sábado, 29 de abril de 2017

=> Servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico participam de encontro em Brasília


Servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SDE) participam do IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), evento que segue até esta sexta-feira (28) em Brasília, no Distrito Federal, e é realizado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O intuito do encontro é o aperfeiçoamento de gestões por meio do fomento de propostas voltadas para o desenvolvimento sustentável.

Durante toda a semana a secretária de Desenvolvimento Econômico de Garanhuns, Janecélia Marins, e a gerente do Departamento de Desenvolvimento Econômico, Priscila Belens, participaram de diversas atividades que compreendem a programação do EMDS, entre elas: Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Desenvolvimento Econômico; Encontro Nacional de Agentes e Secretários de Desenvolvimento Econômico; Seminário Brasil Mais Simples e a Rede de Cidades Inteligentes.

Nessa quinta-feira (27), além da participação no encontro, a equipe da SDE e a Diretoria da Rede das Cidades Inteligentes, reuniram-se com o presidente da Agência Nacional de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Luiz Augusto de Souza Ferreira, com o intuito de aproximar a agência dos municípios pertencentes à Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Inovadoras; para assim conhecer os setores produtivos destes e reafirmar a necessidade de integração dos conceitos de tecnologia e inovação ao aumento da produtividade e competitividade da indústria nacional.

O tema central dos debates é “Reinventar o financiamento e a governança das cidades”, dispondo do diálogo com a nova geração de gestores municipais e estaduais. Todos os diálogos do evento são norteados pelos seguintes eixos temáticos: serviços e políticas públicas como direitos da cidadania; cidades inteligentes, inovadoras, democráticas e transparentes; direito à cidade; repactuação federativa, consorciamento e desenvolvimento regional; qualidade e eficiência na gestão pública e a judicialização da escassez; agenda urbana global e mudanças climáticas; e por fim, incentivo à economia local, empreendedorismo, emprego, trabalho e renda.

Nesta edição, o EMDS também discute soluções para enfrentar a grave situação fiscal dos municípios; a secretária de Desenvolvimento Econômico de Garanhuns comentou as atividades do encontro. “Discutimos diversos temas importantes como incentivo às empresas, geração de empregos, mobilidade urbana e políticas públicas sustentáveis. Assim, vamos levar novas propostas de governança para o nosso município; avaliando perspectivas de capacitação e comunicação para os empreendedores locais”, explica a titular da pasta, Janecélia Marins.

Texto: AQUILLES SOARES
Fonte: Secom Garanhuns

Nenhum comentário:

Postar um comentário