quarta-feira, 23 de julho de 2014

=> Teatro Arraial acolhe projeto do Grupo Magiluth

Segunda edição do Pague Quanto Puder começa nesta quinta-feira, 24 de julho.

‘Aquilo que meu olhar guardou para você’ será apresentado no sábado e no domingo.

O grupo pernambucano Magiluth inicia nesta quinta-feira (24/07) a segunda edição do projeto inédito na cena teatral pernambucana, o Pague Quanto Puder, no qual o público é confrontado com um novo tipo de remuneração para os espetáculos teatrais.

Celebrando dez anos de trajetória, e sete espetáculos no currículo, o Magiluth vai reapresentar as montagens ¨Viúva, porém Honesta¨ e “Aquilo que meu olhar guardou para você”, no Teatro Arraial.

Depois de constatar a defasagem de público em algumas casas de teatro, o Magiluth se propôs a atrair os espectadores de uma nova forma: são as pessoas que julgam o quanto querem e podem pagar pelos espetáculos, por isso, o nome do projeto “Pague quanto puder”. Este modelo alternativo de cobrança vem sendo aplicado por grupos teatrais de todo o Brasil, quando seus projetos são financiados – visando prioritariamente a formação de plateias e a discussão sobre novos modelos de inclusão do teatro.

A primeira edição do projeto foi incentivada pelo Funcultura. Esta segunda, apesar de não contar com o incentivo do fundo estadual, manteve a proposta, uma aposta baseada no sucesso do ano anterior. A média de ocupação dos espaços cênicos foi acima de 85% e o valor médio obtido na bilheteria foi superior a meia entrada praticada na cidade, aponta Pedro Vilela, integrante do grupo.

O projeto se demonstra também como oportunidade de acompanhar o trabalho do Magiluth, que este ano esta passando por mais de 35 cidades do país com seu repertório, integrando o projeto Palco Giratório do SESC e participando dos principais festivais de teatro do país. Sendo também a última oportunidade de assistir estes dois trabalhos, uma vez que não existe mais agenda do grupo para este ano.

GRUPO MAGILUTH

Coletivo teatral que celebra dez anos de atividades ininterruptas em 2014, investindo na pesquisa continuada de linguagem. Possui em seu repertório sete espetáculos: “Corra” (2007), “Ato” (2008), “Um torto” (2010), “O canto de Gregório” (2011), “Aquilo que meu olhar guardou para você” (2011), “Viúva, porem honesta” (2012) e “Luiz Lua Gonzaga” (2012). Participou dos principais festivais de teatro do país, além de ter circulado com seus trabalhos por mais de 17 capitais brasileiras. Atualmente encontra-se realizando o projeto Palco
Giratório do SESC, além de estar em processo de montagem do seu novo espetáculo para março de 2015 e em intercâmbio artístico com a companhia portuguesa Mala Voadora com espetáculo previsto para setembro de 2015 em Lisboa.

Serviço
Pague Quanto Puder
Espetáculos:
- ¨Viúva, porém Honesta¨: Quinta e Sexta, às 20h.
- “Aquilo que meu olhar guardou para você”: Sábado e domingo, às 18h.
Local: Teatro Arraial
Ingressos: Vendas uma hora antes dos espetáculos
Capacidade do Teatro: 94 espectadores.
OBS: Apenas dois ingressos por pessoa.

SINOPSE DO ESPETÁCULOS
Aquilo que meu olhar guardou para você
Um olhar de fora para as cidades que muitas vezes ficam soterradas pelo banal. O Magiluth apresenta uma peça totalmente aberta ao público e à cidade na qual acontece, radicalizando a experiência teatral dando a plateia um papel ativo, além levantar reflexões sobre a cidade em que vivemos.

Viúva, porém honesta
Diretor de um jornal influente não consegue convencer sua filha única a deixar de velar seu marido, que morreu atropelado por uma carrocinha de picolé. O pai contrata uma ex-prostituta, um psicanalista e um otorrinolaringologista — todos charlatões — para dissuadir a filha do luto e querer se casar novamente. O Grupo aposta no despojamento de cena, onde a precariedade dos elementos impulsiona os atores ao jogo teatral. Todos os personagens são revezados pelos seis atores que executam a montagem que fica a cargo do diretor Pedro Vilela.

FOTOS: Bernardo Cabral e Pedro Toscano
FONTE: FUNDARPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário