Uma proposta com foco na saúde do trabalhador garanhuense, foi apresentada na Câmara Municipal pelo vereador Alcindo Correia (PROS) e encaminhada ao Chefe do Poder Executivo. Trata-se da implantação do CEREST – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador e da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST), cujo objetivo é o de tornar saudável a relação do ser humano com o ambiente de trabalho, promovendo a cidadania.
Os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) promovem ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção, promoção e recuperação da saúde dos trabalhadores, urbanos e rurais, formais e informais, toda e qualquer classe, e desenvolver ações para redução das doenças e agravos relacionados ao trabalho.
O Controle Social da Saúde do Trabalhador é exercido pela Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador – CIST. As comissões intersetoriais foram criadas com a finalidade de articular políticas e programas de interesse para a saúde, cuja execução envolva áreas não compreendidas no âmbito do Sistema Único de Saúde-SUS. A participação das mais variadas instituições nesta comissão, enriquece o trabalho e contribui com as ações do CEREST, pois cada componente, trará um olhar para os problemas discutidos em reunião, a partir de sua experiência profissional.
Alcindo Correia afirma que o objetivo da sua reivindicação é a redução dos índices de acidente e doenças relacionadas ao trabalho, agindo sob perspectiva da vigilância e da prevenção. “Cuidar da saúde dos trabalhadores é prioridade, garantindo um dos direitos básicos do cidadão, que deixa a sua casa todos os dias pelo sustento da família”, finalizou.
FONTE: Assessoria de Comunicação Câmara Municipal de Vereadores de Garanhuns
Nenhum comentário:
Postar um comentário