quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

=> Programa de Qualidade do Turismo premia empresas pernambucanas

A ação foi promovida pelo Governo de Pernambuco com o objetivo de elevar a qualidade da gestão das empresas que oferecem produtos e serviços nos principais destinos turísticos do Estado

Nesta terça-feira (5), o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, através do Prodetur, realizou o encerramento do Programa de Qualidade do Turismo de Pernambuco 2017. O projeto contemplou empresas de 23 municípios do Estado que, ao longo do ano, participaram de capacitações e consultorias oferecidas pelo Prodetur, em parceria com a empresa Datamétrica Pesquisa e Consultoria. A ação foi promovida com o objetivo de elevar a qualidade da gestão das empresas que oferecem produtos e serviços nos principais destinos turísticos do Estado. As três empresas que se destacaram pela participação nos setores de hospedagem e alimentação foram premiadas na cerimônia de encerramento do programa.

Durante oito meses, foi realizado um trabalho de sensibilização e conscientização nos municípios, além de um curso dividido nos módulos “Capacitação” e “Consultoria”, oferecido a gestores de 58 empresas pernambucanas. Os dois módulos permearam todos os pontos do Programa de Qualidade: liderança, planejamento, processo, pessoas, serviços, comunicação, clientes e resultados. Nas consultorias, as empresas foram acompanhadas para implementar diferentes instrumentos que visavam melhorar a gestão da qualidade das empresas, como o gerenciamento de rotinas, mapeamento de processos, avaliação da satisfação dos clientes, planejamento estratégico das organizações, definição de tarefas e organograma.

As entidades participantes foram acompanhadas pela equipe de consultores periodicamente para o esclarecimento de dúvidas e recebimento de feedbacks sobre o material produzido e implantado nas organizações. Os municípios com empresas participantes fazem parte de três polos trabalhados pelo Prodetur no Estado: Costa dos Arrecifes (Recife, Olinda, Jaboatão, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Sirinhaém, Rio Formoso, Tamandaré, Barreiros, São José da Coroa Grande, Goiana, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Itapissuma, Paulista e Arquipélago de Fernando de Noronha). Agreste (Caruaru, Gravatá, Bezerros e Bonito) e Vale do São Francisco (Petrolina, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista).

“O Programa de Qualidade, neste seu primeiro ano, lançou bases para uma nova cultura de qualidade nas empresas ligadas ao turismo, que potencialmente vai reverberar positivamente na qualidade da experiência dos visitantes do nosso Estado”, avaliou o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.

A qualificação foi focada em pilares essenciais para o turismo, como a melhoria da qualidade do produto e serviço turístico; promoção e desenvolvimento sustentável; contribuição para a geração de empregos e de renda para os profissionais envolvidos; melhoria na qualidade da gestão das empresas incentivando a profissionalização de funcionários e de gestores dos empreendimentos; e aumento da competitividade dos serviços prestados pelos empresários do setor de turismo nos polos turísticos do Estado.

Confira as empresas premiadas:




FOTO: HESÍODO GÓES / SETUREL-PE
FONTE: ASSESSORIA DE IMPRENSA DA SECRETARIA DE TURISMO, ESPORTES E LAZER DE PERNAMBUCO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário