sexta-feira, 12 de abril de 2019

=> Observatório da Sé celebra a aventura humana no espaço e a Astronomia Indígena

O Observatório Astronômico do Alto da Sé estará com programação especial nos próximos dias. Nesta sexta (12), a equipe do Observatório celebra a aventura humana no espaço com projeções de vídeos e observação do céu com telescópios. A bordo da nave Vostok 1, o cosmonauta soviético Yuri Gagarin se tornou o primeiro homem a ser lançado no espaço em 12 de abril de 1961. Vinte anos depois,  em 12 de abril de 1981, seria lançado o primeiro Ônibus Espacial, o Columbia.

A celebração é mundial. Conhecido como “Yuri’s Night”, o evento é realizado em 48 países e sete continentes, com cerca de 170 atividades cadastradas. Em Pernambuco, somente o Observatório da Sé estará com programação especial para a data. CONFIRA O MAPA DE EVENTOS

O voo da Vostok 1, que foi o primeiro grande marco da Corrida Espacial entre Estados Unidos e União Soviética, durou exatos 108 minutos.  Já no espaço, enquanto a nave dava a sua única volta em órbita da Terra, Yuri, aos 27 anos de idade, não segurou a emoção e disse: “A Terra é azul! Como é maravilhosa. Ela é incrível!”

SEMANA DOS POVOS INDÍGENAS – No domingo, terça e quarta (14, 16 e 17), a astronomia indígena é o foco. Os visitantes poderão conhecer as constelações indígenas: sua localização, símbolos e significados. Também poderão entender um pouco a forma como os povos originários se orientavam pelo céu e sua relação com os astros.

Haverá projeção de vídeos, animações e documentários sobre etnoastronomia; oficinas e observação telescópica de regiões descritas pela astronomia indígena brasileira e australiana. Estarão visíveis as seguintes constelações dos povos tupi-guarani: Queixada da Anta, Homem Velho, Veado, além da região chamada de Vespeiro. A lua, ou Yaci, estará se aproximando da fase cheia.  

O Observatório Astronômico da Sé é gerido pelo Espaço Ciência / Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado. Funciona de terça a domingo, de 16h às 20h.


Fonte / Texto: Fabiana Coelho - Comunicação do Espaço Ciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário