terça-feira, 20 de março de 2018

=> CRÔNICA: PARABÉNS, POETAS DE SIMÔA!

POR: Givaldo Calado de Freitas*

Aos poetas da minha cidade, neste seu dia, expresso minha admiração. Minha reverência...

Para mim, talento poético é obra divina. Lembro-me de uma passagem de Voltaire, que assinala: "Um dos méritos da poesia, que muita gente não percebe, é que ela diz mais que a prosa, e em menos palavras."

Victor Hugo, em "Um Poeta" fala que "Um poeta é um mundo encerrado num homem."
Para mim vocês são, sobretudo, escolhidos pelo Criador, portadores que são de um coração poeta.

Estava eu construindo essas palavras quando, de repente, minha secretária entra na linha e me diz: "Lenildo quer dar uma palavrinha." "Lenildo Ramos?" - perguntei. "Sei não. Vou perguntar." No que eu disse: "Pergunte. Se for Lenindo Ramos, traga-o, aqui, por favor."

Disse a mim mesmo: deve ser alguma entrevista que deseja fazer, ou algum Contrato Midiático.

Fiquei surpreso: Lenildo me trazia um exemplar de seu livro "Poemas e Porquês", com orelha de Carlos Janduy que começa arrasando: "Disse um poeta que a poesia é a própria vida tomando forma e que não há poeta pronto. Considerando essa afirmativa, a poesia indica sempre um longo, intenso, complexo e fascinante caminho."



Fui, açodado, ao seu sumário. E vi "Ariano Suassuna". Corri os seus versos em leitura dinâmica, enquanto Lenildo falava. Lá estava a síntese de sua obra. Com toda sua beleza. O louvor ao altar Ariano: "E nessa minha caminhada fui construindo amizades / Visitei muitas cidades, inclusive Garanhuns / Privilégio de alguns, aprendi muitas lições..."

Fulminante com os "faladores e reclamadores" da vida, Lenildo é direto em seus versos em "Resposta Divina": "Aí eu te ajudarei / Vai trabalhar vida mansa! / Deixa de tua moleza / Te ajuda a eu te ajudar..."

Vou dissentir da "orelha" de Janduy. O poeta está pronto, sim. Porque nasce da mão divina.

Para ser o primeiro, está muito bom esse trabalho de meu amigo Lenildo Ramos para quem levo meu abraço, rogando-lhe dividir com todos os Poetas de Simôa, neste seu dia.

*Figura Pública. Empresário.

Crônica redigida em 20.10.2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário