sábado, 12 de julho de 2014

=> VIII Fórum Regional de Educação do Agreste Meridional é realizado na Câmara dos Vereadores de Garanhuns

Professores, estudantes, coordenadores de EJA, secretários, gestores escolares, vereadores, convidados e autoridades compareceram ontem (11 de julho) ao VIII Fórum Regional de Educação de Jovens e Adultos. O Fórum Regional acontece anualmente para discussões e atualização dos profissionais de educação convidados sobre o tema de toda a região (no total de 22 municípios), realizado em parceria com a Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional Pernambucano – GRE/AM e as Secretarias Municipais de Educação do Agreste. Esta Oitava edição do Fórum, realizada na Plenária da Câmara dos Vereadores de Garanhuns, que foi cedida gentilmente para o evento. Com o tema: Educação Popular e EJA – Construindo Caminhos para a Cidadania, teve na programação apresentações culturais e palestra ministrada pela professora do Núcleo de Ensino, Pesquisas e Extensão em Educação de Jovens e Adultos em Educação Popular, Infância e Juventude da Universidade Federal de Pernambuco (NUPEP / UFPE) - Teresa Barros.

Compuseram a mesa de abertura: Paulo Lins (Gestor de Educação do Agreste Meridional – GRE/AM); Adelma Elias (Chefe da Unidade de Ensino da GRE/AM); Teresa Barros (professora do Nupep/UFPE); Celso Viana (Secretário de Palmerina, representando todos os Secretários Municipais de Educação); Lúcia Pessoa (Coordenadora Geral da CEAEJA da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco).

A Orquestra Jovem de Jupi abrilhantou a ocasião com músicas clássicas nordestinas e nacionais em seu repertório, acolhendo os convidados que chegavam na Plenária, assim como o Hino Nacional Brasileiro que foi tocado nos ritos iniciais do evento.

A mesa de abertura foi desfeita para a apresentação do Grupo Cultural Afro da Escola Virgília Garcia Bessa(comunidade Quilombola do Castaínho), graças a articulação entre Ana Paula (Projovem Urbano) e Maria Luiza (Coordenadora Municipal de EJA pela Secretaria de Educação de Garanhuns).

O perfil profissional da professora universitária Teresa Barros que ministrou sua rica palestra durante o fórum, pode ser resumido como: Professora 3º Grau - UFPE/FAFIRE/UNICAP - Formação Inicial e Continuada de Educadores, Instrutores, Técnicos e Gestores Educacionais; Consultora Educacional; Assessora Pedagógica; Gestora e Coordenadora de Projetos e Programas integrados às Políticas Públicas de Ensino Superior, Educação Básica, Educação Profissional e Tecnológica, Educação a Distância, Tecnologias Educacionais, Educação de Jovens e Adultos e Educação Social - SEDUC-PE, SECTMA-PE, FUNDARPE, ITEP -  Conselheira do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco.  

Representando os vereadores de Garanhuns, estiveram presentes no evento, as seguintes autoridades legislativas municipais: Paulo Barbosa Leal; Zaqueu Lins; Nelma.

Além das autoridades já mencionadas anteriormente, também prestigiaram ao evento: Ivoneide Santos Silva (Secretária de Educação de Jurema); Karine Kelly Siqueira (representando a Secretária de Educação de Garanhuns – Janecélia Branco); Elisângela Rodrigues (representando Elisa Teixeira Lúcio – Sec. de Educação de Jucati); Ana Carla Oliveira (Coordenadora da EJA e Paulo Freire Paranatama, representando a Sec. de Educação); Ana Paula Freitas (Coordenadora do PE no Batente de Paranatama); Fernanda Daniele (Supervisora Pedagógica do Sesc); Maria Eugênia (Assessora de Serviço Social e representante da Presidente da AESGA – Giane Lira); Elielda Duarte (Diretora do Projovem Urbano do Agreste Meridional Pernambucano – Polo Garanhuns); Creuza (Membro da Comissão Pastoral da Terra e representante dos Movimentos Sociais); Espedito Ferreira da Silva (representante da Comunidade Quilombola do Timbó/membro da Comissão Estadual e Coordenação Nacional Quilombola das Comunidades Negras do Brasil).

Dentro desta proposta da educação popular inclusiva, o apoio através do credenciamento do evento, foi realizado pela coordenação do Projovem Urbano ( projeto federal de inclusão educacional e social para entre 18 a 29 anos de idade que terminam o ensino fundamental em 18 meses, com do exercício da cidadania e qualificação profissional). 

Após o coffe break com refrigerantes Jatobá na Sala das Comissões, o público retornou à plenária para a segunda parte das atividades do fórum.

A mestre de Cerimônia – Amanda Maciel, aproveitou a ocasião para agradecer publicamente ao Projovem Urbano no qual ela teve a honra de trabalhar desde 2010 como professora e na coordenação que contribuiu para seu crescimento profissional e que está se despedindo oficialmente para novos rumos naquela data, tendo certeza do belo trabalho de referência nacional que continuará a ser executado pelos amigos da equipe comprometida que permanece em Garanhuns.

A escolha dos novos membros delegados para o fórum estadual foi comandada pela técnica em Direitos Humanos da Gerência Regional de Educação – Lurdes Antunes que após votação, foi selecionado os 10 novos membros para composição dos 20 representantes do Agreste Meridional Pernambucano. 

Após ao evento, parte da organização levou a palestrante - Teresa Barros e a convidada da Secretaria Estadual de Educação -  Lúcia Pessoa para um delicioso almoço no Restaurante CheZ Pascal, como mostra a fotografia abaixo.


Para visualizar todo o registro fotográfico do BLOGATIVO de autoria de Dario Ferraz Jr, basta clicar na imagem abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário