Coêlho (ES), que é poeta, tradutor, palestrante, encenador, dramaturgo e escritor. Ele é o facilitador da “Oficina Poéticas do Conto”, em que são esboçadas as propostas individuais do conto a ser escrito, com o uso de técnicas de escrita e montagem e a redação orientada de acordo com as necessidades dos participantes.
Para participar destas três atividades práticas, é preciso fazer a inscrição pelo e-mail inscricoesculturagsescpe@gmail.com, indicando a oficina da preferência. O Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras é um projeto que preza pela diversidade. Em 2020, são 24 estados brasileiros representados na programação em um total de 186 atividades que só se encerram em dezembro. Ao todo, 40 escritores, poetas, rappers, slammers, contadores de histórias e outros artistas da palavra participam de apresentações e formações virtuais gratuitas.
Serviço: Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras
Transmissão: página oficial do projeto no Facebook
(www.facebook.com/artedapalavrasesc)
Acesso gratuito às apresentações e formações
Programação
Circuito de Oralidades
13/10, às 16h – Jairo Klein (RS) com “Eu, Pessoa e os outros Eus”
14/10, às 19h – Laura Conceição (MG) com “Rap é poema também: ritmo, voz e resistência”
15/10, às 16h – Laura Conceição (MG) com “Rap é poema também: ritmo, voz e resistência”
Circuito de Criação Literária
De 19 a 23/10, das 19h às 21h – Keydson Costa (PA) com a “Oficina de Contos Africanos”
De 19 a 23/10, das 19h às 21h – Cláudia Gonçalves (RS) com a “Oficina de Minilivros”
De 26 a 30/10, das 19h às 21h – Wilson Coêlho (ES) com a “Oficina Poéticas do Conto”
Inscrições gratuitas pelo e-mail inscricoesculturagsescpe@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário